Dia A Dia Da Economia - Míriam Leitão

Sinopse

Análise diária dos principais fatos da economia com uma das mais importantes e influentes jornalistas do país.

Episódios

  • Sem mexer na taxa de juros, BC precisa dizer que sabe tamanho da encrenca

    'Sem mexer na taxa de juros, BC precisa dizer que sabe tamanho da encrenca'

    28/10/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão analisou a tendência da taxa básica de juros ser mantida pelo Banco Central. A comentarista afirmou que as incertezas políticas e econômicas que envolvem o Brasil dificulta uma previsão de recuperação econômica a curto e médio prazo. 'Governo tende a achar que a culpa da instabilidade é do Congresso, que por sua vez, não acha que é o problema', disse Míriam.

  • Não é engrenagem política que impede privatizações, é visão ambígua do governo

    Não é engrenagem política que impede privatizações, é 'visão ambígua' do governo

    28/10/2020 Duração: 07min

    Miriam Leitão fala sobre a declaração do ministro Paulo Guedes, que disse que a engrenagem política não tem permitido privatizações. Já Rodrigo Maia afirmou que é o governo que tem que se mobilizar. Comentarista avalia que o ministro quer privatizar, mas o presidente não. 'Governo não se empenha', diz.

  • Sítuação da dívida pública brasileira já estava ruim. E piorou com a pandemia

    Sítuação da dívida pública brasileira já estava ruim. E piorou com a pandemia

    27/10/2020 Duração: 06min

    Dívida pública brasileira já vinha em alta e, com gastos para controle da pandemia, subiu ainda mais e se aproxima de 100% do PIB. Míriam Leitão destaca que, comparado com os países emergentes, o Brasil é quem está se saindo pior, de acordo com o FMI. A favor do Brasil, tem o fato de que a maioria da dívida brasileira é em real e que estamos com o custo da dívida muito mais baixo do que em outros momentos do país.

  • O tempo todo, Bolsonaro mostra desconhecer dinâmica do funcionamento democrático

    'O tempo todo, Bolsonaro mostra desconhecer dinâmica do funcionamento democrático'

    27/10/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão critica a fala do presidente, que afirmou que 'juiz não pode decidir se você vai ou não tomar vacina'. Comentarista destaca que o direito individual não é ilimitado e o que cada um faz com sua saúde não pode afetar o outro. No contexto da pandemia, uma pessoa que não se vacina e tem comportamento desrespeitoso em relação a normas sanitárias, coloca em risco outras pessoas. Além disso, não cabe a Bolsonaro dizer o que a Justiça deve ou não fazer. É o contrário.

  • Salles implodiu mecanismo de doação internacional pela preservação da Amazônia

    'Salles implodiu mecanismo de doação internacional pela preservação da Amazônia'

    26/10/2020 Duração: 09min

    Míriam Leitão falou sobre a declaração do ministro do Clima e Meio Ambiente da Noruega sobre a manutenção do Fundo Amazônia. Sveinung Rotevatn disse que o Brasil precisa dar sinais claros de que a ilegalidade não será tolerada na região para que a doação continue. A comentarista disse o Brasil desenvolveu esse mecanismo para receber ajuda internacional e o governo atual acabou com os acordos.

  • Estudo mostra que falta dinheiro para investimentos nas cidades e isso é problema grave

    Estudo mostra que falta dinheiro para investimentos nas cidades e isso 'é problema grave'

    26/10/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão comenta reportagem do jornal O Globo que mostra que gastos com salários e pensões deixam capitais como Rio e São Paulo sem fôlego para investir. Comentarista destaca que os gastos previdenciários têm subido e afirma que há algumas vantagens que servidores não deveriam ter, como o "auxílio esposa", que é pago em São Paulo. Ela defende que é importante cobrar dos candidatos a prefeito como os investimentos serão feitos. 'Não é para aceitar conversa de candidato que oferece mundos e fundos e não promete fazer ajustes nas contas do município', diz.

  • Semana ruim principalmente pelo chilique de Bolsonaro contra vacina para Covid-19

    'Semana ruim principalmente pelo chilique de Bolsonaro contra vacina para Covid-19'

    23/10/2020 Duração: 08min

    Míriam Leitão analisou os principais acontecimentos na política brasileira nesta semana. A comentarista acredita que o resultado foi negativo por causa da posição do presidente contra a vacina chinesa, da falta de atitude do Senado em relação ao caso de dinheiro na cueca de Chico Rodrigues e pela sabatina de Kassio Nunes para vaga no Supremo Tribunal Federal.

  • Ministro Ernesto Araújo é um desvio no Itamaraty

    Ministro Ernesto Araújo 'é um desvio no Itamaraty'

    23/10/2020 Duração: 08min

    Míriam Leitão critica o discurso do ministro de Relações Exteriores em formatura de diplomatas. Ela destaca que Ernesto Araújo fez duas coisas absurdas. A primeira foi comemorar o fato do Brasil ser "pária". E a segunda foi ele ter criticado João Cabral de Melo Neto. A comentarista exalta o trabalho do poeta e diz e diz desejar que "os jovens que se formaram ontem não aprendam essa visão de mundo pequena, tacanha e medíocre do ministro Ernesto Araújo".

  • Interromper combate a incêndios é mais uma artimanha de Ricardo Salles

    Interromper combate a incêndios é 'mais uma artimanha de Ricardo Salles'

    22/10/2020 Duração: 07min

    Miriam Leitão destaca que o ministro do Meio Ambiente não avisou o Ministério da Economia que faltavam recursos para o Ibama e decidiu interromper o trabalho dos brigadistas. Foi "mais uma irresponsabilidade de Salles", avalia. Comentarista destaca que ao longo do ano ele mostrou como brinca com o orçamento e fez vários tipos de ações para sabotar trabalhos de proteção. "Mais uma vez, Bolsonaro escolheu um ministro para destruir e não construir".

  • Critério de escolha foi tomar uma tubaína com o presidente

    'Critério de escolha foi tomar uma tubaína com o presidente'

    22/10/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão fala como foi a sabatina de Kássio Nunes Marques, aprovado para a vaga de Celso de Mello no STF. Ela diz que os senadores acharam que ele era o menos pior nas opções de Bolsonaro. Kássio não foi confrontado e ainda apelou para religião para agradar a parcela evangélica dos parlamentares.

  • Toda essa crise é causada pela politização da saúde pelo Governo Federal

    'Toda essa crise é causada pela politização da saúde pelo Governo Federal'

    21/10/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão falou sobre a atitude do presidente Jair Bolsonaro em vetar a compra da vacina chinesa contra o novo coronavírus, que foi anunciada pelo ministro da Saúde. A comentarista afirmou que o governo tratou o vírus como algo ideológico. 'Bolsonaro errou o tempo todo durante a pandemia', disse Míriam Leitão.

  • Estamos morrendo, e o presidente só pensa em 2022

    'Estamos morrendo, e o presidente só pensa em 2022'

    21/10/2020 Duração: 06min

    Bolsonaro desautorizou o ministro da Saúde e disse que o Brasil não vai comprar doses da vacina produzida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan. Para Míriam Leitão, a decisão foi tomada porque o presidente está mais preocupado com a disputa com o governador de São Paulo, João Doria, e com a esquerda do que com a vida dos brasileiros. 'É mais um atentado do presidente contra a saúde pública', afirma.

  • Preocupação do Governo Trump é que Brasil não faça negócios com China na área de tecnologia

    Preocupação do Governo Trump é que Brasil não faça negócios com China na área de tecnologia

    20/10/2020 Duração: 09min

    Míriam Leitão fala sobre os acordos assinados entre Brasil x EUA. Ela destaca que não é um acordo comercial, e sim para redução de burocracia. Entretanto, o acordo foi um pretexto para os EUA passarem recado para que Brasil não faça negócios na área de equipamentos de telecomunicação de 5G com a China. E isso tem várias complicações e reflexos.

  • Tudo está errado no caso Chico Rodrigues

    'Tudo está errado' no caso Chico Rodrigues

    20/10/2020 Duração: 05min

    Míriam Leitão fala sobre o caso do senador que foi encontrado com R$ 33 mil na cueca e destaca que há muitas falhas do Senado em relação a ele. A começar pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, que permanece em silêncio sobre o caso. Além disso, Conselho de Ética deu desculpa esfarrapada. Fora a desculpa apresentada pelo próprio Chico Rodrigues, "que ofende nossa inteligência". "A sequência dos efeitos é toda muito ruim para as instituições e para a democracia brasileira", diz.

  • A má distribuição dos focos inflacionários prejudica a renda dos mais pobres

    'A má distribuição dos focos inflacionários prejudica a renda dos mais pobres'

    19/10/2020 Duração: 06min

    Míriam Leitão explicou o perigo da má distribuição da inflação no país para pessoas de baixa renda. A alta taxa nos alimentos faz com que essa população seja mais prejudicada por gastar mais com esse setor da economia. 'Parece que o PIB está melhorando, mas está só ficando menos pior', afirmou a comentarista.

  • Ao mentir para a ONU, governo brasileiro usa o Estado contra a liberdade de expressão

    Ao mentir para a ONU, governo brasileiro usa o Estado contra a liberdade de expressão

    19/10/2020 Duração: 07min

    Reportagem do jornal 'O Estado de S.Paulo' mostrou que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, enviou agentes secretos para a Conferência do Clima em Madri com o objetivo de monitorar 'maus brasileiros'. Para Míriam Leitão, Heleno repete práticas do regime militar contra liberdades democráticas e quebra regras diplomáticas. 'A ditadura nunca saiu do conjunto de convicções e crenças do general Heleno', afirma.

  • Semana teve dinheiro em cueca bolsonarista e briga no STF

    Semana teve dinheiro em cueca bolsonarista e briga no STF

    16/10/2020 Duração: 07min

    Míriam leitão faz um resumo dos acontecimentos políticos e econômicos da semana. O então vice-líder do governo no Senado foi encontrado com R$ 33 mil na cueca. E isso acontece em um momento preocupante porque há um enfraquecimento dos órgãos de controle. Comentarista fala ainda sobre o indicador de atividade do Banco Central, os dados de serviços, a pesquisa especial do IBGE de desemprego e o conflito no Supremo envolvendo o caso de André do Rap.

  • Corrupção permanece, e órgãos de controle estão sendo enfraquecidos

    Corrupção permanece, e órgãos de controle estão sendo enfraquecidos

    16/10/2020 Duração: 07min

    Míriam Leitão fala sobre o caso do senador Chico Rodrigues, que foi flagrado com R$ 33 mil na cueca. Ela destaca que esse caso chega em um momento em que os órgãos de controle tem sido enfraquecidos. Comentarista avalia que, o que se viu neste episódio é como a corrupção permanece "e, portanto, sociedade brasileira precisa permanecer vigilante, com todos os órgãos de controle trabalhando muito para combater esse mal que permanece entre nós".

  • Crescimento econômico é desigual e insuficiente para recuperar níveis pré-pandemia

    Crescimento econômico é 'desigual' e 'insuficiente' para recuperar níveis pré-pandemia

    15/10/2020 Duração: 05min

    Segundo Míriam Leitão, apesar da quarta alta mensal seguida, a 'prévia' do PIB decepcionou o mercado, que esperava avanço de 1,6% em vez de 1,06%, como informou o Banco Central. Além disso, no ano, o índice acumula uma contração de 5,4%, o que, diz a comentarista, mostra que o país vive uma 'dupla temperatura, com melhora de um mês para o outro, mas piora na comparação com 2019. Míriam lembra ainda que o ministro Paulo Guedes falou em recuperação vertiginosa, mas o que acontece é uma recuperação que 'surpreendeu positivamente' e ainda gera apreensão.

  • O senador, ao invés de ser o relator, resolveu ser o defensor

    'O senador, ao invés de ser o relator, resolveu ser o defensor'

    15/10/2020 Duração: 07min

    O senador Eduardo Braga produziu um relatório para ser apresentado na sabatina de Kassio Marques no Senado a favor do indicado. No texto, o parlamentar defendeu não haver inconsistências no currículo do desembargador, além de promover elogios a sua pessoa. 'Eduardo Braga, o invés de ser o relator de uma indicação, resolveu ser um defensor, e defensor com teses completamente esdrúxulas', critica Míriam Leitão. A comentarista questionou o papel da Casa Legislativa para aprovação da nomeação: 'se é só para carimbar quem precisa passar por lá é só um ritual proforma?'.

página 1 de 2

Informações: