Papo com Juremir Machado

Papo com Juremir Machado

Sinopse

Podcast com comentários políticos e sociais do colunista do Correio do Povo Juremir Machado da Silva. Novos episódios todos os finais de semana.

Episódios

  • Leite argumenta à jornalistas pacote de reformas
    Leite argumenta à jornalistas pacote de reformas
    Duração: 03min | 28/11/2019

    O governador do Rio Grande do Sul apresentou, nesta quinta-feira, dados técnicos à jornalistas no Palácio Piratini. Leite argumentou pontos do pacote de reformas que propõe à Assembleia. Pacote este que desagrada também os deputados da base, que pedem mais tempo para analisar e discutir escolhas. Entre jornalistas, o governador também criticou os servidores do Cpers, dizendo que sindicalistas distorcem informações sobre governo. Leite garantiu que categoria não será afetada por medidas.

  • Dia decisivo para o ex-presidente Lula
    Dia decisivo para o ex-presidente Lula
    Duração: 03min | 27/11/2019

    O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) julga o caso do sítio de Atibaia. Ainda que Lula tenha cumprido pena o suficiente em relação ao caso do tripléx do Guarujá, para continuar em liberdade, ou pelo menos em regime semi-aberto; a situação é preocupante para o ex-presidente. Neste novo caso, há a possibilidade de condenação e, consequentemente, do retorno ao regime fechado. A Lava Jato pede o aumento da pena enquanto a defesa pede a absolvição. O caso ainda pode retornar a primeira instância. "Tudo se decide hoje no TRF-4, que precisa manter uma postura independente, isenta, neutra, consistente, clara e sem nenhum comprometimento político", destaca Juremir Machado da Silva.

  • O ministro que vive com a cabeça no mundo da lua
    O ministro que vive com a cabeça no mundo da lua
    Duração: 03min | 26/11/2019

    O paraíso chileno desandou. "Não se assustem se alguém pedir o AI-5", disse o ministro da economia Paulo Guedes, recentemente em viagem aos Estados Unidos da América. Uma manifestação que mostra um claro desapreço pelo democracia, durante uma declaração na embaixada brasileira em Washington em que parecia defender o estado democrático. Disse também que Lula ao sair da prisão convocou o povo a ir às ruas para protestar cotra as reformas, e que isso gera reações como a do filho do presidente o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que também fez declarações sobre o AI-5. Mas o ministro não parece compreender como a democracia funciona, nem mesmo gostar dela, chamar as pessoas as ruas faz parte do processo democrático e não deve resultar em qualquer tipo de dispositvo ditatorial.

  • Final de semana agitado na América latina
    Final de semana agitado na América latina
    Duração: 03min | 25/11/2019

    O final de semana contou com fortes emoções, no futebol e na política. O Flamengo se consagrou campeão da Libertadores no sábado (23) e, no domingo (24), foi campeão brasileiro sem sequer entrar em campo. A eleição no Uruguai foi marcada por uma disputa apertada entre os candidatos Luis Lacalle Pou (Partido Nacional) e Daniel Martínez (Frente Amplio) e, embora a apuração siga sem resultados definitivos até quinta-feira, a vantagem por uma pequena margem é de Lacalle Pou. Segundo informações, a contagem definitiva dependerá dos chamados votos observados, votos de pessoas idosas com incapacidade física de locomoção e outras restrições, e esses votos precisam de checagem especial. Em um pleito disputadíssimo, as eleições no Uruguai não são marcadas por extremismo, mas por uma disputa ao centro.

  • Excludente de ilicitude: atire primeiro, pergunte depois
    Excludente de ilicitude: atire primeiro, pergunte depois
    Duração: 03min | 22/11/2019

    O presidente Jair Bolsonaro encaminhou ao Congresso projeto de lei que amplia o conceito de excludende de ilicitude, previsto no Código Penal, para agentes de Segurança Pública em operações. Para o colunista Juremir Machado da Silva, na prática, trata-se uma proposta que autoriza as polícias a atirar primeiro e perguntar o nome depois, como em certos filmes de faroreste. "Lembrando que no faroeste a legítima defesa precisava ser sinalizada, já na proposta de Bolsonaro, basta ser considerado suspeito e poderá levar chumbo", ressalta o jornalista no podcast.

  • A falta de criatividade dos governos compromete a maior parcela dos servidores públicos
    A falta de criatividade dos governos compromete a maior parcela dos servidores públicos
    Duração: 03min | 21/11/2019

    Há muito tempo a imaginação abandonou os governantes. Não surgem novos projetos que criem desenvolvimento, reformas trabalhistas retiram direitos e reduzem salários a média prazo. Diminuindo ganho de funcionários e consequentemente o número de serviços prestados, as soluções limitam-se a privatizações, terceirizações e na exclusão do estado de responsabilidades. O funcionalismo público tornou-se inimigo, os principais prestadores de serviço como professores e policiais civis ganham pouco e vão ganhar menos ainda com as reformas que vem sendo aprovadas.

  • O racismo no Brasil está cada vez mais explícito, violento e descarado
    O racismo no Brasil está cada vez mais explícito, violento e descarado
    Duração: 03min | 20/11/2019

    Não somos um país de um racismo diferente, mas sim um país com um racismo explícito. Nesta semana, dois parlamentares fizeram manifestações abertamente racistas na Câmara dos Deputados em Brasília. O Coronel Tadeu rasgou uma charge que considerou ofensiva a corporação policial, enquanto Daniel Silveira (PSL-RJ) afirmou que há mais negros no crime. Há muito o que fazer no Brasil em termos de combate ao racismo, presente nas escolas, nos estádios, na Câmara dos Deputados. Os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) só escancaram o evidente. A desigualdade no Brasil tem cor.

  • Um partido para chamar de seu
    Um partido para chamar de seu
    Duração: 02min | 19/11/2019

    Bolsonaro resolveu criar um novo partido, como se já não tivéssemos fartura de partidos atualmente no país. O PSL tinha dono e Bolsonaro não quer dividir com ninguém, por isso resolveu fazer o que todos fazem, abrir a sua própria sigla. Assim é o Brasil, desde que Cabral chegou por aqui tomando o território dos índios, o Brasil tem sido um país de parentes.

  • Quem vai pagar o pato?
    Quem vai pagar o pato?
    Duração: 02min | 18/11/2019

    O Governo do Estado com suas razões diz que não tem mais dinheiro. Explica que ou se fazem as reformas ou não se poderá cumprir com os seus compromissos. Ao longo do tempo governos administraram mal e o país acabou tomando decisões controversas. Chegou a hora de fazer o ajuste de contas e ele não será feito com a União, que está quebrada, mas com quem vai pagar o pato: O funcionarismo.

  • Quem vai pagar a conta?
    Quem vai pagar a conta?
    Duração: 02min | 14/11/2019

    Era uma vez um país onde o Governo Federal resolveu facilitar as exportações isentando os exportadores do pagamento de ICMS. Ao longo do tempo, os estados foram ficando endividados, passando a dever cada vez mais ao Governo Federal, que por sua vez cobrava juros extorsivos. Em algum momento os juros foram negociados, mas a dívida acumulada já era gigantesca. A somar com a má administração, os estados acabaram quebrados.

  • Eduardo Leite irá ouvir o rugido das ruas
    Eduardo Leite irá ouvir o rugido das ruas
    Duração: 02min | 14/11/2019

    Após meses de parcelamentos emendados um mês após o outro, o Rio Grande do Sul vai começar a ouvir o famoso "rugido das ruas". Sobre os intermináveis atrasos de salários, as explicações virão e já são conhecidas: o Estado não tem meios, precisa-se fazer uma renegociação com a união e mesmo assim não daria. Seria preciso cortar fundo na própria carne.

  • O Brasil entrou em nova fase
    O Brasil entrou em nova fase
    Duração: 02min | 12/11/2019

    O congresso nacional vai tentar atropelar a constituição. O artigo 5º das garantias de direitos fundamentais não é passível de modificação por emenda constitucional. Não se pode alterar a constituição mudando o código de processo penal, até porque a constituição é a lei maior. Como se poderia resolver o problema mudando uma lei menor? O caminho para resolver isso é bem simples, o STF julga com mais solenidade os recursos extraordinários e faz as sentenças transitarem em julgado.

  • De convulsão em convulsão
    De convulsão em convulsão
    Duração: 02min | 11/11/2019

    Em países de direita e esquerda entranhas são reviradas por todas as partes. Evo Morales renunciou na Bolívia. Renúncia ou golpe? Golpe ou reação a uma frade eleitoral? A América do Sul ainda não conseguiu resolver os seus problemas básicos, dentre o maior deles, a desigualdade.

  • Deu a lógica no STF
    Deu a lógica no STF
    Duração: 03min | 08/11/2019

    Prevaleceu a Constituição Federal. O ministro Celso de Mello alfabetizou quem não queria ler direito. Ninguém será considerado culpado até o trânsito injulgado de sentença penal condenatória. E assim se decide o destino de um homem e o destino de uma Nação.

  • A cultura vem sendo jogada de lado, mas para qual deles?
    A cultura vem sendo jogada de lado, mas para qual deles?
    Duração: 03min | 07/11/2019

    A cultura incomoda e porque incomoda ela vai sendo jogada de um lado para outro. A direita nunca soube o que fazer da cultura como organismo promotor de políticas públicas. Agora, o governo decidiu que ela ficaria melhor encaixada no Ministério do Turismo, sob comando de Marcelo Álvaro Antônio. 

  • IBGE revela o Brasil da miséria
    IBGE revela o Brasil da miséria
    Duração: 03min | 06/11/2019

    O IBGE revelou que de 2015 até então, um milhão de pessoas por ano desceu a linha da miséria. Um Brasil movido a crescimentos econômicos restritos, enquanto a elite dirigente não encontra soluções para que uma parcela considerável da população possa viver com dignidade.

  • Governo que parcela não pode exigir pagamento em cota única
    Governo que parcela não pode exigir pagamento em cota única
    Duração: 03min | 05/11/2019

    O Governo do Estado do Rio Grande do Sul havia tomado a decisão de que o pagamento do IPVA acontecesse sem chance de parcelamento. Um governo que parcela salários não tem condição de exigir pagamento do quer que seja de uma vez só; o rolo foi grande. O governo precisa arrecadar e quer fazer isso de qualquer jeito, mas de qualquer jeito, não vai.

  • Agora vai... ou não?
    Agora vai... ou não?
    Duração: 03min | 04/11/2019

    Ainda faltam quatro votos para sair a decisão sobre a questão da prisão em segunda instância. Entre eles está o voto do presidente da Corte, ministro Dias Toffoli. Ele já adiantou que uma coisa é o voto de ministro, outra o de presidente da Corte. Logo, a decisão não será estritamente jurídica, mas acima de tudo, política.

  • Frases inocentes ou balão de ensaio?
    Frases inocentes ou balão de ensaio?
    Duração: 02min | 01/11/2019

    Nunca se ouviu tanta besteira em tão pouco tempo de governo. É uma frase absurda por dia. O método é sempre o mesmo: diz, sofre a pressão e depois recua.

  • Código ambiental
    Código ambiental
    Duração: 03min | 31/10/2019

    A justiça bloqueou a tramitação em urgência do projeto de reforma do código ambiental do Rio Grande do Sul. Não é ela quem vai dizer qual código se deve adotar, mas vamos com calma.

  • Tropicália desvairada
    Tropicália desvairada
    Duração: 04min | 30/10/2019

    O mistério está instalado. A investigação corria em segredo de justiça, mas vazou e a mídia divulgou. O país que se perguntava quem matou Marielle, agora se pergunta porque o suspeito teria dito que queria entrar para ir a casa do deputado Jair Bolsonaro.

  • Bolsonaro está fazendo mimimi?
    Bolsonaro está fazendo mimimi?
    Duração: 02min | 29/10/2019

    Ele pensava poder se cercar de países com governos de direita mas o cenário é outro. O Brasil se tornará uma ilha de direita cercado de países de esquerda ou vai esperar que o Chile se recupere?

  • América Latina e suas chagas
    América Latina e suas chagas
    Duração: 03min | 28/10/2019

    A América Latina continua com suas chagas, seus dilemas, seus conflitos, suas contradições e seus ciclos. Para muitos o ciclo Neoliberal seria eterno, mas também ele começou a fazer águas. Não é de duvidar que dentro de algum tempo o Brasil seja uma ilha.

  • A frase do ano
    A frase do ano
    Duração: 03min | 25/10/2019

    O STF é o guardião do texto constitucional, não o seu autor. A frase é simples, é óbvia, é contundente e é verdadeira.  Rosa Weber com tranquilidade, clareza e até com modéstia, escreveu o que certamente será lembrado como a frase do ano de 2019.

  • O Brasil está estranho
    O Brasil está estranho
    Duração: 03min | 24/10/2019

    Primeiro, o Ministério Público pede a progressão de regime do ex-presidente Lula para o semiaberto e o principal interessado recusou. Agora, o Ministério Público Federal está pedindo ao TRF4 a anulação da condenação de Lula na ação do Sítio de Atibaia. De recuo em recuo, talvez um dia se chegue a um ponto de equilíbrio, mas que está estranho, estranho está.

  • Expondo as vísceras de um partido
    Expondo as vísceras de um partido
    Duração: 03min | 22/10/2019

    A guerra dentro do PSL está trazendo a tona verdades, que até agora, os envolvidos teriam preferido manter secretas. Uma guerra que expõe as vísceras de um partido surgido do nada, tornado em uma potência e que poderá voltar ao nada em breve, deixando para trás um rastro de irregularidades.

  • Paraíso chileno
    Paraíso chileno
    Duração: 02min | 21/10/2019

    O paraíso neoliberal chileno desabou. Para quem sempre acompanhou a vida chilena, sabia que um dia ou outro a explosão aconteceria. Não é atoa que o próprio presidente do país disse que se tratava de uma panela de pressão.

  • O incendiário
    O incendiário
    Duração: 03min | 18/10/2019

    O incendiário deputado Delegado Waldir, que afirma ter uma gravação que seria capaz de implodir o governo de Jair Bolsonaro, intensificou a crise no partido do presidente. As chamas atingiram também Joice Hasselmann. Segundo ela, a traição seria o modus operandi do governo. As traições estão vindo de todos os lados, mas e a tal gravação implosiva? O Brasil quer saber.

  • Convulsão social e a democracia
    Convulsão social e a democracia
    Duração: 03min | 17/10/2019

    Muitas informações surgiram após o anúncio do julgamento a respeito do tema da prisão em segunda instância. As informações nem sempre são verdadeiras. Diante disso, os processos já começaram com polêmicas. Dessa vez, General Villas Bôas deu sua sugestão ao STF na tomada de decisão.

  • Prisão após segunda instância
    Prisão após segunda instância
    Duração: 03min | 16/10/2019

    Depois de voltas e reviravoltas, o STF começa a decidir a questão da prisão depois da segunda instância de modo definitivo. Bem, definitivo não existe, mas pelo menos para longo prazo.

  • Professores: A alma de uma nação
    Professores: A alma de uma nação
    Duração: 03min | 15/10/2019

    Professores são tudo. O que recebem? Muito pouco. O que podem esperar? Quase nada.

  • Causar distração e mostrar serviço
    Causar distração e mostrar serviço
    Duração: 03min | 14/10/2019

    Quando a crise tudo devastava, era calculado o que podia distrair a população ao mesmo tempo que se mostrava serviço. Foi um plano bem calculado, só não era esperado um hacker no meio do caminho. Santos Lima já tem sua frase, quem sabe um dia ela poderá até mesmo ser colocada em sua lápide.

  • Não se pode confundir autor e obra
    Não se pode confundir autor e obra
    Duração: 03min | 11/10/2019

    No reino da arte não se pode confundir autor e obra, há autores revolucionários esteticamente que eram reacionários ideologicamente. Assim foi, de Olga Tokarczuk a Peter Handke, entre os vencedores do Prêmio Nobel de Literatura 2019.

  • Um brasileiro para o Nobel da Paz
    Um brasileiro para o Nobel da Paz
    Duração: 03min | 10/10/2019

    O que o ganhador do Nobel da Paz representa? O jogo está jogado e as cartas estão na mesa. A decisão, a ser divulgada nesta sexta-feira, será dificílima, pois não será pacífica.

  • Chico Buarque, Camões e a ideologia presidencial
    Chico Buarque, Camões e a ideologia presidencial
    Duração: 02min | 09/10/2019

    Parece difícil falar de outra coisa em um país dominado pelas afirmações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro. Agora, ele sinalizou que até 2026 irá assinar o diploma concedido a Chico Buarque, no Prêmio Camões, dando entender que até lá, ele pretende ser presidente da república.  Estaria o presidente já em campanha? Resta saber se o país lhe dará um segundo mandato, sabendo que para ele a ideologia está acima de qualquer coisa, até mesmo de um homem que tem comprovado sua competência estética.

  • Moro, quem te viu, quem te vê
    Moro, quem te viu, quem te vê
    Duração: 03min | 08/10/2019

    Então juiz, Sérgio Moro considerava o crime de caixa 2 pior do que o de enriquecimento ilícito. Agora no poder, como ministro, perdoou Onyx Lorenzoni, nada disse sobre o caso Queiroz e defende Bolsonaro no caso do laranjal do ministro do turismo.

  • Sílvio Santos, Felipe Neto e a esquerda
    Sílvio Santos, Felipe Neto e a esquerda
    Duração: 04min | 07/10/2019

    Reascendeu-se uma velha polêmica: o poder de Silvio Santos na sua televisão. Felipe Neto, hoje um paladino da esquerda, criticou a atitude do dono do baú. E aí ficamos: de um lado a má influência de Silvio Santos, do outro a má influência um tanto infantiloide de Felipe Neto.

  • Um povo pobre em um país rico
    Um povo pobre em um país rico
    Duração: 03min | 04/10/2019

    De acordo com o IBGE deste ano, 2,7% das famílias concentram 20% de toda a renda brasileira - esses ganham em média 40 mil reais. O restante padece. Os mais pobre tem apenas 5,5% dos rendimentos nacionais e 23,9% das famílias brasileiras vivem com até 2 salários mínimos. Não somos o país do futuro e nem do passado. Somos o país do presente desigual. 

  • A montanha de dinheiro do Judiciário
    A montanha de dinheiro do Judiciário
    Duração: 03min | 03/10/2019

    O Judiciário gaúcho tem cerca de R$ 1 bilhão no fundo de reaparelhamento. R$ 1 bilhão que não está utilizando. Não há projeto para usá-lo. Enquanto isso, o Executivo está descoberto. Em outras palavras: o salário do professor, do brigadiano e do agente de saúde estão parcelados, ou seja, atrasados, e o Judiciário está sentado em cima de uma fortuna.

  • Turbulências no céu de brigadeiro do governo
    Turbulências no céu de brigadeiro do governo
    Duração: 03min | 02/10/2019

    O governo Bolsonaro sofreu uma importante derrota no Senado na aprovação da Reforma da Previdência. Parecia impossível. O governo navegava em céu de brigadeiro. Mas aconteceu o imprevisto.

  • Vereador preso e Lula (meio) livre
    Vereador preso e Lula (meio) livre
    Duração: 03min | 01/10/2019

    Política e Justiça andam juntas. Em Porto Alegre, vereador foi preso. Em Curitiba, Lula não quer ser solto. 

  • Janot de Santo Cristo
    Janot de Santo Cristo
    Duração: 14min | 01/10/2019

    No país do bang-bang, do Faroeste de Caboclo e do Sertanejo Universitário, o procurador da república Rodrigo Janot entrou armado na Suprema Corte para matar o ministro Gilmar Medes

  • Amazônia em Chamas
    Amazônia em Chamas
    Duração: 04min | 24/08/2019

    Como andaria a visão dos países europeus para o Brasil, com todos os olhos voltados para nossa atual situação ambiental?

  • Martín Fierro
    Martín Fierro
    Duração: 04min | 17/08/2019

    Fierro era racista? Racista era o seu tempo? Confira no Papo Com Juremir Machado da Silva

Informações: