Sinopse

Um time de apaixonados pela capital paulista

Episódios

  • Apoio tecnológico é útil, mas, sozinho, não faz uma escola

    'Apoio tecnológico é útil, mas, sozinho, não faz uma escola'

    07/08/2020 Duração: 02min

    Michel Alcoforado comenta pesquisa Datafolha sobre a situação dos estudantes no estado de São Paulo. De um lado, há um dado positivo, que mostra que São Paulo está na dianteira em relação ao resto do Brasil: 96% dos alunos receberam algum auxílio da secretaria de educação para continuar os estudos. Entretanto, pesquisa também aponta que alunos estão tristes, ansiosos e irritados.

  • São Paulo toma atitudes contrárias ao que se entende por direito à dignidade

    São Paulo toma atitudes contrárias ao que se entende por direito à dignidade

    06/08/2020 Duração: 01min

    Prefeitura tirou pertences de moradores de rua na Zona Norte de São Paulo, desrespeitando à dignidade da pessoa humana, à vida e à cidadania.

  • É a primeira vez em mais de 10 anos que orçamento na cidade de SP vai diminuir

    É a primeira vez em mais de 10 anos que orçamento na cidade de SP vai diminuir

    05/08/2020 Duração: 02min

    Américo Sampaio comenta a aprovação da primeira etapa da Lei de Diretrizes Orçamentárias da cidade de São Paulo para 2021 e alerta que, com o orçamento menor, impactos podem ser extremamente negativos.

  • No turismo, como na vida, a gente não gosta muito do que é fake

    'No turismo, como na vida, a gente não gosta muito do que é fake'

    04/08/2020 Duração: 02min

    Raul Juste Lores defende que precisamos olhar com mais cuidado para os destinos turísticos, como Campos de Jordão. Turismo é fonte de receita e gera empregos. Cidade precisa, urgentemente, ter um calendário de eventos de janeiro à dezembro. Precisa se reinventar e confiar mais na cultura da mantiqueira.

  • Parece que o maior desafio do Brasil é chegar ao século XXI

    'Parece que o maior desafio do Brasil é chegar ao século XXI'

    31/07/2020 Duração: 02min

    Michel Alcoforado comenta os ataques que o youtuber Felipe Neto vem recebendo após ter gravado um vídeo com críticas ao presidente Jair Bolsonaro para um jornal americano. Para o comentarista, o episódio mostra que, no país, 'precisamos voltar ao beabá' para lembrar que a 'liberdade de expressão é um direito e uma conquista dos estados democráticos'.

  • Remoções dobram no segundo trimestre em São Paulo, apesar da pandemia

    Remoções dobram no segundo trimestre em São Paulo, apesar da pandemia

    30/07/2020 Duração: 02min

    Um levantamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP mostrou que houve seis ações para retirar famílias de áreas ocupadas irregularmente entre abril e junho. Valéria Almeida lembra que existe uma orientação do CNJ de evitar remoções no período. 'É um momento em que muita gente também encara uma crise financeira, sem ter condições de arcar com a própria moradia', destaca.

  • Problema no metrô de São Paulo é apenas a ponta de um iceberg grande e complexo

    Problema no metrô de São Paulo é apenas a 'ponta de um iceberg grande e complexo'

    29/07/2020 Duração: 02min

    Para Américo Sampaio, a pandemia revelou uma crise econômica e fiscal que só agora estamos conseguindo enxergar. 'A possibilidade de queda na arrecadação vai impactar em diversas áreas de políticas públicas, e uma delas é a mobilidade urbana', afirmou.

  • Resultado da reforma do Largo do Arouche é muito decepcionante

    Resultado da reforma do Largo do Arouche é 'muito decepcionante'

    28/07/2020 Duração: 02min

    O projeto é de 2017, do então prefeito João Doria, mas o maior problema do local, segundo Rau Juste Flores, não mudou: o da zeladoria. Para o comentarista, outro grande problema é o estado das bancas de flores, que, além de muito mal tratadas, dão de costas para o largo e viram 'mictório' à noite.

  • A recusa em usar máscara é um sinal claro da ostentação de privilégios

    A recusa em usar máscara é um 'sinal claro da ostentação de privilégios'

    24/07/2020 Duração: 02min

    Michel Alcoforado afirma que, em nenhum lugar do mundo, o fato de ser engenheiro civil formado é mais importante do que o título de cidadão, muito menos a toga de desembargador é mais poderosa que duas regras simples: mantenha o distanciamento social e use máscara.

  • Sábado é dia de exaltar a mulher negra

    Sábado é dia de exaltar a mulher negra

    23/07/2020 Duração: 03min

    Valéria Almeida fala da dupla comemoração de 25 de julho, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que lutou por negros e indígenas. Segundo ela, é uma oportunidade de 'pôr luz nas consequências de estruturas históricas que colocam a mulher negra na base da pirâmide social' e lembrar à menina negra que ela 'pode ser tudo o que quiser'.

  • MP que permite repasses para mobilidade urbana tem uma armadilha

    MP que permite repasses para mobilidade urbana tem uma armadilha

    22/07/2020 Duração: 02min

    Auxilio emergencial para o transporte público em estados e municípios está para ser votado nesta quarta-feira no Congresso. A possibilidade de aditamento de contrato preocupara o comentarista Américo Sampaio. Para ele, é prejudicial para o setor que seja feito aditamento neste momento de pandemia.

  • Obras de Gian Carlo Gasperini podem apontar soluções para o pós-pandemia

    Obras de Gian Carlo Gasperini podem apontar soluções para o pós-pandemia

    21/07/2020 Duração: 02min

    Raul Juste Lores destaca, por exemplo, a Galeria Metrópole, com jardim interno aberto e corredores espaçosos. Segundo ele, é um 'lugar onde o distanciamento social é fácil e confortável'. O arquiteto, que foi um dos maiores do Brasil, morreu na semana passada.

  • Antiga distinção entre centro e periferia não dá mais conta de explicar a cidade

    Antiga distinção entre centro e periferia não dá mais conta de explicar a cidade

    17/07/2020 Duração: 02min

    É o que diz uma pesquisa recente do Núcleo de Estudos da Violência da USP. Segundo Michel Alcoforado, os pesquisadores apontam que o desenvolvimento da metrópole colocou em xeque a clássica dicotomia. Ele avalia que isso se revela no avanço da violência policial, que vem sendo registrado nas duas regiões. 'O que realmente importa é se você tem cara de centro ou de periferia', conclui.

  • Dados sobre educação do IBGE levam a reflexão sobre racismo estrutural

    Dados sobre educação do IBGE levam a reflexão sobre racismo estrutural

    16/07/2020 Duração: 02min

    Dos 10 milhões de jovens de 14 a 29 anos que abandonaram os estudos antes de completar a educação básica, 71,7% são negros e pardos. A maioria alega que precisou trabalhar para ajudar em casa. Segundo Valéria Almeida, isso 'corta pela raiz' as possibilidades de transformação da realidade dessa parcela da população.

  • Coronavírus expõe impasse entre passado e futuro na estrutura da saúde de São Paulo

    Coronavírus expõe 'impasse entre passado e futuro' na estrutura da saúde de São Paulo

    15/07/2020 Duração: 02min

    Os leitos de UTI precisam de um nível baixo de ocupação para que o processo de flexibilização do isolamento social na cidade de São Paulo avance, mas isso revela a subutilização desse recurso, que poderia estar sendo direcionado para cirurgias eletivas, analisa Américo Sampaio.

  • Como você quer ser lembrado depois da pandemia?

    Como você quer ser lembrado depois da pandemia?

    14/07/2020 Duração: 02min

    Raul Jus Loures comenta que os governantes do Brasil estão no caminho para repetir os erros de Donald Trump no combate à Covid-19. 'Tem tanta gente queimando sua reputação', disse.

  • Não tem brisa no rosto ou cheiro de mato que acabe com o amor por São Paulo

    Não tem brisa no rosto ou cheiro de mato que acabe com o amor por São Paulo

    10/07/2020 Duração: 03min

    Com a pandemia de coronavírus, muita gente foi para o interior e litoral, diante da impossibilidade do encontro com a cidade. Segundo Michel Alcoforado, uma pesquisa mostrou um aumento de 340% na procura por imóveis a 100 quilômetros da capital, mas segundo ele, esse fenômeno é passageiro.

  • Anvisa revoga as restrições para LGBTI+ doarem sangue

    Anvisa revoga as restrições para LGBTI+ doarem sangue

    09/07/2020 Duração: 02min

    Valéria Almeida lembra, no entanto, que essa atitude não parte de uma decisão consciente do governo federal, mas é uma 'obediência tardia' ao STF, que, em maio, considerou essa proibição inconstitucional. Para ela, a antiga regra mostra como o preconceito se sobrepõe ao valor da vida no país.

  • Antes de alterar a Lei de Zoneamento, é necessário debate público profundo

    Antes de alterar a Lei de Zoneamento, é necessário 'debate público profundo'

    08/07/2020 Duração: 02min

    Segundo Américo Sampaio, a medida está prevista no Plano Emergencial de Ativação Econômica, que deve ser votado nesta quarta-feira na Câmara Municipal. Para o comentarista, no entanto, esse não é o melhor momento para isso, porque a cidade vive um momento de emergência. Ele avalia que políticas estruturantes não devem ser modificadas quando não há possibilidade de discussão.

  • Numa cidade tão desigual quanto São Paulo, o espaço também é desigual

    Numa cidade tão desigual quanto São Paulo, o espaço também é desigual

    07/07/2020 Duração: 02min

    Raul Juste Lores desmistifica a ideia de que a capital paulista é 'cheia demais' e, por isso, é hora de deixá-la para trás. Ele destaca que Paris, Barcelona e Buenos Aires, por exemplo, são bem mais densas que São Paulo. Segundo Lores, os lugares mais cheios, na realidade, ficam nas periferias, que são horizontais, e não no Centro, onde há mais prédios.

página 1 de 2

Informações: