Política

Informações:

Sinopse

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Episódios

  • 'Foco é coibir notícias falsas que atrapalham o trabalho num cenário tão difícil do RS'

    09/05/2024 Duração: 07min

    Em 'Conversa de Bastidor', Bela Megale destaca o vídeo que repercutiu na internet em que o influenciador Pablo Marçal criou noticias falsas ligadas às enchentes do Rio Grande do Sul. A comentarista ressalta que Marçal é alvo de uma ação apresentada pela AGU, na esteira do trabalho de combate a fake news feito pelo governo. Ouça e saiba mais.

  • 'Pessoas não querem ver embate político, mas ação dos governos e de quem possa ajudar'

    09/05/2024 Duração: 10min

    Em 'Tudo é politica', Maria Cristina Fernandes fala sobre a nova pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (9), sobre a opinião dos brasileiros a respeito da responsabilidade pela tragédia no Rio Grande do Sul. Para 70% dos brasileiros, algo poderia ter sido feito para evitar a tragédia. Ouça e saiba mais!

  • 'Ricardo Nunes é um candidato dividido: ser ou não bolsonarista?'

    09/05/2024 Duração: 06min

    Bernardo Mello Franco analisa as entrevistas dos pré-candidatos à prefeitura de São Paulo ao jornal O Globo. Ele destaca o candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB): 'ele quer o apoio de Bolsonaro e os votos que vem a partir disso; mas, não quer a rejeição ao ex-presidente e a possibilidade de perder as eleições por isso'.

  • Tragédia no RS: 'Uma culpa histórica, apartidária’

    09/05/2024 Duração: 04min

    Merval Pereira faz uma análise da pesquisa Quaest que mediu a percepção das pessoas em relação à resposta das autoridades diante da tragédia no Rio Grande do Sul. A pesquisa mostra que, para sete em cada dez brasileiros, a tragédia que acomete o estado há mais de uma semana, poderia ter sido evitada se algo fosse feito pelos governos locais. Esse é um dos principais dados da pesquisa. Para 68% dos entrevistados, o governo do estado tem a maior responsabilidade sobre a calamidade que assola o Rio Grande do Sul. Comentarista destaca que a população tem toda razão, as autoridades são sempre as culpadas porque deixam de tomar as providências necessária.

  • Reviravoltas na Lei das Estatais; entenda o que está em jogo

    09/05/2024 Duração: 07min

    Malu Gaspar revela os bastidores de um julgamento no Supremo Tribunal Federal sobre a Lei das Estatais, que restringe a nomeação de políticos para cargos nessas empresas. A discussão começou com uma liminar que suspendeu parte da lei. Ouça e saiba mais.

  • ‘Acordo é quase impossível’

    09/05/2024 Duração: 02min

    Wálter Maierovitch destaca dois pontos para justificar a impossibilidade de um acordo entre Israel e o grupo terrorista Hamas pelo fim da guerra na Faixa de Gaza. Primeiro ponto, o Hamas quer apagar Israel do mapa. Segundo ponto, e agora quanto a Israel, a meta, sob o governo Netanyahu, é acabar com o Hamas, reduzindo-o a pó. Saiba mais.

  • Governo libera recursos, mas custo para reparar Rio Grande do Sul ainda é inestimável

    08/05/2024 Duração: 43min

    Os ministérios têm até sexta-feira para informar ao Planalto uma estimativa do valor necessário para cada pasta fazer as primeiras ações de tentativa de reconstrução do estado. Os gastos serão excluídos da meta fiscal, de acordo com PDL aprovado pelo Congresso. 'O governo anuncia, a conta gotas, liberação de recursos, mas a impressão que eu tenho é que vai parecer sempre insuficiente diante do estrago', analisa Vera Magalhães.

  • Lula melhora taxa de aprovação do governo após ajuda no Rio Grande do Sul

    08/05/2024 Duração: 10min

    Maria Cristina Fernandes analisa o resultado da Pesquisa Quaest, que revelou a taxa de aprovação do governo Lula. Segundo dados da pesquisa, o governo de Lula conseguiu levantar sua taxa de aprovação, chegando aos 50%. Para Maria Cristina, Lula conseguiu melhorar sua avaliação no país pela participação na tragédia do Rio Grande do Sul, isto porque a aprovação do presidente no Sul subiu de 40% para 47%, e nos outros estados as taxas se mantiveram, como no Nordeste, ou caíram, como no Sudeste. Ouça o comentário completo.

  • Após meses de 'para e anda', Congresso destrava pautas econômicas em meio a esforços de ajuda ao RS

    08/05/2024 Duração: 06min

    Paralelamente ao PDL que liberou gastos de apoio ao estado da meta fiscal, a Câmara aprovou a MP 1202, que estabelece novas regras para o uso das compensações tributárias judiciais. Já o Senado vai votar o projeto que cria o novo DPVAT nesta quarta-feira. Vera Magalhães comenta as movimentações no Congresso.

  • ‘Além de atrapalhar resgates e doações, cria ambiente de maior insegurança’

    08/05/2024 Duração: 03min

    Merval Pereira fala sobre a disseminação de fake news em meio a tragédia no Rio Grande do Sul. ‘Uma situação muito cruel’. Comentarista cita a utilização política da tragédia. Além de atrapalhar resgates e doações, cria um ambiente de maior insegurança. Merval destaca que ‘realmente é uma triste constatação, que esse momento de união do país em torno de uma tragédia seja interferido por ações criminosas desse tipo’.

  • Pesquisa Quaest: aprovação do governo Lula parou de cair, mas mau humor da população permanece inalterado

    08/05/2024 Duração: 06min

    Lauro Jardim faz uma análise da pesquisa Quaest divulgada, nesta quarta-feira. O levantamento aponta que 50% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Lula. Por outro lado, 47% desaprovam. Essa é a primeira vez que o percentual dos que aprovam e desaprovam está empatado tecnicamente. A pesquisa que foi feita entre quinta-feira passada e anteontem.

  • Disseminação de fake news sobre enchentes no RS mostra necessidade de legislação

    08/05/2024 Duração: 07min

    Andréia Sadi repercute o pedido do Ministério da Justiça para que a Polícia Federal investigue a disseminação de fake news relacionadas às enchentes no Rio Grande do Sul. 'Isso estava impedindo a chegada de doações, segundo as informações de fontes do governo com quem eu conversei, do Rio Grande do Sul e do governo federal', afirmou. 'Por isso que eu estou sempre aproveitando um momento como esse para cobrar que tenha legislação para impedir fake news', afirmou.

  • 'Tomás Paiva adotou como praxe visitar militares presos para ver em que condições eles estão'

    07/05/2024 Duração: 05min

    Em 'Conversa de Bastidor', Bela Megale aborda as as visitas do comandante do Exército a assessor do Bolsonaro que está preso. A comentarista ainda destaca a repercussão da apuração da Polícia Federal sobre o caso das joias sauditas. Em depoimento à PF, médico de Bolsonaro comentou seu trabalho na Apex, agência de promoção do Brasil no exterior que tem um escritório em Miami. Ouça e saiba mais!

  • Auxilio emergencial no RS é tipo de proposta que Lula não pode dizer não

    07/05/2024 Duração: 41min

    Vera Magalhães fala sobre as medidas que estão sendo adotadas para ajudar as vítimas no Rio Grande do Sul e destaca que alguns senadores e deputados já estão falando sobre a possibilidade de um auxílio emergencial para os gaúchos. Na avaliação da comentarista, esse é o tipo de proposta que o presidente Lula 'não pode dizer não' porque os auxílios sociais estão na gênese do PT e do seu próprio governo, com o Bolsa Família.

  • 'Radicais aproveitam tragédia no Rio Grande do Sul para fazer política', diz José Múcio

    07/05/2024 Duração: 06min

    Em meio a fake news, o ministro da Defesa fez um apelo para que os esforços estejam voltados para salvar vidas. Múcio detalhou a atuação das Forças Armadas no Rio Grande do Sul em entrevista ao Viva Voz.

  • Planalto quer tirar da meta fiscal gastos com RS e parlamentares discutem auxílio emergencial

    07/05/2024 Duração: 08min

    A comentarista Vera Magalhães repercute a movimentação política e as propostas frente às chuvas no Rio Grande do Sul, como a edição de projeto de decreto legislativo, o remanejamento de emenda de outros estados e a liberação total de R$ 1,3 bilhão em emendas. A jornalista ainda enfatiza a necessidade de o governo colocar em prática o plano de prevenção a desastres ambientais.

  • É preciso, sim, politizar as enchentes no Rio Grande do Sul

    07/05/2024 Duração: 06min

    Chega a 90 o número de mortes provocadas pelas chuvas no estado. Mais de 1,3 milhão de pessoas foram afetadas pelos temporais. Outras 132 continuam desaparecidas. Diante do grave cenário, Bernardo Mello Franco reflete sobre a responsabilidade dos políticos pela tragédia: 'A política está, sim, na origem destes problemas que estamos enfrentando agora'.

  • ‘Voltamos a ter um país que se une em torno de alguma causa’

    07/05/2024 Duração: 04min

    Merval Pereira faz uma análise da concentração de esforços entre Executivo e Legislativo, com apoio do Judiciário, diante da tragédia no Rio Grande do Sul. Isso acontece apesar de rusgas entre governo e Congresso. ‘Está sendo uma demonstração de solidariedade, de ajuda, muito impressionante’. Comentarista destaca que é evidente que no meio dessa confusão tem quem se aproveite disso politicamente. ‘Uma pena que isso destoe do ambiente geral, que é de união’.

  • Conheça que são os 'Silverinhas'. Grupo é novo foco de treta na Petrobras

    07/05/2024 Duração: 06min

    Na Conversa de Bastidor desta terça-feira, Malu Gaspar diz que as semanas que antecederam a eleição dos integrantes do novo conselho de administração da Petrobras foram de tensão no governo Lula. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, brigou com a Fazenda e o Jean Paul Prates, presidente da estatal, para manter seu indicado à presidência do colegiado, Pietro Mendes. Hoje, 17 das 25 vagas em comitês da companhia, incluindo o conselho fiscal, são ocupadas por pessoas indicadas pelo ministro, de dentro e de fora da Petrobras. Eles são conhecidos como os "Silveirinhas".

  • RS vai precisar de renúncia fiscal para se reconstruir; meta fiscal zero fica mais distante

    06/05/2024 Duração: 34min

    Após o ministro Dias Toffoli atender renegociação das dívidas do estado do RJ, a comentarista Vera Magalhães ressalta como deve haver 'uma exceção ainda maior' para o Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas, ‘independentemente dessa judicialização e também independentemente desse crédito extraordinário que vai ser enviado sem ser computado na meta fiscal'. A jornalista pontua que expectativa de Haddad sobre situação fiscal 'muda de figura' e, apesar de mudanças climáticas serem realidade, não seria possível prever a tragédia nessa proporção.

página 1 de 3