Cbn Comunicação E Liderança - Leny Kyrillos

Sinopse

A fonoaudióloga especialista em voz ensina como transmitir uma mensagem com objetividade e segurança.

Episódios

  • Tenho vergonha de me expor em público. O que fazer?

    Tenho vergonha de me expor em público. O que fazer?

    07/08/2020 Duração: 10min

    Leny Kyrillos afirma que esse receio e desconforto é muito comum. Ela destaca que o medo nos faz negar oportunidades e explica o conceito de auto-sabotagem.

  • É correto expor os sentimentos no trabalho?

    É correto expor os sentimentos no trabalho?

    31/07/2020 Duração: 08min

    Leny Kyrillos afirma que temos um mito na cabeça de que temos que separar a emoção do trabalho. "Não há essa divisão. Somos um ser único", diz. Comentarista cita o livro "A coragem para liderar", que defende que o segredo é aceitarmos a vulnerabilidade como algo natural na vida.

  • Tenho hábito de elogiar os outros na empresa. Posso ser mal-interpretado?

    'Tenho hábito de elogiar os outros na empresa. Posso ser mal-interpretado?'

    24/07/2020 Duração: 06min

    Leny Kyrillos explica que as pessoas tendem a aceitar muito bem um elogio, mas há riscos. Alguns podem pensar que você está fazendo isso para bajular ou chamar a atenção. Comentarista dá dicas de como minimizar esse risco.

  • Fazer muitas perguntas no trabalho é uma característica positiva? Como aprimorar?

    Fazer muitas perguntas no trabalho é uma característica positiva? Como aprimorar?

    17/07/2020 Duração: 08min

    Leny Kyrillos tira dúvida de ouvinte e afirma que, quando estamos em começo de carreira, é muito importante que a gente saiba responder perguntas. Mas, quanto mais a gente atinge cargos de liderança, as perguntas vão se tornando mais importantes que as respostas. "Pergunte, mas escute as respostas", destaca.

  • No mundo pós-Covid-19, haverá espaço para o home office?

    No mundo pós-Covid-19, haverá espaço para o home office?

    10/07/2020 Duração: 04min

    Leny Kyrillos fala das mudanças nas relações de trabalho no pós-pandemia, destacando que mais de 80% das empresas pretendem continuar com o trabalho remoto. Segundo ela, no entanto, esse esquema tem gerado ansiedade e uma carga de trabalho maior para muita gente, e o temor é de aumento da precarização das relações entre patrão e empregado.

  • A barreira da máscara na fala

    A barreira da máscara na fala

    03/07/2020 Duração: 07min

    Leny aborda, nesta sexta, a nova realidade com o uso de máscara de proteção. O equipamento de segurança acaba sendo um problema na hora de se comunicar. E aí? ‘É um grande desafio, ela oferece uma barreira na Comunicação, pois existe algo entre quem fala e quem escuta’. Ela ressalta, no entanto, a despeito de qualquer problema, a máscara é imprescindível.

  • Estamos vendo comportamento deplorável de quem demite na pandemia

    Estamos vendo comportamento deplorável de quem demite na pandemia

    26/06/2020 Duração: 06min

    Leny Kyrillos fala sobre quem foi demitido e da forma que demitem durante a crise. 'Tem gente demitindo por e-mail', diz.

  • A doação das vozes no diagnóstico da covid-19

    A doação das vozes no diagnóstico da covid-19

    19/06/2020 Duração: 07min

    Leny comenta pesquisa que está sendo feita na USP, com profissionais de várias áreas, para detectar estágio do paciente de coronavírus por meio da voz. Para isso, é feita leitura da frase 'O amor ao próximo ajuda a enfrentar o coronavírus com a força que a gente precisa'.

  • Pesquisa americana diz que as pessoas estão conversando mais ao telefone

    Pesquisa americana diz que as pessoas estão conversando mais ao telefone

    12/06/2020 Duração: 08min

    Leny Kyrillos comenta o resultado do estudo, que identificou que as pessoas estão passando o dobro do tempo em conversas telefônicas.

  • A difícil tarefa de se decifrar os códigos da vida on-line

    A difícil tarefa de se decifrar os códigos da vida on-line

    29/05/2020 Duração: 08min

    Leny faz uma análise sobre as novas formas de comunicação, como as lives, que caíram no gosto de muita gente com a impossibilidade de encontros presenciais. Apesar de ajudar muito na comunicação entre pessoas que estão longe, esse novo hábito já está levando a situações de forte estresse. ‘Muita gente está reclamando de cansaço mental, de fadiga. É tanta gente reclamando que tem quem esteja já estudando sobre isso. É aquela fadiga de quem está olhando o tempo todo para uma tela e tentando identificar o que está acontecendo’.

  • A comunicação de Celso de Mello e a escolha das palavras

    A comunicação de Celso de Mello e a escolha das palavras

    22/05/2020 Duração: 06min

    Leny comenta os termos usados pelo ministro do STF Celso de Mello na notícia-crime enviada à PGR para investigação de informações sobre o presidente Bolsonaro e o filho, Carlos. 'Lidamos aqui com algo muito subjetivo, que tem a ver com juízo de valores, com a bagagem das pessoas...'

  • Mulheres podem ter liderança mais eficaz em momentos de crise

    Mulheres podem ter liderança mais eficaz em momentos de crise

    08/05/2020 Duração: 07min

    A conclusão é de um artigo publicado pelo jornal El País. Leny Kyrillos destaca que exemplo disso é a atuação da primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, no combate ao coronavírus. No país, o número de casos da doença foi praticamente zerado. Para Leny, Jacinda e outras líderes mulheres se destacam ao aliar argumentos racionais, assertividade e empatia. 'É uma comunicação efetiva e afetiva', explica.

  • Como fazer uma boa live?

    Como fazer uma boa live?

    01/05/2020 Duração: 08min

    Com a necessidade de isolamento social, as transmissões ao vivo pela internet, ou 'lives', ganharam muitos adeptos. Leny Kyrillos explica que para participar de uma live e se sair bem, é preciso tomar cuidados com o enquadramento da câmera, com a linguagem e com a voz. Uma das principais dicas é 'falar com entusiasmo'. Ouça na íntegra e conheça todas as recomendações.

  • Discurso de Moro foi bastante contundente e assertivo na maneira de se colocar

    Discurso de Moro foi bastante contundente e assertivo na maneira de se colocar

    24/04/2020 Duração: 04min

    Para Leny Kyrillos, o ex-ministro foi capaz de trazer todos os argumentos e colocar muito bem a sua análise de maneira pausada e tranquila. Ela disse que isso mostra questão de assertividade associada com empatia.

  • É muito importante que o ministro busque complementar a firmeza com mais empatia

    'É muito importante que o ministro busque complementar a firmeza com mais empatia'

    17/04/2020 Duração: 07min

    Leny Kyrillos analisa a comunicação do novo ministro da Saúde, Nelson Teich. 'A gente constrói percepção pela maneira como a gente fala'. O ministro tem preparo técnico excepcional, o que traz segurança. No entanto, Leny destaca que falta de emoção no novo ministro dificulta a conexão, porque gera uma ideia de afastamento.

  • Dia da Voz será celebrado com maratona de atividades e palestras on-line

    'Dia da Voz' será celebrado com maratona de atividades e palestras on-line

    10/04/2020 Duração: 07min

    A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia está organizando uma programação especial para o 'Dia da Voz', celebrado em 16 de abril. Leny Kyrillos explica que data foi criada no Brasil, mas hoje já é celebrada no mundo inteiro. Um dos objetivos é conscientizar quanto aos problemas vocais, que afetam de 6% a 15% da população.

  • Do ponto de vista verbal, discurso de Angela Merkel mistura argumentos e emoção

    'Do ponto de vista verbal, discurso de Angela Merkel mistura argumentos e emoção'

    03/04/2020 Duração: 07min

    Leny Kyrillos fala do discurso da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, realizado em março, em meio à pandemia de coronavírus. 'Carisma não é o forte dela. Mas, nesse discurso parece que ela colocou em prática uma série de características da oratória, da técnica de se falar em público. Ela conseguiu passar para as pessoas uma ideia de firmeza, de solidez, de força e de credibilidade muito grande'.

  • Comunicação com idosos e crianças deve ser assertiva com empatia

    Comunicação com idosos e crianças deve ser assertiva com empatia

    27/03/2020 Duração: 04min

    Leny Kyrillos orienta que frases afirmativas tem mais força com crianças. Já com os idosos, devemos respeitar a personalidade deles, mas deixar muito claro o que queremos e esperamos de forma simples e objetiva. É importante compreender os receios dos idosos e fazer com que ele entenda que intenção é apenas cuidar e proteger.

  • Como podemos nos comunicar de forma saudável em tempos de pandemia?

    Como podemos nos comunicar de forma saudável em tempos de pandemia?

    20/03/2020 Duração: 09min

    Leny Kyrillos explica isolamento gera sensação de falta de controle e de autonomia. 'Nosso cérebro é social e busca a interação', comenta. De acordo com ela, devemos valorizar a fala em momentos em que não podemos ter contato físico. Assim, fazer ligações telefônicas ou pela internet pode ser uma boa ideia. Outra sugestão é usar certos gestos para demonstrar afeto.

  • É importante na comunicação a clareza na intenção

    'É importante na comunicação a clareza na intenção'

    13/03/2020 Duração: 08min

    Leny Kyrillos fala dos desafios do coronavírus do ponto de vista da comunicação. 'Saúde impacta todas as pessoas. Quando o tema é de alta abrangência, os cuidados tem que ser dobrados porque começa a aumentar muito o risco de mal-entendidos'. Outro ponto importante é o cuidado com a veracidade da informação.

página 1 de 2