Sinopse

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episódios

  • Terraplanismo sanitário de Trump e Bolsonaro explica porque EUA e Brasil têm os maiores números de mortes

    'Terraplanismo sanitário de Trump e Bolsonaro explica porque EUA e Brasil têm os maiores números de mortes'

    03/07/2020 Duração: 13min

    Kennedy Alencar comenta a situação da pandemia nos Estados Unidos e a condução do presidente, Donald Trump. Nas últimas 24h foi registrado o recorde de casos, com mais de 55 mil. O argumento de Trump é que o país tem testado mais e, por isso, mais casos estão sendo observados, mas Kennedy contrapõe: 'a taxa de infecção aumentou proporcionalmente, está se descobrindo mais pessoas doentes'. Ele destaca ainda a falta de uma estratégia nacional e de um líder para conter os efeitos da pandemia. E neste, sábado, dia 4 de julho, é 'Independence Day' nos Estados Unidos, a data mais comemorada pelos americanos. Diante da alta no número de casos, as autoridades pedem que as pessoas evitem aglomerações. Alguns estados fecharam praias, bares e restaurantes.

  • O adiamento das eleições municipais em foco

    O adiamento das eleições municipais em foco

    03/07/2020 Duração: 07min

    Em pauta, o adiamento das eleições municipais para os dias 15 e 29 de novembro. ‘Era inevitável, por ser mais seguro, para não colocar os eleitores em risco. Não se sabe o dia em que vai morrer a última vítima do coronavírus’, diz Maria Cristina Fernandes. Ela lembra que o centrão fez grande força para que a disputa não fosse adiada.

  • Ele tem uma proposta completamente revolucionária para a Educação

    'Ele tem uma proposta completamente revolucionária para a Educação'

    03/07/2020 Duração: 08min

    Merval comenta a provável nomeação de Renato Feder para o comando do MEC. ‘Ele, pelo menos, é uma pessoa que se dedica ao tema da educação, que combina o pensamento econômico e político com o pensamento ultra-liberal do (ministro da Economia) Paulo Guedes’. Na opinião de Merval, Feder tem uma proposta completamente revolucionária para a Educação, mas que, dificilmente, será implantada. 'Mas, se ele colocar a tese para ser encaminhada, vai gerar muita polêmica, num sentido bom da discussão. Ele defende privatização de todas as escolas.'

  • Adiamento das eleições divide opiniões na política do Rio

    Adiamento das eleições divide opiniões na política do Rio

    03/07/2020 Duração: 12min

    Berenice Seara fala sobre o adiamento das eleições municipais em função da pandemia. Agora o primeiro turno será no dia 15 de novembro, e o segundo, no dia 29. Os candidatos a prefeito estão divididos. Os de oposição gostaram. Os atuais prefeitos, candidatos à reeleição, não gostaram nem um pouco. Berenice também tratou do processo de impeachment do governador Wilson Witzel, que segue em suspense.

  • Eu também falo inglês, mas eles não me entendem, diz Odorico

    'Eu também falo inglês, mas eles não me entendem', diz Odorico

    03/07/2020 Duração: 03min

    O prefeito de Sucupira também tem problemas com o inglês. Ele fica surpreso ao tentar se comunicar, mas as pessoas não conseguem compreender. 'Oxente, mas que diabo de língua que eles falam?'

  • O Trump é um líder ausente

    'O Trump é um líder ausente'

    02/07/2020 Duração: 07min

    Nos EUA, 37 estados já apresentam crescimento preocupante no número de casos e 23 já reveem planos de reabertura. 'Principal imunologista do país acredita que se chegará ao patamar diário de 100 mil casos', lembra Kennedy. A curva inicial de contaminação, que havia caído, voltou a subir. Costas oeste e sul são as regiões mais preocupantes. Ele ainda faz um paralelo entre o negacionismo de Trump e o de Bolsonaro.

  • Não foi a pandemia que criou as desigualdades

    'Não foi a pandemia que criou as desigualdades'

    02/07/2020 Duração: 08min

    Maria Cristina Fernandes comenta a triste marca de 60 mil mortos por Covid-19 no Brasil. 'É um troféu que ninguém quer, talvez o mais rejeitado da história'. Ela destaca que são mais de 28 milhões de desempregados e desalentados no país e que a desigualdade social só aumentou com a crise sanitária.

  • ‘Na presidência, Bolsonaro se mostrou muito mais do que incontrolável’

    ‘Na presidência, Bolsonaro se mostrou muito mais do que incontrolável’

    02/07/2020 Duração: 08min

    Merval Pereira avalia a mudança de comportamento do presidente Bolsonaro nos últimos dias. Ele deixou de fazer declarações controversas ou provocações. O analista destaca que a súbita transformação veio junto com a operação que prendeu o ex-assessor de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz. ‘Ele está na muda esperando o que vai acontecer com seu filho e com o Queiroz. Isso não vai durar muito tempo. Ele não é uma pessoa conciliadora que vá querer mudar o rumo do governo’.

  • Aras virou tábua de salvação criminal de Bolsonaro

    'Aras virou tábua de salvação criminal de Bolsonaro'

    02/07/2020 Duração: 09min

    Walter Maierovich comenta que mal-estar dentro do Ministério Público tem crescido desde que Augusto Aras se tornou procurador-geral da República. Para o jurista, Aras tem atuado como 'advogado' de Bolsonaro. Ele comenta, ainda, que proposta de centralização das forças-tarefa da Lava-jato sob comando do PGR 'compromete a defesa social'. Falsificações no currículo de Carlos Decotelli também são destaques da conversa com Maierovich.

  • Fim do mandato de deputado extingue o foro por prerrogativa de função

    Fim do mandato de deputado extingue o foro por prerrogativa de função

    01/07/2020 Duração: 07min

    A Rede Sustentabilidade entrou com ação que questiona o envio da investigação contra Flávio Bolsonaro à segunda instância. O recurso foi concedido à defesa do senador pela Justiça do Rio. Wálter Maierovitch explica, do ponto de vista legal, quais são os próximos passos relacionados a esse caso no STF.

  • Bem-vindos ao século XIX: a uberização do trabalho

    'Bem-vindos ao século XIX': a uberização do trabalho

    01/07/2020 Duração: 08min

    Em pauta na coluna desta quarta, a paralisação nacional dos entregadores de aplicativo. Maria Cristina Fernandes avalia o cenário: 'é uma greve provocada por baixa remuneração, entre R$ 4,50 a R$ 7 por corrida. Como muita gente perdeu emprego, a concorrência aumentou. Com isso, muitos não fazem sequer o salário minimo por mês. É um ato, no geral, contra a dita uberização da economia'.

  • Aras está desmanchando tudo o que foi criado antes dele

    Aras está desmanchando tudo o que foi criado antes dele

    01/07/2020 Duração: 06min

    Nota assinada pelo sub-procurador geral da república Humberto de Medeiros diz que os atuais modelos de forças tarefas como a Lava jato são desagregadoras e incompatíveis com o perfil do MP. Documento foi emitido em resposta a um pedido de prorrogação de estrutura da lava jato em Brasília. ‘Está claro que o (Augusto) Aras, quando assumiu a candidatura fora da lista tríplice, se apresentou como uma dissidência do atual MP. Ele está fazendo exatamente isso: desmanchando tudo o que foi criado antes dele, uma organização de que deu certíssimo’.

  • Processo de impeachment vai continuar e será garantida a ampla defesa do governador

    'Processo de impeachment vai continuar e será garantida a ampla defesa do governador'

    01/07/2020 Duração: 33min

    O presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano, participou do quadro 'Extra, Extra - Os bastidores da política’. Ele conversou com Berenice Seara, Bianca Santos e Frederico Goulart.

  • O que a gente está vendo nos EUA é que a reabertura da economia deu errado

    'O que a gente está vendo nos EUA é que a reabertura da economia deu errado'

    01/07/2020 Duração: 09min

    Kennedy Alencar destaca que o número de novos casos de coronavírus nos Estados Unidos é recorde. Trinta e seis estados americanos estão vendo crescimento no ritmo da Covid-19. 'Houve uma reabertura prematura e os estados não obedeceram aos critérios do próprio governo federal'. Ele acrescenta que isso é um alerta para o Brasil, que tem acompanhado o mau exemplo americano na pandemia. Brasil e Estados Unidos são os países com o maior número de casos da doença.

  • Joe Biden parte para o ataque no pior momento para a campanha de Donald Trump

    Joe Biden parte para o ataque no pior momento para a campanha de Donald Trump

    01/07/2020 Duração: 09min

    Forma como o presidente conduz a pandemia leva à perda de apoio entre republicanos

  • Nova unidade pode tornar o procurador Augusto Aras o guardião dos maiores segredos do país

    Nova unidade pode tornar o procurador Augusto Aras o guardião dos maiores segredos do país

    30/06/2020 Duração: 09min

    A criação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado tramita em conselho do MPF. 'Aras pode ser o homem certo no lugar certo. A pergunta é: para quem?', questiona Maria Cristina Fernandes. Ouça a análise.

  • Caso Flávio Bolsonaro: ‘todas as manobras que eles tentaram não deram certo’

    Caso Flávio Bolsonaro: ‘todas as manobras que eles tentaram não deram certo’

    30/06/2020 Duração: 07min

    Senador Flávio Bolsonaro pode ter novos obstáculos pela frente em relação ao pedido para ser julgado em segunda instância no inquérito que apura as ‘rachadinhas’. É que o caso caiu nas mãos do ministro Celso de Mello, defensor intransigente do fim do foro privilegiado. Merval comenta: ‘ele defende fim do foro pra todo mundo, é bem radical a proposta dele. De maneira geral, todos os ministros apoiam isso’.

  • Ministro da Educação nem assumiu oficialmente e já está na corda-bamba

    Ministro da Educação nem assumiu oficialmente e já está na corda-bamba

    29/06/2020 Duração: 11min

    A posse de Decotelli estava marcada para esta terça, mas 'subiu no telhado'. Na semana passada, universidades da Argentina e da Alemanha afirmaram que o novo ministro não concluiu doutorado e pós-doutorado nas instituições, ao contrário do que seu lattes informa. Sua dissertação de mestrado também ficou em evidência por plágio. E edital publicado durante sua passagem pelo FNDE tem inconsistências que nunca foram explicadas. 'Bolsonaro viu brecha aberta com tantas críticas e pediu para Decotelli manter auxiliares de Weintraub no MEC', diz Maria Cristina Fernandes.

  • Ares progressistas que sopram nos EUA são mau sinal para Trump

    Ares progressistas que sopram nos EUA são mau sinal para Trump

    29/06/2020 Duração: 08min

    Direto de Washington, Kennedy fala da decisão da Suprema Corte dos EUA que derrubou projeto local que praticamente inviabilizava o funcionamento de clínicas de aborto no estado da Louisiana. Ele chama atenção para um fator interessante porque a corte, que é extremamente conservadora, tomou uma decisão progressista. Kennedy destaca que essa e outras iniciativas mostram mudança de atmosfera nos EUA, o que é bem prejudicial ao presidente Trump. Em pauta, ainda, o cenário do país em relação ao avanço do coronavírus.

  • Eleições: quanto mais se adiar é mais seguro

    Eleições: 'quanto mais se adiar é mais seguro'

    29/06/2020 Duração: 03min

    Merval Pereira analisa a questão que envolve o adiamento das eleições. O texto já passou no Senado. O assunto causa divisões na Câmara. O texto deve ser votado na quarta-feira, na Câmara. 'Acho que no final eles vão chegar a um acordo.

página 1 de 2

Informações: