Um Pulo Em Paris - Adriana Moysés E Silvano Mendes

Sinopse

Direto da redação da Rádio França Internacional em Paris, as novidades e curiosidades de um dos lugares mais visitados do mundo.

Episódios

  • A forma como Trump conduz a crise está afundado o governo e as chances eleitorais dele

    'A forma como Trump conduz a crise está afundado o governo e as chances eleitorais dele'

    10/07/2020 Duração: 09min

    Kennedy Alencar repercute uma pesquisa de opinião realizada nos Estados Unidos que constatou desaprovação da população ao governo de Donald Trump. Sessenta e sete por cento dos entrevistados desaprovam a condução da crise do coronavírus no país, é a taxa mais alta registada até agora. Kennedy explica que 'Trump está se isolando politicamente' e perdeu apoio de eleitores moderados. 'De uma maneira geral a popularidade do Trumo está caindo. Está perdendo terreno para Joe Bidden', diz o comentarista.

  • Pandemia sob controle na França: o que muda no país?

    Pandemia sob controle na França: o que muda no país?

    10/07/2020 Duração: 07min

    A França anunciou o fim do estado de emergência sanitária. Com a medida, o governo podia, entre outros pontos, restringir a liberdade de locomoção. Silvano Mendes conta o que muda agora: 'o governo não pode mais impor o confinamento da população'. A partir de amanhã, estádios de futebol serão reabertos, com, no máximo, cinco mil torcedores. Além disso, tabelamento de preços do álcool gel, por exemplo, chega ao fim.

  • Terraplanismo sanitário de Trump e Bolsonaro explica porque EUA e Brasil têm os maiores números de mortes

    'Terraplanismo sanitário de Trump e Bolsonaro explica porque EUA e Brasil têm os maiores números de mortes'

    03/07/2020 Duração: 13min

    Kennedy Alencar comenta a situação da pandemia nos Estados Unidos e a condução do presidente, Donald Trump. Nas últimas 24h foi registrado o recorde de casos, com mais de 55 mil. O argumento de Trump é que o país tem testado mais e, por isso, mais casos estão sendo observados, mas Kennedy contrapõe: 'a taxa de infecção aumentou proporcionalmente, está se descobrindo mais pessoas doentes'. Ele destaca ainda a falta de uma estratégia nacional e de um líder para conter os efeitos da pandemia. E neste, sábado, dia 4 de julho, é 'Independence Day' nos Estados Unidos, a data mais comemorada pelos americanos. Diante da alta no número de casos, as autoridades pedem que as pessoas evitem aglomerações. Alguns estados fecharam praias, bares e restaurantes.

  • A nova cartada de Macron na França

    A nova cartada de Macron na França

    03/07/2020 Duração: 06min

    Adriana Moysés comenta a decisão do presidente da França Emmanuel Macron de nomear um novo chefe de governo. ‘Um ilustre desconhecido dos franceses, um nome de bastidores. Mas é comum na França isso acontecer após as eleições municipais’. É também um nome mais à esquerda, prioridade do governo na sua segunda etapa.

  • Acordos Mercosul/União Europeia estão longe de ser fechados

    'Acordos Mercosul/União Europeia estão longe de ser fechados'

    02/07/2020 Duração: 20min

    Adriana Carranca comenta o encontro da cúpula do Mercosul, em que Bolsonaro pediu aos líderes do bloco para preparar documento sobre acordo de livre comércio com a União Europeia. 'Esses acordos estão bem longe de ser fechados, em parte por irresponsabilidade do próprio Brasil'. A grande ameaça, ela explica, é o alto índice de desmatamento no Brasil e sua política ambiental em geral.

  • Boicote ao Facebook

    Boicote ao Facebook

    30/06/2020 Duração: 03min

    'Stop Hate For Profit' (Para o Ódio Pelo Lucro), essa é a campanha que empresas estão aderindo para boicotar o Facebook. Unilever, Adidas, Coca-Cola e Ford são exemplos de grandes empresas participantes desta ação. Renan Júlio conta que a intenção é forçar o Facebook a alterar as políticas de controle das postagens, 'o argumento é que a plataforma faz pouco para interferir em discursos de ódio e fake news'. Estima-se que a campanha já afetou uma perda de 56 bilhões de dólares nas ações de Zuckerberg.

  • O Trump está em mau momento, e continua errando

    'O Trump está em mau momento, e continua errando'

    26/06/2020 Duração: 09min

    O candidato do Partido Democrata à disputa presidencial nos EUA Joe Biden disparou em alguns estados frente ao presidente Trump, segundo as pesquisas mais atuais. Para o analista Kennedy Alencar, são estados decisivos e estratégicos, quando se fala em número de delegados. Ele avalia que o presidente Donald Trump está em mau momento, e continua errando, principalmente em relação à forma com que conduz a questão da pandemia.

  • O fator Joe Biden na disputa a presidente nos EUA

    O fator Joe Biden na disputa a presidente nos EUA

    25/06/2020 Duração: 15min

    Adriana Carranca comenta a disputa presidencial dos EUA este ano. ‘O Joe Biden consolidou a liderança na corrida, abrindo 14 pontos de vantagem sobre o presidente Donald Trump’. O atual presidente perdeu muito terreno em função da forma com que conduz a crise sanitária do coronavírus e após o episódio da morte do segurança negro por um policial branco.

  • Trump comete irresponsabilidade sanitária com ingrediente de provocação política

    'Trump comete irresponsabilidade sanitária com ingrediente de provocação política'

    19/06/2020 Duração: 10min

    O presidente dos EUA marcou comício em Tulsa (Oklahoma), o que foi considerado uma ofensa por muitos historiadores e ativistas do movimento negro - além do perigo sanitário, por causa da pandemia. 'Trump já deu declarações racistas e sua resposta aos protestos tem sido vista como racista', diz Kennedy. A cidade foi palco de um massacre de negros e o comício seria feito no feriado que marca o fim da escravidão.

  • A retomada da vida na França

    A retomada da vida na França

    19/06/2020 Duração: 07min

    Silvano Mendes fala da volta das atividades na França após o controle da pandemia no país. A Festa da Música, um dos mais populares eventos culturais dos franceses, acontecerá já no próximo final de semana. Alguns museus também já foram reabertos e a volta dos cinemas já está prevista. A saída de Abraham Weintraub do Ministério da Educação, no Brasil, também foi notícia na imprensa francesa. 'Todos por aqui falam de um personagem político bastante controverso'.

  • Polícia francesa reage com fúria a política de governo contra racismo

    Polícia francesa reage com fúria a política de governo contra racismo

    12/06/2020 Duração: 09min

    Adriana Moysés comenta a reação dos policiais franceses contra a política de tolerância zero anunciada pelo governo contra o racismo na polícia. ‘Eles ficaram furiosos com essa reação do governo Macron. Hoje pela manhã, cerca de 50 carros foram usados por policiais em protestos. Eles jogaram algemas no chão em portas de delegacias e ameaçam parar de trabalhar’.

  • Brasil é o único país do mundo que fala em relaxar um isolamento que nunca fez

    'Brasil é o único país do mundo que fala em relaxar um isolamento que nunca fez'

    11/06/2020 Duração: 20min

    Adriana Carranca destaca que, em países europeus, a adoção de medidas rígidas para conter o coronavírus levou ao controle da doença em menos de dois meses. Já no Brasil, onde autoridades tomaram decisões confusas e sem coordenação, pandemia já se arrasta há três meses, gerando perdas econômicas cada vez maiores. Carranca comenta, ainda, queda na popularidade do presidente dos EUA por causa de protestos antirracistas e dificuldades no combate à pandemia. 'Até mesmo a base de Trump parece estar desembarcando do governo', afirma.

  • O que significa um atleta se manifestar? Por que muitos não se posicionam?

    O que significa um atleta se manifestar? Por que muitos não se posicionam?

    05/06/2020 Duração: 25min

    Sextou, e com direito a ‘Nossa sala convocada em campo’, o novo 'ajuntamento virtual’ da CBN, que mistura comentaristas de vários quadros do Estúdio CBN. Em pauta, música, cultura, esporte e o combate ao racismo, que está mobilizando o mundo todo. Destaque para a performance de atletas de futebol, que, estão se manifestando em relação à morte do segurança George Floyd. Exemplo de destaque, o jogador de basquete Lebron James. Já no Brasil, muitas vezes atletas de futebol se ausentem de debates como este, tão cruciais neste momento.

  • ‘Trump busca não se associar a Bolsonaro para limpar a barra dele’

    ‘Trump busca não se associar a Bolsonaro para limpar a barra dele’

    05/06/2020 Duração: 12min

    Na coluna desta sexta, Kennedy comenta a fala do presidente Donald Trump que comparou a situação dos EUA com a do Brasil em relação ao combate ao coronavírus, insinuando que tomou medidas mais eficazes. ‘Ele tenta vender falsa ideia em relação ao combate à doença. Se tivesse agido melhor, teria poupado muitas mortes. Na comparação, o Bolsonaro conseguiu a façanha de ser pior do que o presidente americano.’ Kennedy comenta, ainda, a onda de protestos e o alto grau de violência policial nos atos nos EUA após a morte do segurança George Floyd.

  • França traça estratégias para enfrentar uma possível segunda onda da pandemia

    França traça estratégias para enfrentar uma possível 'segunda onda' da pandemia

    05/06/2020 Duração: 05min

    Silvano Mendes, da Rádio França Internacional, explica que país conseguiu controlar epidemia de Covid-19 e, aos poucos, vai afrouxando restrições. Agora, as autoridades francesas estudam possíveis cenários de reaparecimento da doença. Mesmo assim, a maioria dos especialistas acredita que uma nova quarentena generalizada não será necessária.

  • Protesto é importante, mas ação só vai vir com consciência política

    'Protesto é importante, mas ação só vai vir com consciência política'

    04/06/2020 Duração: 18min

    Adriana Carranca comentou declaração do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama sobre os protestos antirracistas que vêm ocorrendo em várias cidades após o assassinato de George Floyd por policiais brancos. 'A mobilização tem que ser política', disse. Carranca também criticou a flexibilização do isolamento social em meio ao aumento de casos e mortes por Covid-19 no Brasil.

  • O país está pegando fogo

    'O país está pegando fogo'

    29/05/2020 Duração: 16min

    A pauta do Kennedy Alencar desta sexta-feira não poderia ser diferente. Ele repercute a dramática situação em algumas cidades dos EUA após a morte de George Floyd na cidade de Mineápolis, no estado de Minnesota. ‘O país está pegando fogo. Houve protestos em várias cidades contra a morte. Não era um caso isolado. A diferença é que agora tem um vídeo. Aquilo é uma tortura, um assassinato’.

  • Franceses desejam viver em mundo mais ecológico e focado na produção local pós pandemia

    'Franceses desejam viver em mundo mais ecológico e focado na produção local pós pandemia'

    29/05/2020 Duração: 08min

    Adriana Moisés disse também que a reabertura na França vai ser acompanhada de medidas de isolamento e número limitado de pessoas.

  • A vida retoma aos poucos o seu ritmo na França

    'A vida retoma aos poucos o seu ritmo na França'

    22/05/2020 Duração: 06min

    Silvano Mendes dá um panorama sobre a pandemia na França. Ela disse que o ritmo de contaminação vem perdendo força nos últimos dias’. Ontem, 88 mortes foram registradas. O governo francês anunciou hoje que pretende realizar o segundo turno das eleições municipais, no dia 28 de junho. O pleito deveria ter acontecido em março, mas foi adiado por causa da pandemia. Opositores da decisão do governo alegam que ainda é cedo demais para organizar uma eleição no país.

  • Cloroquina contra Covid-19 não é recomendada por nenhuma organização séria

    Cloroquina contra Covid-19 não é recomendada por nenhuma organização séria

    21/05/2020 Duração: 18min

    A pauta de Adriana Carranca é a controversa defesa que o presidente Bolsonaro faz da cloroquina e como o mundo trata o medicamento. Ela destaca, como tantos analistas vêm fazendo, que o remédio não é recomendado por nenhuma organização séria. Nos EUA, o presidente Donald Trump está tomando, numa medida que vem sendo alvo de críticas. Adriana ainda lembra que, só agora, o Reino Unido está começando amplo teste com uso da cloroquina em 40 mil profissionais de saúde. 'Fazem com os profissionais de saúde porque eles já estão expostos à contaminação.'

página 1 de 2

Informações: