Jornal Da Cbn

Jornal Da Cbn

Sinopse

Notícias e análise dos principais assuntos do dia, com Mílton Jung e o mais completo time de comentaristas do rádio, como Arnaldo Jabor, Carlos Alberto Sardenberg, Mauro Halfeld, Max Gehringer e Míriam Leitão.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Café da manhã é fundamental para um bom desempenho escolar
    Café da manhã é fundamental para um bom desempenho escolar
    Duração: 03min | 20/11/2019

    A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra. De acordo com os dados, estudantes que não fazem a primeira refeição têm desempenho acadêmico inferior ao de alunos que tomam café da manhã. 'Na Inglaterra, crianças chegam à escola tão famintas que não conseguem aprender tudo que é ensinado', comenta Luis Fernando Correia. Agora, o governo inglês estuda oferecer um café reforçado nas instituições de ensino.

  • STF inicia julgamento sobre legalidade de compartilhamento de dados financeiros
    STF inicia julgamento sobre legalidade de compartilhamento de dados financeiros
    Duração: 02min | 20/11/2019

    O processo que originou o debate envolve uma investigação da Receita Federal contra um casal dono de postos de combustíveis em Limeira (SP). Segundo MPF, 935 processos suspensos por decisão de Dias Toffoli aguardam a decisão da Corte, como o que envolve o senador Flavio Bolsonaro.

  • Se o River atrair o Flamengo para o próprio campo vai ficar mais próximo da derrota
    'Se o River atrair o Flamengo para o próprio campo vai ficar mais próximo da derrota'
    Duração: 03min | 20/11/2019

    Paulo Vinicius Coelho analisou os esquemas treinados pelo técnico do time argentino Marcelo Garllado. A imprensa da Argentina divulgou que o treinador usou esquemas com três zagueiros e com linha de cinco na zaga. PVC não acredita que o River Plate vai entrar para o jogo com escalação diferente do que está fazendo nos últimos meses. 'Gallardo sempre esconde o time. Por que liberou logo essa informação?' questiona o comentarista.

  • É preciso desinterditar o debate sobre a questão racial no país
    É preciso 'desinterditar' o debate sobre a questão racial no país
    Duração: 09min | 20/11/2019

    Melina Risso, do Instituto Igarapé, criticou a fala do deputado Daniel Silveira, que disse que a polícia mata mais negros porque eles cometem mais crimes que os brancos, e a atitude do deputado Coronel Tadeu, que quebrou uma obra sobre racismo. Ela explica que a desigualdade racial está presente em todas as estatísticas da violência, atingindo, em maior parte, a população negra, e diz que esse é o momento de fazer uma 'reflexão profunda' para acabar com a reprodução de estereótipos.

  • Caberá à Câmara fazer uma escolha sobre reforma da Previdência em estados e municípios
    'Caberá à Câmara fazer uma escolha sobre reforma da Previdência em estados e municípios'
    Duração: 09min | 20/11/2019

    Senado aprova PEC paralela que facilita adesão de estados e municípios à reforma da Previdência. Agora, texto será analisado pelos deputados federais, que avaliam o custo político de aprovar o projeto. João Borges questiona: 'vale mais a pena aprovar logo essa questão na Câmara Federal ou deixar que o mesmo problema seja discutido nas Assembleias Legislativas e Câmaras municipais?' Borges fala ainda sobre a alta do dólar, outro destaque da semana.

  • Andar de bicicleta é opção de atividade física para quem tem problema de coluna
    Andar de bicicleta é opção de atividade física para quem tem problema de coluna
    Duração: 04min | 20/11/2019

    Marcio Atalla explica que a atividade é de 'baixíssimo impacto', por isso, não oferece riscos. Ele ressalta, no entanto, que é importante ajustar a altura do banco e distância dele até o guidão adequadamente para que o ciclista consiga pedalar com conforto.

  • Parece que vai ter mais flamenguista do lado de fora do estádio do que dentro em Lima
    'Parece que vai ter mais flamenguista do lado de fora do estádio do que dentro em Lima'
    Duração: 11min | 20/11/2019

    José Godoy analisou os caminhos que os torcedores do Flamengo estão fazendo para chegar no Peru até o dia da final da Libertadores. O comentarista afirmou que nunca tinha visto tanta gente saindo do Rio de Janeiro com destino à cidade peruana. 'Sábado no Rio vai ser uma loucura' afirmam Teco Medina e José Godoy.

  • Torcedores estão preparando um bota-fora daqueles para o Flamengo
    Torcedores estão preparando um bota-fora 'daqueles' para o Flamengo
    Duração: 03min | 20/11/2019

    Edson Mauro comenta a expectativa para a viagem da equipe, que embarca hoje para Lima, no Peru, onde disputa a final da Libertadores. Muitos torcedores devem ir ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro na tarde desta quarta-feira para incentivar o time antes do embarque. Já no Vasco, o destaque fica por conta do pedido de desculpas de Henríquez, que marcou um gol contra na partida da última segunda-feira.

  • Do jeito que está o Sampaoli não fica no Santos em 2020
    'Do jeito que está o Sampaoli não fica no Santos em 2020'
    Duração: 02min | 20/11/2019

    Mário Marra analisou o momento político do clube paulista em 2019. O comentarista analisou a decisão de Paulo Autuori de sair do Santos em 2020 e afirmou que é um grande passo para que Sampaoli também saia. 'Quando o presidente do clube dá palpite na escalação em entrevista é sinal de que algo está errado', diz Marra.

  • Não se pode tolerar a intolerância
    'Não se pode tolerar a intolerância'
    Duração: 06min | 20/11/2019

    Mario Sergio Cortella analisou o aumento no número de pessoas que se autodeclaram negras e pardas entre 2012 e 2018. O comentarista afirmou é necessário criar cultura de respeitar os espaços e se aceitar. Cortella acredita que o primeiro passo para solucionar um problema é reconhecer que ele existe. 'Ideia de convivência pacífica é decisiva para construir vida saudável', diz o comentarista.

  • Não basta ter um secretário da Fazenda. É preciso ter um secretário da Austeridade
    'Não basta ter um secretário da Fazenda. É preciso ter um secretário da Austeridade'
    Duração: 06min | 20/11/2019

    Alerj determina elevação de impostos no estado do Rio ao mesmo tempo em que concede aumento de salário aos servidores do judiciário. André Trigueiro comenta que, antes de elevar os tributos, é preciso combater desperdícios do governo estadual, que continua gastar muito, mesmo em meio à crise financeira. 'Austeridade é a palavra chave para reduzir desperdício e, depois, se for o caso, aumentar impostos', avalia.

  • Só faltava agora o STF e o Congresso abrirem as portas para que os corruptos passem
    'Só faltava agora o STF e o Congresso abrirem as portas para que os corruptos passem'
    Duração: 04min | 20/11/2019

    Carlos Alberto Sardenberg diz que o que está em jogo na discussão sobre a prisão de condenados em segunda instância e o uso de dados financeiros de órgão de controle em processos judiciais é se o combate à corrupção vai avançar ou 'se vamos deixar tudo por isso mesmo'. 'Já conseguiram tirar o Lula da cadeia, agora falta conseguir arranjar a situação do senador Flavio Bolsonaro', afirmou.

  • Vale a pena continuar a aplicar em VGBL para meu filho?
    Vale a pena continuar a aplicar em VGBL para meu filho?
    Duração: 02min | 20/11/2019

    Planos que aceitam pequenos depósitos geralmente cobram taxas de administração altas que prejudicam demais o desempenho do investimento. Geralmente o Tesouro Direto é melhor alternativa.

  • Se decisão de Toffoli for mantida, vai ser um retrocesso na luta contra a corrupção
    'Se decisão de Toffoli for mantida, vai ser um retrocesso na luta contra a corrupção'
    Duração: 14min | 20/11/2019

    A subprocuradora da República Luiza Frischeisen analisou a votação do Supremo Tribunal Federal sobre o compartilhamento de dados financeiros. Para o ministro Dias Toffoli, a troca de informações sem autorização da Justiça pode ser caracterizada como quebra de sigilo bancário. A subprocuradora afirmou que se o STF entender desta forma vai burocratizar o acesso a informação por parte da inteligência financeira e deixar o Brasil fora de um sistema internacional de combate à lavagem de dinheiro. 'Decisão do STF tem consequências na economia, nos investimentos e no desenvolvimento do país', opina Frischeisen.

  • Repercussão internacional pode influenciar votação no STF sobre o caso Coaf
    'Repercussão internacional pode influenciar' votação no STF sobre o caso Coaf
    Duração: 13min | 20/11/2019

    Gerson Camarotti comenta a expectativa para o julgamento sobre o compartilhamento de dados financeiros. O comentarista afirmou que outros países que lutam contra lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo internacional estão atentos ao resultado da votação dos ministros por causa da possibilidade de o Brasil virar uma espécie de 'paraíso fiscal'.

  • O significado da vitória da Seleção Brasileira
    O significado da vitória da Seleção Brasileira
    Duração: 01min | 20/11/2019

    Juca Kfouri avalia que 'vale pouco, ou quase nada', o sucesso da equipe de Tite, que venceu a Coreia do Sul por 3 a 0 no amistoso desta terça-feira, até porque o time asiático estava repleto de reservas. Para o comentarista, o técnico 'ainda terá de remar muito' para recuperar a confiança da torcida.

  • A necessidade de uma fraternidade verdadeira
    A necessidade de uma 'fraternidade verdadeira'
    Duração: 02min | 20/11/2019

    No Dia da Consciência Negra, Mario Sergio Cortella ressalta a importância de uma noção de irmandade que não seja mero discurso, lembrando do trecho da obra do filósofo Matias Aires. Em 'Reflexões sobre a vaidade dos homens', ele diz que 'para todos nasce o sol' e que 'o mundo não foi feito mais em benefício de uns que de outros'.

  • Literatura ganha destaque na semana da Consciência Negra
    Literatura ganha destaque na semana da Consciência Negra
    Duração: 08min | 19/11/2019

    Um dos eventos que vão marcar o feriado é o Salão Carioca do Livro (LER), que começa nesta quarta-feira no Campo de Santana e termina no domingo, com homenagem a Elza Soares. Além de reunir editoras, a LER contará com saraus, intervenções poéticas, música, exposições, peças de teatro e apresentações de slam. Outra dica é o 7º Festival Literário Internacional da Diáspora Africana de São João de Meriti, que vai de quinta a sábado.

  • Associação Americana do Coração declara guerra ao cigarro eletrônico
    Associação Americana do Coração declara guerra ao cigarro eletrônico
    Duração: 02min | 19/11/2019

    Foi criada uma campanha para que companhias assumam que estão tentando criar novos usuários para seus produtos quando anunciam e vendem para adolescentes e crianças. Uma verba de 20 milhões de dólares foi estabelecida e deve ser utilizada para treinar professores, supervisores e diretores de escola a lidar com o problema.

  • Clubes estão procurando pelo em ovo para não serem rebaixados
    'Clubes estão procurando pelo em ovo para não serem rebaixados'
    Duração: 09min | 19/11/2019

    Paulo Vinicius Coelho analisou a notícia que os clubes que estão lutando contra o rebaixamento querem achar documentações que comprovem irregularidades na escalação do atacante Clayton, do Vasco da Gama. O jogador já passou por Atlético Mineiro e Bahia nesta temporada antes de chegar no clube carioca, mas não entrou em campo pelo galo. Caso jogasse a competição nacional por três clubes diferentes, seria constatada irregularidade e o Vasco poderia ser penalizado com perdas de pontos.

  • O que fazer para se livrar de excesso de pele após emagrecimento?
    O que fazer para se livrar de excesso de pele após emagrecimento?
    Duração: 04min | 19/11/2019

    Marcio Atalla explica que é possível tentar algum tratamento estético, mas, na maioria dos casos, como os de cirurgia bariátrica, é necessária a intervenção cirúrgica para retirar a sobra. Ele ressalta, no entanto, que é importante manter a rotina de exercícios físicos.

  • Governo tem que fazer escolhas sábias num país que tem um rombo tão grande
    'Governo tem que fazer escolhas sábias num país que tem um rombo tão grande'
    Duração: 07min | 19/11/2019

    Míriam Leitão analisou os número apresentados pelo Ministério da Economia sobre o orçamento de 2019. De acordo com o ministério, o rombo na economia brasileira vai ser R$ 80 bilhões, R$ 60 bilhões a menos que o previsto. A comentarista afirmou que o governo teve receitas extraordinárias este ano com megaleilões e venda de estatais e é preciso inteligência para administrar o déficit.

  • Pelé não está entre os mortais
    'Pelé não está entre os mortais'
    Duração: 11min | 19/11/2019

    Zé Godoy e Teco Medina falam sobre os cinquenta anos do milésimo gol de Pelé, completados nesta terça-feira. Eles destacam o "feito inacreditável" e avaliam que os números do Rei "são uma ignorância". O gol histórico foi marcado no dia 19 de novembro de 1969. E tinha que ser no Maracanã: "já havia uma percepção do espetáculo midiático", comenta Zé Godoy.

  • Autor de PEC sobre prisão de condenados em segunda instância nega que Lula seja foco
    Autor de PEC sobre prisão de condenados em segunda instância nega que Lula seja foco
    Duração: 11min | 19/11/2019

    Em entrevista ao Jornal da CBN, o deputado Alex Manente (Cidadania) disse que a proposta 'visa combater a corrupção e a impunidade de maneira geral'. Segundo ele, 'Lula é um fator, mas existem mais de 5 mil' casos como o dele. O parlamentar também demonstrou confiança com o andamento da PEC e disse que tudo deve ser concluído no início do ano que vem. A CCJ da Câmara deve votar nesta terça-feira a admissibilidade da proposta.

  • Final de rodada melancólica para o futebol carioca
    'Final de rodada melancólica para o futebol carioca'
    Duração: 02min | 19/11/2019

    Edson Mauro analisou o empate entre Vasco e Goiás por 1 a 1 em São Januário. O comentarista afirmou que os torcedores estavam esperando o time que fez quatro gols no Flamengo, mas viram o Vasco real. O bom de bola acredita que o clima é dos melhores no rubro-negro carioca nos dias que antecedem a final da Copa Libertadores.

  • Juanfran está otimista e tem elogiado muito o São Paulo
    Juanfran está otimista e tem elogiado muito o São Paulo
    Duração: 02min | 19/11/2019

    Mário Marra fala sobre o papo que teve com o lateral na noite de segunda-feira. O jogador do tricolor paulista afirmou que o trabalho de Fernando Diniz convence os jogadores. Entretanto, ele faz uma ressalva: se não vier resultado, as coisas se complicam.

  • As atitudes do governo são responsáveis pelo aumento do desmatamento na Amazônia
    'As atitudes do governo são responsáveis pelo aumento do desmatamento na Amazônia'
    Duração: 06min | 19/11/2019

    Sérgio Abranches analisou os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais que revelou aumento de 29,5% no índice de desmatamento na Amazônia. O comentarista afirmou que o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro, do ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles e a omissão da Funai deram condições para que criminosos agissem na floresta brasileira.

  • População de São Gonçalo foi a mais prejudicada por esquema de corrupção
    'População de São Gonçalo foi a mais prejudicada' por esquema de corrupção
    Duração: 06min | 19/11/2019

    André Trigueiro comenta reportagem do Jornal O Globo, que mostra que um delator revelou esquema de repasses acima de R$ 120 milhões em dez anos na Fetranspor. Para o comentarista, essa delação "fechatória" só confirma todas as suspeitas que já existiam. "Foi uma farra", avalia. Trigueiro destaca a cidade de São Gonçalo, que jamais viu nascer qualquer tentativa de promover qualquer meio de transporte além dos ônibus. "População de São Gonçalo é refém dos empresários de ônibus", afirma.

  • Como investir R$ 100 mil para minha sogra que acaba de se aposentar?
    Como investir R$ 100 mil para minha sogra que acaba de se aposentar?
    Duração: 01min | 19/11/2019

    Vale a pena abrir conta numa corretora e montar uma carteira diversificada com Tesouro Selic, Tesouro IPCA, fundos imobiliários, fundos de ações e fundo cambial.

  • Dólar a R$ 4,20 não é motivo de pânico e nem de preocupação exagerada
    Dólar a R$ 4,20 'não é motivo de pânico e nem de preocupação exagerada'
    Duração: 06min | 19/11/2019

    Carlos Alberto Sardenberg fala sobre a alta da moeda americana, que atingiu a marca de R$ 4,20 nesta segunda-feira. Ele avalia que, considerados ambientes externo e interno, a cotação 'está normal'. 'Não há uma crise cambial no país' diz. Para o comentarista, 'bem mais grave que isso é o noticiário em torno do STF'.

Informações: