Jornal Da Cbn

Jornal Da Cbn

Sinopse

Notícias e análise dos principais assuntos do dia, com Mílton Jung e o mais completo time de comentaristas do rádio, como Arnaldo Jabor, Carlos Alberto Sardenberg, Mauro Halfeld, Max Gehringer e Míriam Leitão.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Chuva: gestão do desastre é diferente da gestão da situação de risco
    Chuva: 'gestão do desastre é diferente da gestão da situação de risco'
    Duração: 13min | 25/01/2020

    A professora, pesquisadora e vice-coordenadora do Laboratório de Gestão de Riscos da UFABC, Kátia Canil, em entrevista ao Jornal da CBN, falou sobre como os órgãos públicos podem se preparar os períodos de chuva forte. 'O que o município faz é preparar a sua Defesa Civil para fazer o monitoramento prévio de áreas de risco e fazer o atendimento nos momentos de emergência'. Ela acrescenta que 'é necessário existir comunicação e integração entre as políticas públicas dentro do município'.

  • Um líder sem seguidores é só um sujeito dando um passeio
    'Um líder sem seguidores é só um sujeito dando um passeio'
    Duração: 25min | 25/01/2020

    Eliana Dutra, CEO da Profit Coach, tem se dedicado a treinar líderes desde 1999. Ela ressalta que o perfil do líder deixou de ser o do profissional autoritário para ser aquele com visão estratégica, capaz de engajar os colaboradores. 'Você tem que conhecer os seus preconceitos para não se deixar limitar, porque a inovação sempre vai causar desconforto', reflete.

  • Será que ela é digna de uma primeira-dama? A pergunta ronda Brasília e Sucupira
    Será que ela é digna de uma primeira-dama? A pergunta ronda Brasília e Sucupira
    Duração: 03min | 24/01/2020

    Em Sucupira, Odorico diz que a secretária tem que confiar cegamente no prefeito. 'Tudo que o prefeito achar certo, a secretária tem que achar certo também'. Enquanto isso, continua o 'namoro' de Bolsonaro e Regina Duarte pela Secretaria Especial de Cultura. Depois de ter uma conversa 'olho no olho', ela garantiu que o presidente é do bem.

  • O que é o coronavírus, que provocou mortes na China?
    O que é o coronavírus, que provocou mortes na China?
    Duração: 07min | 24/01/2020

    Luis Fernando Correia explica que 'coronavírus' é uma família de vírus composta por pelo menos seis subtipos. Destes, dois são mais graves, enquanto os outros provocam sintomas parecidos com a gripe. De acordo com o médico, os vírus são comuns em animais silvestres, mas podem infectar humanos ao entrar pelo sistema respiratório.

  • Corinthians jogou uma belíssima partida do ponto de vista tático
    'Corinthians jogou uma belíssima partida do ponto de vista tático'
    Duração: 05min | 24/01/2020

    Paulo Vinícius Coelho cita que Boselli foi o destaque do Corinthians. No ano passado, em 45 jogos, Boselli fez dez gols, sendo sete no Brasileiro. Ontem, ele fez três gols em 90 minutos. Na época do Carille, ele reclamava que a bola chegava muito pouco no ataque. O Corinthians jogou bem e pressionando o adversário. 'Foi um time extremamente ofensivo'. O Corinthians venceu o Botafogo SP, por quatro a um, no Campeonato Paulista.

  • 1917 é um filme espetacular, uma experiência impactante
    '1917 é um filme espetacular, uma experiência impactante'
    Duração: 13min | 24/01/2020

    Ronald Villardo diz que o filme se tornou o favorito dele para o Oscar. O longa-metragem recebeu dez indicações. Ronald acrescenta que é um filme que deixa você na ponta da cadeira.

  • Pela primeira vez, governo toma uma atitude que demonstra interesse pela cultura
    'Pela primeira vez, governo toma uma atitude que demonstra interesse pela cultura'
    Duração: 07min | 24/01/2020

    Artur Xexéo comenta que indicação de Regina Duarte para Secretaria de Cultura é primeiro movimento do governo em direção à cultura. 'Até agora, o que se viu foram atos de beligerância', avalia. Já Astrid Fontenelle destaca perplexidade da classe artística com governo e afirma que Regina Duarte terá grande desafio. 'Tomara que ressurja firmemente nela a Malu Mulher', brinca.

  • Fala de Bolsonaro sobre indígenas é de preconceito inaceitável
    Fala de Bolsonaro sobre indígenas é de 'preconceito inaceitável'
    Duração: 07min | 24/01/2020

    O presidente afirmou, em transmissão on-line, que indígenas estão 'evoluindo' e 'se tornando seres humanos iguais a nós'. 'É um desconhecimento básico, mas é sobretudo preconceito', avalia Míriam Leitão. 'Além disso, Bolsonaro tem demonstrado que não entendeu a questão indígena', completa. Para ela, é importante compreender a dívida histórica com os povos indígenas e o papel relevante deles para na preservação ambiental.

  • Gongo da semana vai para a denúncia contra Glenn Greenwald
    Gongo da semana vai para a denúncia contra Glenn Greenwald
    Duração: 08min | 24/01/2020

    O jornalista foi denunciado pelo Ministério Público Federal por invasão de celulares de autoridades. Outro destaque citado foi o PSOL que celebrou o aniversário de Lênin. Luiz Gustavo Medina disse que Lênin 'está no mesmo grupo de pessoas que não queremos ver de novo'.

  • Leite é um bom alimento?
    Leite é um bom alimento?
    Duração: 02min | 24/01/2020

    Marcio Atalla explica que o leite é benéfico para quem não tem nenhum tipo de alergia a ele. 'Em um copo, há grande quantidade de nutrientes como proteínas e cálcio', comenta. No entanto, ele destaca a importância de se manter uma alimentação balanceada, já que o consumo de leite isoladamente 'não faz milagre'.

  • Relação de idas e vindas entre Bolsonaro e Moro é uma novela em vários atos
    Relação de idas e vindas entre Bolsonaro e Moro 'é uma novela em vários atos'
    Duração: 11min | 24/01/2020

    Bolsonaro voltou atrás sobre a recriação do Ministério da Segurança Pública. O presidente disse que 'a chance no momento é zero'. Ontem, Bolsonaro disse que estava estudando a possibilidade de separar a pasta da Justiça e a da Segurança Pública. Andréia Sadi analisa os bastidores dessa situação, que envolvem as eleições de 2022. 'O presidente precisa do ministro Moro porque é popular, mas teme algum tipo de candidatura de Moro em 2022. Moro já disse que não tem essa intenção, mas o presidente não acredita'. Sadi acrescenta que o interesse é ter Moro na eleição, mas como vice de Bolsonaro. Já o foco de Moro é o Supremo Tribunal Federal.

  • É uma declaração que mostra um espírito racista
    'É uma declaração que mostra um espírito racista'
    Duração: 06min | 24/01/2020

    Carlos Alberto Sardenberg critica declaração de Bolsonaro sobre os povos indígenas. Para o comentarista, o presidente estava indo bem na semana até dizer que ‘os índios estão evoluindo para se tornarem seres-humanos como nós’ Sardenberg conclui: ‘Ele falou como se fosse uma coisa simples. É um pensamento natural dele.’

  • Governador Witzel erra quando afirma que água da Cedae é potável
    'Governador Witzel erra quando afirma que água da Cedae é potável'
    Duração: 06min | 24/01/2020

    André Trigueiro comenta que água contaminada com geosmina não pode ser enquadrada nos parâmetros exigidos pela legislação brasileira. Para ele, Witzel 'nega um direito' à população ao dizer que há 'alarmismo' quando se fala em crise da água. Trigueiro comenta, ainda, possíveis soluções para a poluição na bacia do Guandu, que abastece a Região Metropolitana.

  • Bolsonaro desiste de desmembrar o ministério comandado por Moro
    Bolsonaro desiste de desmembrar o ministério comandado por Moro
    Duração: 02min | 24/01/2020

    O presidente chegou a dizer que o governo estava estudando recriar a pasta da Segurança Pública, que atualmente está sob o comando de Sergio Moro. Com a mudança, Moro ficaria na Justiça e outra pessoa comandaria a área da segurança. Bolsonaro chegou hoje a Nova Deli, na Índia, para uma viagem oficial.

  • Presidente está fazendo um movimento para esvaziar seu ministro mais popular
    Presidente está fazendo um movimento para 'esvaziar' seu ministro mais popular
    Duração: 13min | 24/01/2020

    Gerson Camarotti comenta atritos entre Bolsonaro e Sergio Moro no que diz respeito à recriação do ministério da Segurança Pública. Para ele, há um 'descompasso' entre o presidente e o Moro. As causas disso seriam o incômodo com a popularidade do ministro e a atuação de setores do congresso contrários a um 'superministério'.

  • Situação do Rio Paraopeba é bastante crítica
    'Situação do Rio Paraopeba é bastante crítica'
    Duração: 07min | 24/01/2020

    A gerente da causa Água da Fundação SOS Mata Atlântica, Marta Marcondes, fala sobre a qualidade da água do Rio Paraopeba, que continua péssima um ano após o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. A conclusão é de uma expedição que percorreu mais de 350 quilômetros no local. Dos 23 pontos avaliados, nenhum apresentou condições adequadas para uso. 'É como se o rio estivesse na UTI', comenta Marta.

  • Tem Gre-Nal no Pacaembu! Como? No Pacaembu?
    Tem Gre-Nal no Pacaembu! Como? No Pacaembu?
    Duração: 02min | 24/01/2020

    Tem clássico gaúcho no Pacaembu, às 10 horas da manhã, neste sábado. Não vai ser no Beira-Rio ou na Arena Grêmio, em Porto Alegre, mas em São Paulo, no dia do aniversário da cidade e para decidir a Copinha, o torneio de jovens que mais atenção chama no futebol brasileiro.

  • A noção curiosa do engulho
    A noção curiosa do engulho
    Duração: 02min | 24/01/2020

    Há pessoas que esbanjam condições materiais e que reclamam exatamente por isso. Marquês de Maricá, nascido em 1773, já dizia: 'os pobres se divertem com pouco dinheiro, os ricos se enojam com muita despesa'.

  • Início do Campeonato Paulista empolgou mais do que o do Carioca
    Início do Campeonato Paulista empolgou mais do que o do Carioca
    Duração: 04min | 23/01/2020

    São Paulo e Palmeiras iniciaram com vitória. O time tricolor venceu o Água Santa por 2 a 0, no Morumbi. Já a equipe comandada por Luxemburgo bateu o Ituano, fora de casa, por 4 a 0. No Carioca, Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0 com os dois times recheados de reservas.

  • Febre amarela: circulação do vírus entre macacos com a morte dos animais é um sinal de alerta
    Febre amarela: 'circulação do vírus entre macacos com a morte dos animais é um sinal de alerta'
    Duração: 07min | 23/01/2020

    Os macacos servem como um marcador importante da passagem do vírus da febre amarela em algumas regiões. Esse alerta veio da região Sul, com morte de macacos em Santa Catarina e no Paraná. O Paraná soma 40 mortes de macacos infectados por febre amarela este ano. Não existem casos humanos confirmados.

  • A nossa tradição carnavalesca é do cortejo e não do palco plantado
    'A nossa tradição carnavalesca é do cortejo e não do palco plantado'
    Duração: 07min | 23/01/2020

    Flávia Oliveira fala sobre a tensão envolvendo a realização do carnaval do Rio de Janeiro e os movimentos de resistência, com a ocupação das ruas, quadras e da Cidade do Samba. 'A cada ação do setor público na direção de esvaziar a festa você vê reações assertivas das agremiações na direção de ocupar as ruas e de levar cultura, entretenimento e atividade econômica para seus territórios'.

  • China suspende celebrações do ano novo para evitar novos casos de coronavírus
    China suspende celebrações do ano novo para evitar novos casos de coronavírus
    Duração: 09min | 23/01/2020

    Marcelo Lins destaca que a festa é conhecida por promover a maior migração humana do planeta, num curto período de tempo, já que, segundo ele, 20% da população de 1,4 bilhão trabalha nos grandes centros e volta para a zona rural, onde moram, nessa época do ano. Ele destaca que o governo chinês espera conter o avanço do vírus com medidas assertivas, como o isolamento de cidades.

  • Risco ambiental hoje é risco financeiro
    'Risco ambiental hoje é risco financeiro'
    Duração: 07min | 23/01/2020

    Míriam Leitão fala sobre as discussões no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Ela destaca duas vertentes abordadas nessa quarta-feira: economia e comércio e a questão ambiental e sustentabilidade. 'Esse ano sustentabilidade é o centro da discussão'.

  • Minha Mãe é Uma Peça 3 pulveriza recordes
    'Minha Mãe é Uma Peça 3' pulveriza recordes
    Duração: 09min | 23/01/2020

    Filme de Paulo Gustavo se tornou a obra brasileira com a maior arrecadação, com R$ 137 milhões e 5 milhões de habitantes. 'Paulo Gustavo consegue levar as pessoas para qualquer lugar, seja ao teatro ou ao cinema', elogia Dan Stulbach.

  • Paulistão começa com goleada do Palmeiras
    Paulistão começa com goleada do Palmeiras
    Duração: 01min | 23/01/2020

    O Verdão fez 4 a 0 em cima do Ituano fora de casa. Mário Marra destaca a participação do agora zagueiro Felipe Melo, que se mostrou seguro na nova posição. Já o São Paulo, em casa, venceu o Água Santa por 2 a 0. O comentarista afirma que 'são os primeiros passos' do campeonato, por isso, é preciso conter a euforia para não perder a concentração.

  • É possível processar a Cedae por causa das alterações na água?
    É possível processar a Cedae por causa das alterações na água?
    Duração: 05min | 23/01/2020

    André Trigueiro explica o que é preciso comprovar para reclamar contra a Cedae no Procon. Ouça quais são os direitos do consumidor.

  • Não dá pra substituir academia por caminhada
    Não dá pra substituir academia por caminhada
    Duração: 05min | 23/01/2020

    Segundo Marcio Atalla, a musculação ajuda no ganho de massa muscular e complementa o trabalho aeróbico, que visa queimar calorias e diminuir o percentual de gordura. Ele ressalta que o pilates e a hidroginástica também são opções de exercícios que oferecem resistência muscular.

  • Fux passou como um trator por cima do Congresso e por cima do presidente da República
    'Fux passou como um trator por cima do Congresso e por cima do presidente da República'
    Duração: 08min | 23/01/2020

    Wálter Maierovitch analisou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que concedeu liminar suspendendo a entrada em vigor do juiz de garantias. Fux entendeu pela inconstitucionalidade da lei. O ministro suspendeu ainda outras três exigências do pacote anticrime. 'Fux não engole a figura do juiz de garantias'.

  • Como diversificar carteira de investimentos, hoje concentrada em renda fixa?
    'Como diversificar carteira de investimentos, hoje concentrada em renda fixa?'
    Duração: 02min | 23/01/2020

    Segundo Mauro Halfled, fundos multimercados, fundos de ações e fundos imobiliários são as escolhas mais interessantes. Mas ele indica não deixar de ter fundo cambial ou ouro para os momentos de crise do mercado.

  • MPF pode acionar o governo na Justiça se recomendação sobre o Sisu não for acatada
    MPF pode acionar o governo na Justiça se recomendação sobre o Sisu não for acatada
    Duração: 07min | 23/01/2020

    Em entrevista do Jornal da CBN, um dos autores do pedido para que o Inep faça uma nova conferência do gabarito do Enem, o procurador da República e procurador-regional dos Direitos do Cidadão em Minas Gerais, Helder Magno da Silva, disse que muitos estudantes que relataram ao MEC erros na nota não tinham obtido resposta até esta quarta-feira. Por isso, segundo ele, é necessário um prazo maior para inscrição no Sistema de Seleção Unificado para garantir a participação de todos. O procurador disse ainda que a pasta ainda não sinalizou se vai acatar ou não os termos da recomendação do MPF.

Informações: