93fm

93fm

Sinopse

A busca pela novidades em um mundo que muda constantemente ,a 93 FM trás sua plataforma online para que seu público interaja com a rádio.E para que os anunciantes da emissora tenham informações reais e sermos mais assertivos nas divulgações.A plataforma do ouvinte é uma novidade exclusiva que lançamos no mercado, aonde esta integrado com nosso aplicativo para todos os dispositivos móveis.Além das redes sociais e site.Tudo isso esta integrado com nossa plataforma, nela extrairmos informações sobre nosso público.

Episódios

  • Câncer De Tireoide
    Câncer De Tireoide
    Duração: 01min | 24/10/2019

    O câncer da tireoide é o mais comum da região da cabeça e pescoço e afeta três vezes mais as mulheres do que os homens. Pela mais recente estimativa brasileira realizada em 2018, é o quinto tumor mais frequente em mulheres nas regiões Sudeste e Nordeste, isso sem considerar o câncer de pele não-melanoma. A presença de um nódulo na tireoide, glândula localizada na região anterior baixa do pescoço,normalmente não é indicação de câncer. Entretanto, a ocorrência de nódulo tireoidiano em pacientes com história de irradiação prévia do pescoço, ou seja. que já foram submetidos à radioterapia, ou história familiar de câncer da tireoide é considerado suspeito. Em alguns casos mais avançados, além da rouquidão, sintomas compressivos e até mesmo sensação de falta de ar e dificuldade em engolir alimentos podem ser sintomas sugestivos de malignidade diante de uma massa localizada na tireoide.

  • Dicas Para Acabar Com O Estresse
    Dicas Para Acabar Com O Estresse
    Duração: 01min | 23/10/2019

    Para identificar suas verdadeiras fontes de estresse, olhe de perto para seus hábitos, atitudes e desculpas. Às vezes ignoramos os sentimentos, pensamentos ou comportamentos que são indutores de estresse. Calcule o tempo necessário para cada tarefa e dê prioridade às mais importantes. Cuidar de si próprio é uma necessidade. Reserve um tempo para se divertir e relaxar, você vai conseguir lidar melhor com as dificuldades. Você pode aumentar sua resistência ao estresse cuidando da saúde física, ou seja, faça caminhadas, vá ao parque, brinque com seus filhos. O tratamento é simples e os cuidados após o diagnóstico com algumas pequenas práticas, como alimentar-se melhor, rir mais, dormir melhor, entre outras, ajudam a amenizar o estresse do dia a dia.

  • Sintomas Do Estresse
    Sintomas Do Estresse
    Duração: 01min | 22/10/2019

    No episódio de ontem falamos sobre o estresse. Continuando nosso assunto, ele pode ser associado a momentos importantes e significativos na vida pessoal e profissional sendo desencadeado por situações diversas. Geralmente está associado a situações que estão conectadas a sentimentos de expectativa ou podendo ainda estar ligado a outras doenças como síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo. Pode também aparecer em decorrência de algum efeito colateral de tratamentos medicamentosos. Sentimentos de estresse e ansiedade são comuns também em pessoas que se sentem deprimidas e tristes. O estado de tensão mexe com o funcionamento do nosso organismo. A alta liberação de hormônios como a adrenalina e cortisol provocam instabilidade elevando a pressão sanguínea e batimentos cardíacos podendo provocar um infarto ou AVC. Alguns medicamentos podem provocar ou piorar os sintomas de estresse, além do uso de produtos com cafeína, drogas, álcool e tabaco. Quando essas sensações ocorrem com frequência, a pessoa pod

  • Estresse
    Estresse
    Duração: 01min | 21/10/2019

    O estresse é um sentimento normal. Seu excesso é que se torna um fator de risco para o desencadeamento de doenças cardiovasculares. Caracterizado por sensações de medo, desconforto, preocupação, irritação, frustração, indignação, nervoso, mas sabia que a causa para o estresse muitas vezes pode ser desconhecida? De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o indivíduo estressado pode apresentar ritmo cardíaco acelerado, arritmia, tremores, tontura, suor excessivo e respiração acelerada. Pode também apresentar constipações intestinais, necessidade frequente de urinar, boca seca e problemas para engolir. Procure um médico se esses e outros sintomas surgirem e estiverem lhe causando preocupação. Além do mais, estes não são sinais exclusivos de estresse, mas sim de problemas de saúde mais graves.

  • Alimentos Com Vitamina D
    Alimentos Com Vitamina D
    Duração: 01min | 18/10/2019

    A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é através da exposição solar. Pode ser encontrada ainda em alguns poucos alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade. A vitamina D é um hormônio que regula a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino. É responsável pela saúde de nossos ossos, e tem um papel importante na força muscular. No coração, tem influência no controle das contrações do músculo cardíaco, importante no bombeamento de sangue para o corpo. Estudos iniciais indicam que a vitamina D poderia auxiliar na prevenção de diversos tipos de câncer, já que atua no processo de diferenciação celular, evitando o aparecimento de células cancerosas.

  • Vitamina D
    Vitamina D
    Duração: 01min | 17/10/2019

    A vitamina D é um pró-hormônio relevante em importantes fases da saúde da mulher. Ela é essencial para um crescimento saudável na infância, dado que previne o raquitismo. Já na adolescência o seu equilíbrio no organismo contribui para a prevenção da Síndrome dos Ovários Policísticos, endometriose e infertilidade. No período mais lindo da mulher, a gestação, a vitamina D é responsável por prevenir a diabetes gestacional, baixo peso fetal e complicações de parto. E no fim da vida fértil da mulher, a menopausa, tem papel fundamental na manutenção dos níveis normais de cálcio e fósforo no sangue. As nutricionistas enfatizam que a vitamina D deve ser consumida dentro das quantidades recomendadas por faixa etária e a suplementação feita de acordo com a necessidade. Desta forma, assim como o exame não é indicado para a população em geral, a suplementação generalizada de vitamina D também não é. Por isso procure um profissional que te auxilie da melhor forma possível.

  • Colesterol alto
    Colesterol alto
    Duração: 01min | 16/10/2019

    Já falamos que o Colesterol alto pode ser muito prejudicial para a nossa saúde. Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade, idade, gênero, diabetes e o que pode ser considerado mais grave, o sedentarismo. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta já que 30% do colesterol do nosso organismo é proveniente na nossa alimentação. As gorduras, sobretudo as saturadas, presentes em alimentos de origem animal, contribuem para a elevação do colesterol sanguíneo. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e grãos evita o aumento do colesterol. A prática de exercícios físicos que auxilia na diminuição do estresse e não fumar são muito bem vindas nesse auxílio. Em muitos casos está indicado o uso contínuo de medicamentos.

  • Tratamento do câncer de pele
    Tratamento do câncer de pele
    Duração: 01min | 15/10/2019

    Todos os casos de câncer de pele devem ser diagnosticados e tratados precocemente, inclusive os de baixa letalidade, que podem provocar lesões mutilantes ou desfigurantes em áreas expostas do corpo. Isso causa muito sofrimento aos pacientes. Felizmente, há diversas opções terapêuticas para o tratamento do câncer da pele não-melanoma. O tratamento escolhido varia conforme o tipo e a extensão da doença, mas, normalmente, a maior parte dos carcinomas basocelulares ou espinocelulares pode ser tratada com procedimentos simples como a remoção do tumor com um bisturi, raspagem da lesão com cureta, enquanto um bisturi elétrico destrói as células cancerígenas, congelamento do tumor com nitrogênio líquido, cirurgia a laser, entre outras técnicas. Mas para evitar qualquer tipo de problema, o uso do protetor solar é essencial e a visita ao seu dermatologista também.

  • Jornal da 93 (edição dia 14 de outubro de 2019)
    Jornal da 93 (edição dia 14 de outubro de 2019)
    Duração: 39min | 14/10/2019

    16 prêmios são sorteados no final da Campanha Deu a Louca no Comércio Governador confirma início de construção de escola em Sinop Informações policiais e outras

  • Câncer de pele
    Câncer de pele
    Duração: 01min | 11/10/2019

    O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem a letalidade baixa, porém, seus números são muito altos. A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer. Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares. Mais raro e letal que os carcinomas. O tipo mais agressivo de câncer de pele é o melanoma. O câncer de pele pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Assim, conhecer bem a pele e saber em quais regiões existem pintas, faz toda a diferença na hora de detectar qualquer irregularidade. Somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele.

  • Outubro rosa: Tratamento do câncer de mama
    Outubro rosa: Tratamento do câncer de mama
    Duração: 01min | 11/10/2019

    Muitos avanços relacionados ao tratamento do câncer de mama vem ocorrendo nas últimas décadas. Atualmente existe muito mais conhecimento sobre as variadas formas de apresentação da doença e diversas terapêuticas estão disponíveis. O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e também do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases, ou seja, quando o câncer já se espalhou para outros órgãos, o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida da pessoa. É por isso que não só nesse outubro rosa, mas durante todo o ano, é muito importante que a mulher procure o médico e faça seus exames.

  • Câncer de mama: Tratamento
    Câncer de mama: Tratamento
    Duração: 01min | 10/10/2019

    Muitos avanços relacionados ao tratamento do câncer de mama vem ocorrendo nas últimas décadas. Atualmente existe muito mais conhecimento sobre as variadas formas de apresentação da doença e diversas terapêuticas estão disponíveis. O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra e também do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica. Quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. No caso de a doença já possuir metástases, ou seja, quando o câncer já se espalhou para outros órgãos, o tratamento busca prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida da pessoa. É por isso que não só nesse outubro rosa, mas durante todo o ano, é muito importante que a mulher procure o médico e faça seus exames.

  • Outubro rosa: Diagnóstico do câncer de mama
    Outubro rosa: Diagnóstico do câncer de mama
    Duração: 01min | 10/10/2019

    Um nódulo, ou outro sintoma suspeito nas mamas, deve ser investigado para confirmar se é ou não um câncer de mama. Para essa investigação, além do exame clínico das mamas, os exames de imagem podem ser recomendados, como: mamografia, ultrassonografia ou ressonância magnética. A confirmação diagnóstica só é feita por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio da extração por agulha, ou de uma pequena cirurgia. O material retirado é analisado pelo patologista para a definição do diagnóstico. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde o SUS.

  • Outubro rosa: O Câncer de Mama
    Outubro rosa: O Câncer de Mama
    Duração: 01min | 09/10/2019

    O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, e neste sentido forma o tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. Esses comportamentos distintos se devem as características próprias de cada tumor. O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e também no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%.

  • Outubro rosa: Saiba os tipo de Diabetes
    Outubro rosa: Saiba os tipo de Diabetes
    Duração: 01min | 08/10/2019

    No episódio de ontem nós falamos um pouco sobre o Diabetes. Mas você sabe que existem 2 tipos da doença? Nós temos o tipo 1, que geralmente aparece na infância ou adolescência, mas pode ser diagnosticado em adultos também. Pessoas com parentes próximos que têm ou tiveram a doença devem fazer exames regularmente para acompanhar a glicose no sangue. Dependendo da gravidade, pode ser controlado com atividade física e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de insulina e/ou outros medicamentos para controlar a glicose. O diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não aproveita adequadamente a insulina produzida. A causa do diabetes do tipo 2 está diretamente relacionada ao sobrepeso, sedentarismo, triglicerídeos elevados, hipertensão, além de hábitos alimentares inadequados. Por isso, é essencial manter acompanhamento médico para tratar, também, dessas outras doenças, que podem aparecer junto com o diabetes.

  • Jornal da 93 (edição 07 de outubro de 2019)
    Jornal da 93 (edição 07 de outubro de 2019)
    Duração: 36min | 07/10/2019

    Saiba tudo o que foi notícia no jornal da 93 desta segunda-feira (7)

  • Outubro Rosa: Diabetes
    Outubro Rosa: Diabetes
    Duração: 01min | 07/10/2019

    Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, que é o hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose, ou seja, o açúcar, o transformando em energia para a manutenção das células do nosso organismo. O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar até à morte. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população nacional.

  • Outubro Rosa: Tratamento Câncer do colo do útero
    Outubro Rosa: Tratamento Câncer do colo do útero
    Duração: 01min | 04/10/2019

    Nesse início do Outubro Rosa nós estamos falando sobre o Câncer do Colo do útero, e mesmo com todos os cuidados, a realização do exame que é o Papanicolau e a vacinação, quando diagnosticado esse tipo de câncer, o tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico especialiZado. Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estágio de evolução da doença, do tamanho do tumor, além de fatores pessoais, como idade da paciente e o desejo de ter filhos. Se confirmada a presença de lesão precursora, ela poderá ser tratada a nível ambulatorial, por meio de uma eletrocirurgia. É por isso que na dúvida procure o seu médico e faça seus exames periodicamente.

  • Outubro Rosa: Vacinação HPV
    Outubro Rosa: Vacinação HPV
    Duração: 01min | 03/10/2019

    Ontem nós falamos sobre o Câncer do Colo do Útero e que ele tem cura em quase todos os casos, isso se as consultas forem feitas rotineiramente. Mas você sabia que o Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal no ano de 2014 a vacina tetravalente contra o HPV para meninas de 9 a 13 anos? Já em 2017, o Ministério estendeu a vacina para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Essa vacina protege contra os tipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. A vacinação e a realização do papanicolau se complementam como ações de prevenção desse tipo de câncer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem nos 25 anos, deverão fazer o exame preventivo periodicamente, pois a vacina não protege contra todos os tipos oncogênicos do HPV.

  • Jornal da 93 (edição dia 2 de outubro de 2019)
    Jornal da 93 (edição dia 2 de outubro de 2019)
    Duração: 42min | 02/10/2019

    Refis em Sinop começa e população pode quitar dívidas com 100% de desconto Procon fará palestras nas escolas sobre consumo consciente e alunos podem doar brinquedos para crianças carentes Festa de Nossa Senhora aparecida será na semana que vem e ingressos para almoço já são vendidos E ainda, as informações da polícia

  • Jornal da 93 (edição 1º de outubro de 2019)
    Jornal da 93 (edição 1º de outubro de 2019)
    Duração: 34min | 02/10/2019

    Ouça na íntegra o Jornal da 93

  • Outubro Rosa: Câncer do Colo do útero
    Outubro Rosa: Câncer do Colo do útero
    Duração: 01min | 02/10/2019

    Você sabia que o câncer do colo do útero, também é chamado de câncer cervical, e é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV, que são chamados de tipos oncogênicos. Pois é, a infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo, muito conhecido pelas mulheres como Papanicolau. Uma informação muito tranquilizadora é que esse tipo de câncer tem cura em quase todos os casos. Por isso faça suas consultas frequentemente.

  • Jornal da 93 (Episódio dia 23 de setembro de 2019)
    Jornal da 93 (Episódio dia 23 de setembro de 2019)
    Duração: 36min | 23/09/2019

    Duas pessoas morrem e oito ficam feridas em grave acidente perto do aeroporto Filho é preso por suspeita de partipação no assassinato do pai Jovem morre atropelado por carreta na BR-163 Prefeita lança obra de duplicação da Avenida Bruno Martini e ainda outras informações policiais com Edinaldo Lobo

  • Jornal da 93 (Edição dia 18 de setembro)
    Jornal da 93 (Edição dia 18 de setembro)
    Duração: 38min | 18/09/2019

    Avião que caiu em Guarantã do Norte não tinha permissão para voar à noite MT irá receber mais de R$23 milhões da Lava Jato para combate a queimadas Informações policiais e mais

  • Jornal da 93 (Edição dia 11 de setembro)
    Jornal da 93 (Edição dia 11 de setembro)
    Duração: 51min | 11/09/2019

    Projeto sobre a venda de estádio é alterado Corpo de Homem é encontrado em estrada que dá acesso a Cláudia

  • Jornal da 93 (Edição dia 10 de setembro)
    Jornal da 93 (Edição dia 10 de setembro)
    Duração: 41min | 10/09/2019

    Corpo de menino que desapareceu em rio de Sorriso é encontrado Motorista morre em acidente na BR-163 Procon Mirim é lançado com o objetivo de orientar crianças sobre consumo consciente Informações policiais

  • Jornal da 93 ( Edição dia 9 de setembro)
    Jornal da 93 ( Edição dia 9 de setembro)
    Duração: 35min | 10/09/2019

    Ouça o Jornal

  • Jornal da 93 ( Dia 2 de agosto de 2019)
    Jornal da 93 ( Dia 2 de agosto de 2019)
    Duração: 35min | 02/09/2019

    Unesin se oficializa e elege 1º presidente Jogos Olímpicos marcam início do Celebra Sinop Motorista morre após carreta tombar na BR-163 Motoqueiro morre após bater de frente com outra moto

  • Jornal da 93 (edição de 26 de agosto de 2019)
    Jornal da 93 (edição de 26 de agosto de 2019)
    Duração: 35min | 26/08/2019

    Homem é assassinado com tiro no olho dentro de casa Bandido leva "facãozada" durante tentativa de assalto em chácara Empresário confessa assassinato de mulher e deve responder por 2 crimes

  • Projeto Casa Limpa
    Projeto Casa Limpa
    Duração: 01min | 21/08/2019

    Um grupo de pescadores criou o Projeto Casa Limpa, que visa a limpeza do rio Teles Pires, na região norte de Mato Grosso, e a 5ª edição será nesta neste domingo (25). Um dos organizadores, Márcio Bággio, explica um pouco sobre o projeto.

  • Operação “Abafa Amazônia”
    Operação “Abafa Amazônia”
    Duração: 02min | 20/08/2019

    A operação “Abafa Amazônia”, de combate aos incêndios da região médio norte de Mato Grosso, foi deflagrada na tarde desta segunda-feira (19), na Base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em Sorriso. 

  • Bolsa de Chicago (20 de agosto - manhã)
    Bolsa de Chicago (20 de agosto - manhã)
    Duração: 01min | 20/08/2019

    Saiba como deve ser a Bolsa de Chicago hoje

  • Prefeita Rosana Martinelli sobre Posto Avançado dos Bombeiros
    Prefeita Rosana Martinelli sobre Posto Avançado dos Bombeiros
    Duração: 04min | 14/08/2019

    A prefeitura de Sinop fez a doação de um terreno para a construção de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros. 

  • Coronel Giovani Eggers, sobre Posto Avançado
    Coronel Giovani Eggers, sobre Posto Avançado
    Duração: 01min | 14/08/2019

    O Coronel do Corpo de Bombeiros de Sinop, Giovani Eggers, fala sobre a implantação do Posto Avançado que será construído próximo ao cemitério.

  • Bolsa de Chicago ( 14 de agosto - manhã)
    Bolsa de Chicago ( 14 de agosto - manhã)
    Duração: 01min | 14/08/2019

    Saiba qual a previsão para a Bolsa de Chicago

  • Jornal da 93 ( 13 de agosto)
    Jornal da 93 ( 13 de agosto)
    Duração: 36min | 13/08/2019

    Ouça as notícias que foram destaques no jornal da 93

  • Bolsa de Chicago (13-08 Tarde)
    Bolsa de Chicago (13-08 Tarde)
    Duração: 03min | 13/08/2019

    Saiba como ficou a cotação da Bolsa de Chicago

  • Bolsa de Chicago (Manhã)
    Bolsa de Chicago (Manhã)
    Duração: 01min | 12/08/2019

    Saiba qual a previsão para a bolsa de Chicago

  • Jararaca de 1,5 metros é encontrada em comércio
    Jararaca de 1,5 metros é encontrada em comércio
    Duração: 02min | 07/08/2019

     Uma cobra foi encontrada dentro de uma empresa de alimentos em Sorriso nessa segunda-feira (5). De acordo com o Corpo de Bombeiros, a Jararaca tinha pouco mais de 1,5 metros. Felizmente nenhuma pessoa foi atacada pelo réptil. Os bombeiros capturaram a serpente e levaram para a equipe da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que soltou ela em uma região de mata.  

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 41min | 01/08/2019

    APÓS 24 ANOS IDOSO CONFESSA ASSASSINATO DE ESPOSA E DÁ DETALHES DO CRIME EDITAL DA FERROGRÃO DEVE SER LANÇADO AINDA EM 2019 DIZ MINISTRO BILLY DAL BOSCO DEIXA SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SINTEP ALEGA QUE GREVE SÓ TERMINA QUANDO GOVERNO APRESENTAR PROPOSTA GOVERNO PUBLICA LEI DOS INCENTIVOS FISCAIS

  • Bolsa de Chicago (Manhã)
    Bolsa de Chicago (Manhã)
    Duração: 02min | 01/08/2019

    Saiba como deve ficar  a Bolsa de Chicago para hoje

  • Bolsa de Chicago (Tarde)
    Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 30/07/2019

    Saiba como ficou a Bolsa nesta terça-feira

  • Bolsa de Chicago (Manhã)
    Bolsa de Chicago (Manhã)
    Duração: 01min | 29/07/2019

    Saiba qual a previsão para a Bolsa de Chicago nesta segunda-feira (29)

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 33min | 29/07/2019

    Integrante de facção é assassinado com tiro na cabeça Produtor rural cunhado de vereador morre em acidente Bandidos morrem em troca de tiros com PM Menores são apreendidas com 500 kg de maconha

  • Prefeita lança edital de PPP para Casa do Parto
    Prefeita lança edital de PPP para Casa do Parto
    Duração: 07min | 25/07/2019

     A Prefeitura de Sinop, por meio do Conselho Municipal Gestor do Programa de Parcerias Público – Privadas (PPP/Sinop), lançou chamamento público direcionado a pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, individualmente ou em grupo econômico, para Procedimento de Manifestação de Interesse para a realização de Estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Jurídica visando à estruturação do Projeto de Parceria Público-Privada para a “Casa do Parto – Hospital Materno-Infantil de Sinop/MT”. A consolidação desse projeto engloba uma das bandeiras da gestão da prefeita Rosana Martinelli. 

  • Santa Casa volta a atender no dia 29
    Santa Casa volta a atender no dia 29
    Duração: 02min | 24/07/2019

    Os atendimentos para a população mato-grossense na Santa Casa de Cuiabá terão início na próxima segunda-feira, dia 29 de julho. O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes durante inauguração das instalações da unidade, na manhã desta terça-feira (23), com a presença do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. 

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 41min | 24/07/2019

    Hospital Regional suspende tratamento de Diálise por falta de pagamento Santa Casa de Cuiabá começa a atender na segunda-feira Mãe tenta entrar na cadeia com celulares no meio de farofa para entregar ao filho e acaba presa Pescadores salvam macaco que se afogava no Teles Pires

  • Bolsa de Chicago (manhã)
    Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 24/07/2019

    Saiba qual a previsão para a bolsa de Chicago

  • Loja pega fogo após curto circuito
    Loja pega fogo após curto circuito
    Duração: 01min | 23/07/2019

    .

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 39min | 23/07/2019

    Radares começam a ser instalados em Sinop Loja pega fogo após curto circuito Carro capota e pega fogo na BR-163 Presidente deve fazer novo corte de R$ 2,5 bilhões

  • Bolsonaro anuncia noco corte bilionário
    Bolsonaro anuncia noco corte bilionário
    Duração: 56s | 22/07/2019

      Depois de revisar para baixo a expectativa de crescimento da economia neste ano, o Ministério da Economia anunciou nesta segunda-feira (22) um novo bloqueio de gastos de R$ 2,5 bilhão no orçamento deste ano. O objetivo da área econômica, ao conter despesas na peça orçamentária, é tentar atingir a meta de um déficit primário (despesas maiores do que receitas, sem contar juros da dívida pública) de até R$ 139 bilhões fixada para este ano.

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 32min | 22/07/2019

    Caminhoneiro é assassinado a tiros por colega Bandido morre em troca de tiros com PM Mais de 500 proprietários de terrenos baldios são autuados por má conservação

  • Primos são presos com 88 tabletes de maconha
    Primos são presos com 88 tabletes de maconha
    Duração: 01min | 19/07/2019

     Dois primos foram presos com 88 tabletes de maconha em Rondonópolis nessa quarta-feira (17). O jovem foi identificado como João Victor de Araújo Mendes e tem 21 anos. Já a mulher tem 26 e se chama Poliana de Oliveira Silva. 

  • Delegado fala sobre criança que foi estuprada e morta
    Delegado fala sobre criança que foi estuprada e morta
    Duração: 07min | 19/07/2019

    O delegado André Ribeiro, de Sorriso, concedeu uma coletiva de imprensa e falou sobre o estupro e o assassinato da criança de 8 anos.

  • Secretário de Obras fala sobre paliativos em estradas de Sinop
    Secretário de Obras fala sobre paliativos em estradas de Sinop
    Duração: 04min | 19/07/2019

    O secretário de Obras de Sinop, Daniel Brolese, aponta os paliativos que devem ser feitos nas estradas vicinais de Sinop.

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 36min | 19/07/2019

    Criança de 8 anos é estuprada e assassinada por vizinho Primos são presos com 88 tabletes de maconha Pasta base de cocaína avaliada em F$ 40 mil é apreendida  Secretário fala sobre paliativos em estradas vicinais de Sinop

  • Bolsa de Chicago (Manhã)
    Bolsa de Chicago (Manhã)
    Duração: 01min | 18/07/2019

    Saiba qual a previsão para hoje

  • Bolsa de Chicago (Tarde)
    Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 18/07/2019

    Saiba como ficaram as cotações para hoje

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 31min | 18/07/2019

    Homem morre carbonizado em fazenda Medicamentos abortivos são apreendidos em ônibus que viria para Sinop Operação contra o tráfico de drogas é deflagrada em Marcelândia Silo rompe e mata aves soterradas

  • Diretor do Prodeurbs de Sinop sobre obras na estrada Jacinta
    Diretor do Prodeurbs de Sinop sobre obras na estrada Jacinta
    Duração: 02min | 16/07/2019

    Diretor da Prodeurbs de Sinop explica investimentos para obras de drenagem e asfalto na estrada Jacinta.

  • Prefeita Rosana Martinelli confirma drenagem na estrada Jacinta
    Prefeita Rosana Martinelli confirma drenagem na estrada Jacinta
    Duração: 03min | 16/07/2019

    A prefeita Rosana Martinelli confirmou, na manhã desta terça-feira, 16/07, a realização de obras de drenagem de águas pluviais na Estrada Jacinta. Durante reunião no Paço Municipal, com a presença de vereadores, secretários municipais e empresários do ramo imobiliário, a gestora informou que o município lançará o processo licitatório para a escolha da empresa responsável pelo serviço e, a partir da definição, espera iniciar o trabalho em até dois meses. 

  • Especialista em trânsito, Benhur Carvalho, fala sobre situação de Sinop
    Especialista em trânsito, Benhur Carvalho, fala sobre situação de Sinop
    Duração: 30min | 16/07/2019

    O especialista em trânsito, Benhur Carvalho, esteve no Manhã 93 para falar sobre a situação do trãnsito em Sinop.

  • Bolsa de Chicago (Manhã)
    Bolsa de Chicago (Manhã)
    Duração: 01min | 16/07/2019

    Saiba a previsão da Bolsa de Chicago para esta terça-feira (16).

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 37min | 16/07/2019

    Comerciante é assassinado dentro de mercearia Carreta carregada com bois tomba na BR-163 Recesso na Câmara de Vereadores de Sinop começa nesta terça-feira Três são detidos por furto de relógios avaliados em R$ 70 mil Menor é apreendido com 20 kg de maconha Reforma da Previdência já gera discussão no Senado

  • Bolsa de Chicago
    Bolsa de Chicago
    Duração: 03min | 15/07/2019

    Acompanhe a cotação da Bolsa de Chicago

  • jornal da 93
    jornal da 93
    Duração: 32min | 15/07/2019

    Confira as manchetes desta edição Mulher invade palco e empurra Padre Marcelo Rossi Jovem morre após troca de tiros com PM 2º Turno da Reforma da Previdência será em agosto Mulheres morrem em acidente de trânsito neste fim de semana

  • 2º turno da Reforma da Previdência
    2º turno da Reforma da Previdência
    Duração: 01min | 15/07/2019

     A votação do segundo turno da reforma da Previdência ficou para o segundo semestre, depois do recesso parlamentar. Com as mudanças propostas, a economia vai ser menor que o previsto pelo governo. Confira a reportagem do correspondente Paulo Otaran

  • Fórum sobre o turismo na região norte de MT
    Fórum sobre o turismo na região norte de MT
    Duração: 02min | 12/07/2019

    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Billy Dal Bosco, fala sobre o evento que será realizado neste sábado (13).

  • Prefeita Rosana Martinelli recebe moradores do bairro Novo Jardim
    Prefeita Rosana Martinelli recebe moradores do bairro Novo Jardim
    Duração: 02min | 12/07/2019

    Os moradores do bairro Novo Jardim trancaram um rua nesta semana e protestaram pedindo asfalto. A chefe do executivo municipal recebeu os moradores

  • Mulher é presa com droga dentro de pote de Nutella
    Mulher é presa com droga dentro de pote de Nutella
    Duração: 01min | 12/07/2019

    A irmã de um detento do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS), foi presa ao tentar entrar com uma porção de droga que estava escondida dentro de um pote de Nutella. Saiba os detalhes na matéria

  • Homem de sucesso: Norival Curado
    Homem de sucesso: Norival Curado
    Duração: 26min | 11/07/2019

    Conheça a história de Norival Curado

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 32min | 11/07/2019

    Convênio para construção do novo Fórum de Sinop é assinado Menor queima 60% do corpo ao acender fogareira improvisada Mais de 110 kg de pasta base de cocaína é apreendido pela Polícia Federal

  • Entrevista sobre oncologia e Hospital do Amor
    Entrevista sobre oncologia e Hospital do Amor
    Duração: 38min | 10/07/2019

    A Pediatra e Hematologista/Oncologista Pediátrica, Dr Anna Letícia Yanai fala sobre o câncer infantil e expectativa do Hospital do Amor em Sinop.  

  • Bolsa de Chicago (manhã)
    Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 10/07/2019

    Saiba a expectativa da Bolsa de Chicago para esta quarta-feira (10)

  • Jornal da 93
    Jornal da 93
    Duração: 33min | 10/07/2019

    Homem que matou ex-mulher com tiro no rosto se mata ao receber ordem da polícia Caso de raiva bovina é identificado em Sorriso Moradores trancam rua e exigem construção de asfalto

  • Episode 569: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 569: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 03min | 11/06/2019
  • Episode 568: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 568: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 11/06/2019
  • Episode 567: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 567: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 03min | 10/06/2019
  • Episode 566: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 566: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 10/06/2019
  • Episode 565: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 565: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 07/06/2019
  • Episode 564: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 564: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 06/06/2019
  • Episode 563: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 563: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 06/06/2019
  • Episode 562: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 562: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 17min | 06/06/2019
  • Episode 561: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 561: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 04/06/2019
  • Episode 560: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 560: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 03/06/2019
  • Episode 559: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 559: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 03/06/2019
  • Episode 558: Jornal da 93: Dia Livre de Impostos
    Episode 558: Jornal da 93: Dia Livre de Impostos
    Duração: 17min | 30/05/2019
  • Episode 556: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 556: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 29/05/2019
  • Episode 557: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 557: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 29/05/2019
  • Episode 555: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 555: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 03min | 28/05/2019
  • Episode 553: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 553: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 28/05/2019
  • Episode 554: Entrevista Ícaro Severo sobre Verba Indenizatória
    Episode 554: Entrevista Ícaro Severo sobre Verba Indenizatória
    Duração: 29min | 28/05/2019

    Desde abril de 2013 os vereadores de Sinop recebem uma verba indenizatória no valor de R$ 5 mil, contudo, os parlamentares não têm a obrigação de comprovarem com o que esse dinheiro é gasto. Atualmente são 15 vereadores. Calculando o montante que já foi repassado aos vereadores, de abril de 2013 até abril de 2019, esse número chega na casa dos R$ 5,4 milhões, sem a necessidade de apresentar comprovação. Nessa linha, o vereador Francio Severo (PSDB) protocolou, extra pauta, na sessão ordinária do dia 20, um Projeto de Lei pedindo a revogação da Lei nº 1.794/2013 que instituiu a verba indenizatória dos vereadores de Sinop. Conforme o vereador destacou na tribuna, o Controle Interno da Câmara já realizou dois apontamentos à Presidência e Secretaria Geral da Casa – um em fevereiro de 2018 e outro em fevereiro de 2019 – alertando para a necessidade de adequação da lei e prestação de contas da verba indenizatória. O parlamentar estave no Jornal da 93 na manhã desta terça-feira (28) para falar sobre o tema. Ele

  • Episode 552: Tenente Welvis Corpo de Bombeiros SE
    Episode 552: Tenente Welvis Corpo de Bombeiros SE
    Duração: 48s | 27/05/2019
  • Episode 550: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 550: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 24/05/2019
  • Episode 549: Jornal da 93: Entrevista com deputado Federal José Medeiros
    Episode 549: Jornal da 93: Entrevista com deputado Federal José Medeiros
    Duração: 35min | 24/05/2019
  • Episode 548: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 548: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 09min | 24/05/2019

    100 kg de maconha são apreendidos em Sinop 27 kg de maconha são apreendidos em Lucas do Rio Verde

  • Episode 546: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 546: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 09min | 22/05/2019

    Ednaldo Lobo traz as informações policiais.

  • Episode 547: Secretário de Trânsito fala sobre mudanças
    Episode 547: Secretário de Trânsito fala sobre mudanças
    Duração: 25min | 22/05/2019

    Implantação de semáforos Fechamento de ruas e avenidas Implantação dos redutores de velocidade

  • Episode 543: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 543: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 21/05/2019
  • Episode 544: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 544: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 32min | 21/05/2019

    Entre os destaques da edição desta terça-feira (21) Jovem desaparece em rio após colisão entre barcos Servidores da educação aprovam greve a partir de segunda-feira Vereador protocola projeto que extingue verba indenizatória além de outras informações policiais.

  • Episode 545: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 545: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 09min | 21/05/2019

    Confira as principais informações do setor policial com o Ednaldo Lobo

  • Episode 542: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 542: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 03min | 20/05/2019
  • Episode 541: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 541: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 20/05/2019
  • Episode 540: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 540: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 15/05/2019
  • Episode 532: Prefeita Rosana Martinelli confirma UBS e ambulância para Gleba Mercedes
    Episode 532: Prefeita Rosana Martinelli confirma UBS e ambulância para Gleba Mercedes
    Duração: 01min | 15/05/2019
  • Episode 539: Gerente de Operação Rota do Oeste, Wilson Ferreira sobre unidades de resgate
    Episode 539: Gerente de Operação Rota do Oeste, Wilson Ferreira sobre unidades de resgate
    Duração: 02min | 15/05/2019
  • Episode 531: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 531: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 22min | 15/05/2019
  • Episode 529: Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 529: Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 14/05/2019
  • Episode 530: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 530: Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 03min | 13/05/2019
  • Episode 528: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 528: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 14min | 10/05/2019
  • Episode 527: Plantão policial
    Episode 527: Plantão policial
    Duração: 13min | 08/05/2019

    Acompanhe as principais informações policiais do setor policial com Ednaldo Lobo

  • Episode 525: Jornal da 93: Entrevista José Milton
    Episode 525: Jornal da 93: Entrevista José Milton
    Duração: 08min | 03/05/2019
  • Episode 523: Jornal da 93 sem entrevistas
    Episode 523: Jornal da 93 sem entrevistas
    Duração: 25min | 03/05/2019
  • Episode 526: Jornal da 93: Entrevista José Milton
    Episode 526: Jornal da 93: Entrevista José Milton
    Duração: 01min | 03/05/2019
  • Episode 524: Jornal da 93: Entrevista Benhur Carvalho
    Episode 524: Jornal da 93: Entrevista Benhur Carvalho
    Duração: 15min | 03/05/2019
  • Episode 522: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 522: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 11min | 30/04/2019
  • Episode 521: Jornal da 93: Parte 2
    Episode 521: Jornal da 93: Parte 2
    Duração: 25min | 30/04/2019

    Motorista é preso após oferecer dinheiro para policial Sine oferece workshop gratuito sobre recolocação no mercado de trabalho Homem morre eletrocutado em fazenda Bandidos invadem lan house, levam dinheiro e moto Prefeita se reune com Ministério Público para cobrar providências do Estado em relação a saúde e mais

  • Episode 520: Jornal da 93: Parte 1
    Episode 520: Jornal da 93: Parte 1
    Duração: 17min | 30/04/2019

    Motorista é preso após oferecer dinheiro para policial Sine oferece workshop gratuito sobre recolocação no mercado de trabalho Homem morre eletrocutado em fazenda Bandidos invadem lan house, levam dinheiro e moto Prefeita se reune com Ministério Público para cobrar providências do Estado em relação a saúde e mais

  • Episode 518: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 518: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 16min | 29/04/2019

    Ednaldo Lobo traz as informações sobre o que aconteceu no setor policial nesse final de semana, como por exemplo, o assassinato de um adolescente no aeroporto de Sinop.

  • Episode 517: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 517: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 38min | 29/04/2019

    Três pessoas são assassinadas neste final de semana em Sinop Criança morre na UPA esperando UTI pediátrica Prefeita de Sinop desabafa e diz que Estado tem que parar de dizer que está tudo bem na saúde informações policiais e mais

  • Episode 519: Jornal da 93: Rosana Martinelli sobre morte de 2ª criança
    Episode 519: Jornal da 93: Rosana Martinelli sobre morte de 2ª criança
    Duração: 07min | 29/04/2019
  • Episode 516: Jornal da 93: Gerson Danzer sobre investimentos na UPA
    Episode 516: Jornal da 93: Gerson Danzer sobre investimentos na UPA
    Duração: 02min | 25/04/2019
  • Episode 515: Jornal da 93: Secretário fala sobre nota da Ses
    Episode 515: Jornal da 93: Secretário fala sobre nota da Ses
    Duração: 03min | 25/04/2019
  • Episode 514: Jornal da 93: Investigador PJC
    Episode 514: Jornal da 93: Investigador PJC
    Duração: 02min | 18/04/2019

    Três homens identificados como Sérgio Bertiel, de 34 anos, Gabriel da Silva Mattara, de 21 e Tauã Gabriel, de 22 anos, foram presos pelo assassinato do casal Elisângela Barradas do Nascimento e Francisco Rosa Carvalho, no dia 29 de março, em Sorriso. Eles foram assassinados com mais de 100 facadas. Sérgio compareceu na delegacia para prestar depoimento. Já os outros dois foram presos no bairro São José, após os mandados serme expedidos pela 1ª Vara Criminal de Sorriso. Uma quarta pessoa que também está envolvida no crime é procurada. O investigador da Polícia Civil, Márcio Coutinho, fala sobre o caso, ouça:

  • Episode 512: Boletim Agronejo
    Episode 512: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 12/04/2019

    O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária informou, ontem à tarde, que, no fechamento do mês de março, a paridade de exportação do milho mato-grossense apresentou um recuo de 1,75% em relação ao fechamento do mês anterior, exibindo cotação de R$ 18 reais e 99 centavos por saca. A queda foi pautada pela baixa nas cotações da bolsa de Chicago, principalmente após a divulgação dos relatórios do USDA de intenção de plantio e estoques trimestrais dos Estados Unidos. No entanto, é importante salientar que, durante grande parte do mês de março, a paridade vinha exibindo valorização em virtude da recuperação do dólar nesse período, que acumulou ganhos de 4,23% no fechamento do mês. Dessa forma, visto que o câmbio é um importante indicador na formação dos preços do milho mato-grossense e determinante na competitividade do Estado em relação ao mercado externo, é importante estar atento as suas oscilações, principalmente nesse momento em que fundamentos baixistas têm pressionado as cotações do milho na

  • Episode 513: #17 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 513: #17 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 11/04/2019
  • Episode 508: #16 Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 508: #16 Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 11/04/2019
  • Episode 510: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 510: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 36min | 11/04/2019

    Por caixa 2, Senadora Selma Arruda tem o mandato cassado Homem que matou esposa no Pará é preso em Nova Mutum Homem sobre tentativa de homicídio em Sinop Prefeita participa de Marcha em defesa dos Municípios em Brasília Outras informações policiais e mais

  • Episode 511: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 511: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 14min | 11/04/2019

    Homem que matou esposa no Pará é preso em Nova Mutum Homem sofre tentativa de homicídio em Sinop e mais...

  • Episode 509: Jornal da 93: Entrevista Gustavo Zambiazi, 100% Carne
    Episode 509: Jornal da 93: Entrevista Gustavo Zambiazi, 100% Carne
    Duração: 09min | 11/04/2019

    Gustavo Zambiazi fala sobre como será o evento 100% carne, que será realizada na Norte Show, na terça-feira (16).

  • Episode 506: Boletim Agronejo
    Episode 506: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 11/04/2019

    O convênio 100/97 que trata da isenção do aumento do ICMS sobre o transporte de insumos agrícolas dentro dos Estados e também os descontos quando a movimentação é interestadual, foi prorrogado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) para o dia 30 de abril de 2020. Se não fosse renovado, a elevação de preços dos insumos tonariam os custos de produção agropecuários entre 8% e 14% mais caros. segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Para a soja, conforme estudo da CNA, o custo de produção por hectare pode ficar 12% mais alto, o que afeta diretamente a renda do produtor. Em Mato Grosso, por exemplo, este percentual representa um custo adicional de R$ 345,00 por hectare, quase o mesmo impacto que pode ser provocado pelo fim da Lei Kandir.

  • Episode 507: #15 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 507: #15 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 10/04/2019
  • Episode 502: #14 Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 502: #14 Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 10/04/2019
  • Episode 505: Jornal da 93: Entrevista pres. Sindicato Rural
    Episode 505: Jornal da 93: Entrevista pres. Sindicato Rural
    Duração: 10min | 10/04/2019
  • Episode 503: Jornal da 93 sem entrevista
    Episode 503: Jornal da 93 sem entrevista
    Duração: 30min | 10/04/2019

    PRF prende 3 homens com mais de R$ 4 milhões Começa hoje a campanha de vacinação contra a gripe Cadastro positivo tem mudanças e bons pagadores podem ser beneficiados informações policiais e mais

  • Episode 504: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 504: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 14min | 10/04/2019
  • Episode 501: Boletim Agronejo
    Episode 501: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 10/04/2019

    Se o agricultor não cuidar bem da sua terra, principalmente em períodos de chuva, pode empurrar para dentro dos rios solo os resíduos que afetam a qualidade da água, inclusive os agrotóxicos. Caso não seja contida de forma mecânica, a água que escoa ganha velocidade e volume, fazendo com que o solo se desprenda e seja carregado até chegar aos rios. Essa água carrega, além do solo, moléculas de agrotóxicos e também de fertilizantes, que uma vez escoando na superfície vão em pouco tempo parar nos rios. Quando os animais aquáticos são expostos aos herbicidas , se observa um aumento significativo de danos no DNA, além de afetar o sistema repodutor dos peixes, por exemplo. A única forma de evitar problemas é tentar impedir que os venenos agrícolas cheguem até os rios, que, muitas vezes, fornecem água para a população. São os chamados sistemas de conservação de solo. A ideia é construir barreiras, como terraços e curvas de nível, para reduzir a velocidade da água da chuva, fazendo com ela fique represada entre

  • Episode 500: #12 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 500: #12 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 03min | 09/04/2019
  • Episode 499: Jornal da 93: Cadastro Positivo
    Episode 499: Jornal da 93: Cadastro Positivo
    Duração: 01min | 09/04/2019

    Os consumidores de Mato Grosso poderão ter alguns benefícios após a sansão, pelo presidente Jair Bolsonaro, do projeto que altera o cadastro positivo. As mudanças devem entrar em vigor daqui a seis meses. O texto já havia recebido aprovação no Senado no dia 13 de maio, após ter passado por mudanças na Câmara Federal. Esse cadastro já existe desde 2011 e entrou em vigor em 2013, mas tem pouca adesão. Agora, os bancos e outras instituições financeiras podem incluir o nome de consumidores nessa lista sem a necessidade de autorização prévia. Conforme o diretor financeiro da CDL de Sinop, Fábio Arrotheia, o cadastro positivo funciona como um banco de dados para “reconhecer” os consumidores que são bons pagadores, ou seja, aqueles que costumam pagar suas dívidas em dia e não estão inadimplentes. É uma espécie de “currículo financeiro” do bom pagador e isso traz benefícios. O cadastro positivo serve como referência para varejistas e credores (bancos ou financeiras) identificarem quem são os bons pagadores que bu

  • Episode 498: Jornal da 93: Apreensão de R$ 4milhões
    Episode 498: Jornal da 93: Apreensão de R$ 4milhões
    Duração: 02min | 09/04/2019

    A Polícia Rodoviária Federal (PRF), apreendeu, na noite desta segunda (08), cerca de R$ 4 milhões em espécie durante fiscalização de rotina no km 635 da BR-070, em Poconé/MT. O dinheiro estava escondido em malas, sacos plásticos e em compartimentos preparados atrás do banco traseiro e na tampa da carroceria do veículo. A caminhonete L200, com placas de São Paulo, foi abordada pela equipe PRF por volta das 22h30. Três homens estavam no veículo no momento da fiscalização e mostraram bastante nervosismo diante da ação policial, motivo que levou os agentes a uma busca minuciosa no veículo. Não demorou muito para que os PRFs encontrassem dentro de uma mala cerca de R$170 mil. No momento, o condutor e proprietário do veículo, R.B.S, de 43 anos, disse aos agentes que o dinheiro seria utilizado para a compra de veículos em Manaus. Proseguindo nas buscas, os agentes localizaram toda a quantia escondida nas bagagens, na tampa do compartimento e de carga e maior dela atrás do banco traseiro da caminhonete. Diante d

  • Episode 495: Boletim Agronejo
    Episode 495: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 09/04/2019

    O governo do Estado e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento assinaram dois contratos de repasses de R$ 5,2 milhões de reais. Um deles, assinado durante o Fórum de Governo e Prefeituras, trata sobre o repasse de 4,9 milhões, do ministério para a compra de patrulhas mecanizadas. Nessa parceria haverá contrapartida do governo estadual de R$ 140 mil reais. O segundo convênio, de R$ 235 mil. é voltado para a aquisição de veículos e equipamentos agrícolas do sistema de produção da agricultura familiar da cidade de Poconé. Haverá também nesse convênio contrapartida do Estado, de R$ 35 mil. A expectativa é de que as patrulhas mecanizadas e equipamentos agrícolas sejam adquiridos o mais rápido possível e ajudarão as prefeituras em diferentes serviços dos pequenos agricultores, como também no desenvolvimento dos municípios, ajudando na manutenção e preservação de estradas.

  • Episode 494: Jornal da 93: Plantão Polícial
    Episode 494: Jornal da 93: Plantão Polícial
    Duração: 05min | 09/04/2019

    Edilson Pereira, que é pai do José Guilherme, que caiu em uma escola e fraturou o crânio, conversou com nossa equipe de Jornalismo sobre o caso do garoto.

  • Episode 496: #10 Bolsa de Chicago (Manhã)
    Episode 496: #10 Bolsa de Chicago (Manhã)
    Duração: 01min | 08/04/2019
  • Episode 497: #11 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 497: #11 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 08/04/2019
  • Episode 490: Jornal da 93: Adolescente assassinado
    Episode 490: Jornal da 93: Adolescente assassinado
    Duração: 01min | 08/04/2019

    Um adolescente de 16 anos foi assassinado em Sinop na madrugada desta segunda-feira (8). O Ednaldo Lobo conta sobre esse caso.

  • Episode 491: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 491: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 11min | 08/04/2019

    Ednaldo Lobo traz os principais ocorrências policiais deste final de semana.

  • Episode 493: Jornal da 93: Entrevista com o Major Vitor Prado da Polícia Militar
    Episode 493: Jornal da 93: Entrevista com o Major Vitor Prado da Polícia Militar
    Duração: 07min | 08/04/2019

    As rondas escolares devem ser intesificadas em Sinop após os casos de ameaças em escolas da cidade. Mensagens por meio do Whatsapp e outras redes sociais se tornaram comuns após o caso da tragédia em Suzano, no estado de São Paulo. O Major Victor Prado, que é comandante do 11º batalhão da Polícia Militar fala sobre as rondas escolares, bem como sobre o crecimento dos assaltos em residências e como a polícia tem trabalhado para combater esse tipo de ocorrência. Ouça e entrevista completa:

  • Episode 492: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 492: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 36min | 08/04/2019

    Adolescente é assassinado em Sinop Rondas escolares serão intensificadas em Sinop Deputados aprovam financiamento de U$$ 250 milhões e outras informações policiais.

  • Episode 489: #9 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 489: #9 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 05/04/2019
  • Episode 486: Boletim Agronejo
    Episode 486: Boletim Agronejo
    Duração: 02min | 05/04/2019

    O estado de Mato Grosso teve uma queda de 14,31% nas exportações de farelo de soja, um subproduto do grão de grande importância para o setor de produção animal. Nos meses de janeiro e fevereiro foram embarcados para clientes em vários países 724 mil toneladas, volume menor em relação ao acumulado no mesmo período do ano passado que foram de 2,2 milhões de toneladas. Em fevereiro Mato Grosso embarcou 332 mil toneladas, já em fevereiro de 2018, foram exportadas 1,8 milhões. Mas o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária aponta que o volume atual ainda está acima da média dos últimos cinco anos. Essa diminuição em relação ao ano passado pode ser explicada, principalmente, devido ao fato de que o mercado interno se mostrou mais atuante, e com isso influenciou no volume de exportações. Para este ano, com a safra argentina normalizada, que é o maior exportador de farelo de soja do mundo, a tendência é que o volume de exportado fique abaixo ao de 2018.

  • Episode 488: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 488: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 37min | 05/04/2019

    Psicóloga afirma que Alessandra reagiu a ofensas de crianças e por isso as ameaçou Bandido morre depois de ser baleado em tentativa de assalto Polícia prende três e apreende carretas e mais

  • Episode 487: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 487: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 10min | 05/04/2019

    Bandido morre depois de ser baleado em tentativa de assalto Polícia prende três e apreende caminhões em Sinop Entre outras

  • Episode 484: Jornal da 93: Prefeito de Feliz Natal
    Episode 484: Jornal da 93: Prefeito de Feliz Natal
    Duração: 02min | 04/04/2019

    Conforto, segurança e desenvolvimento econômico. Pensando nos benefícios e nas necessidades dos cidadãos da cidade, a Prefeitura de Feliz Natal conquistou a liberação de recursos para a recuperação da MT-225, no trecho que liga ao município de Vera. Segundo o prefeito, Rafael Pavei, por se tratar de uma intervenção de grande importância, as obras serão iniciadas dentro de 15 dias. “A MT-225 em bom estado é fundamental para o nosso desenvolvimento econômico e para a segurança dos cidadãos que viajam diariamente rumo à cidade de Vera ou à BR-163. Por isso, não esperamos que o período de chuvas terminasse, já providenciamos uma solução junto ao Governo do Estado”, declarou Pavei. A liberação da verba é uma resposta ao ofício encaminhado no início de fevereiro à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra), informando a situação de emergência da rodovia. “A obra contempla mais de 25 quilômetros, nas proximidades do Rio Tartaruga. Será desenvolvida por meio do convênio firmado entre o Governo e a

  • Episode 485: Jornal da 93: Entrevista sobre cursos do Senai
    Episode 485: Jornal da 93: Entrevista sobre cursos do Senai
    Duração: 08min | 04/04/2019
  • Episode 479: Boletim Agronejo
    Episode 479: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 04/04/2019

    Os produtores de soja devem encontrar bom mercado para comercialização de sua colheita. As exportações nos dois primeiros meses de 2019 chegaram a 8,24 milhões de toneladas. Comparado com o mesmo período nos dois últimos anos, os embarques praticamente dobraram. De acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), neste ano a China deve importar 88 milhões de toneladas de soja. Confirmando-se que 20 milhões de toneladas do produto virão do mercado norte-americano, o país asiático ainda importaria 68 milhões de toneladas do Brasil e outros países. Estima-se que, caso não haja um acordo no conflito entre os Estados Unidos e a China, o Brasil poderá chegar a um valor de exportação para a China próximo a 59 milhões de toneladas em 2019.

  • Episode 480: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 480: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 40min | 04/04/2019

    Crianças são resgatadas após denúncias de abandono Acadêmico é preso depois de ameaçar colegas de morte Ministra da Afgricultura, Tereza Cristina, fará palestra na Norte Show Informações policiais e mais

  • Episode 481: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 481: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 14min | 04/04/2019

    Mercado é invadido por bandido e dinheiro do caixa é levado Criminosos invadem banco e 10 morrem em troca de tiros Conselho Tutelar intercede em família, pois vizinhos denunciam abandono Estudante é preso após ameçar colegas de turma

  • Episode 482: #7 Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 482: #7 Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 04/04/2019
  • Episode 483: Jornal da 93: Assalto em mercado
    Episode 483: Jornal da 93: Assalto em mercado
    Duração: 01min | 04/04/2019

    Um mercado no bairro Novo Horizonte foi assaltado por criminosos. Ednaldo Lobo tem os detalhes.

  • Episode 478: #6 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 478: #6 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 03/04/2019
  • Episode 476: Boletim Agronejo
    Episode 476: Boletim Agronejo
    Duração: 02min | 03/04/2019

    O Instituto Imea alertou para os impactos na sojicultura que podem ser causados pelos surtos de Febre Suína Africana na China. O país asiático, que é o principal consumidor da soja mato-grossense, que é usada para alimentação suína, deverá ter redução no rebanho, em 2019, conforme o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A previsão é de que a China encerre o ano com 373 milhões de cabeças, 12,6% a menos que em 2018. Se as previsões se confirmarem, o país asiático reduzirá a produção de carne em 4,9%, resultando em 51,3 milhões de toneladas. As quedas, de acordo com o USDA, são resultados de prejuízos causados pela Febre Suína Africana. Até o momento, a China já rconstatou 115 casos de surtos à Organização Mundial de Saúde Animal. O IMEA avalia que um enfraquecimento no consumo de soja pela China, aliado aos altos estoques de soja americana, e uma safra sul-americana sem grandes quebras, são fatores que podem pressionar as cotações do grão. Em janeiro e fevereiro de 2019, Mato Grosso export

  • Episode 477: #5 Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 477: #5 Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 03/04/2019
  • Episode 475: #4 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 475: #4 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 02/04/2019
  • Episode 474: # 3 Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 474: # 3 Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 02/04/2019
  • Episode 471: Jornal da 93 sem entrevista
    Episode 471: Jornal da 93 sem entrevista
    Duração: 31min | 02/04/2019

    Presi suspeito de matar casal em Sorriso Autismo é identificado por meio de sinais e não exames Escola continua com aulas suspensas 9 novos médicos e 2 enfermeiros são efetivados em Sinop Informações policiais e mais

  • Episode 472: Boletim Agronejo
    Episode 472: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 02/04/2019

    A colheita de soja está quase no fim, na semana passada chegou a 98% de área plantada que já foi colhida. Muitos agrocultores já planejam o próximo plantio, que está previsto para começar na matade do mês de setembro. A venda antecipada da safra19/20 chegou a 3% e esse volume é maior do que o mesmo período do ano passado. Antecipando a próxima safra, os produtores já começam a adquirir alguns insumos, sementes, além de começarem as cotações dos defensívos agrícolas. Essa compra antecipada pode reduzir os custos da lavoura. O levantamento mais recente feito pelo IMEA sobre o custo da produção de um hectare de soja para a próxima safra é de pouco mais de 3 mil e oitocentos reais. Isso representa um aumento de aproximadamente 6% em comparação com a última safra, que foi de R$3,6 mil

  • Episode 470: Jornal da 93: Entrevista delegado Regional Braulio Junqueira
    Episode 470: Jornal da 93: Entrevista delegado Regional Braulio Junqueira
    Duração: 12min | 02/04/2019
  • Episode 473: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 473: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 20min | 02/04/2019
  • Episode 469: #2 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Episode 469: #2 Bolsa de Chicago (Tarde)
    Duração: 02min | 01/04/2019
  • Episode 466: #1 Bolsa de Chicago (manhã)
    Episode 466: #1 Bolsa de Chicago (manhã)
    Duração: 01min | 01/04/2019
  • Episode 465: Boletim Agronejo
    Episode 465: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 01/04/2019

    Os trabalhos nas propriedades que cultivam a psicultura praticamente dobram nesse período do ano por conta da quaresma. Muitos peixes que ainda se encontram nos tanques já foram vendidos e precisam ser entregues. Em algumas das propriedades cada tanque chega a ter 3 mil peixes, onde ficam por cerca de um ano, até ganharem o peso ideal para o abate. Os insumos usados na ração, como a soja e o milho, estão mais caros, ENTÃO o psicultor precisa de Planejamento para obter lucro. De acordo com a Aquamat, associação dos aquicultores de Mato Grosso, em 2018 a produção de peixes de tanque foi de 54 mil e 510 toneladas. Deste número, 52 mil era de espécies nativas, 2 mil e 500 de tilápia, e o restante de outras espécies. Em 2019, só no período da quaresma a produção deve ser de 25 mil toneladas. A procura do pescado nesta época é 30% maior do que no restante do ano. Além disso, o preço para venda também melhora, devido a alta demanda.

  • Episode 468: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 468: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 15min | 01/04/2019
  • Episode 467: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 467: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 35min | 01/04/2019

    Jovens picham parede de escola com desenhos e frases de ameaça e acabam detidos Mato Grosso deve triplicar produção de etanol de milho nos próximos 5 anos Mulher que ameaçou alunos em escola vai para hospital psiquiátrico Informações da polícia e mais

  • Episode 464: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 464: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 14min | 27/03/2019
  • Episode 463: Boletim Agronejo
    Episode 463: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 27/03/2019

    Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o Brasil deve colher 233 milhões de toneladas de grãos nesta safra. É uma alta de 2,5% em relação à safra do ano passado. Apesar disso, a falta de chuva em dezembro e janeiro no âmbito nacional causou uma redução nas expectativas finais da Conab. O clima prejudicou principalmente as colheitas de soja e feijão, duas culturas importantes. A soja deve ter safra 5% menor que a do ano passado, enquanto que o feijão deve amargar uma colheita 23% menor. A safra de arroz também teve queda. Deve ficar quase 12% abaixo daquela do ano passado. Isso levou a uma redução de 4,7 milhões de toneladas de grãos nas expectativas da Conab, em relação à expectativa inicial para a safra. O bom desempenho da safra deve vir principalmente na culturas de algodão e milho. “Temos uma safra boa, que vai render ao Brasil, na questão econômica, uma ajuda muito boa”, disse Silvio Farinese, diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Ministério da Ag

  • Episode 462: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 462: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 37min | 27/03/2019

    Rodoviária de Sinop finalmente deve sair do papel Produtos de ambulantes sem nota fiscal são apreendidos pela prefeitura de Sinop Servidores da educação apontam greve para maio informações policiais e mais

  • Episode 461: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 461: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 37min | 26/03/2019

    Casa da Amizade é invadida três vezes neste fim de semana Idosos precisam atualizar cadastro para não perderem benefício Exames de CNH são realizados debaixo de chuva e na lama Profissionais da educação apontam greve para maio informações policiais e mais

  • Episode 459: Boletim Agronejo
    Episode 459: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 26/03/2019

    As regiões Noroeste e Médio-Norte de Mato Grosso estão apresentando neste mês de março, tanto uma boa oferta de animais quanto demanda aquecida. Já no Norte e Nordeste, o mercado deve ficar mais atento, pois, segundo relatos feitos para o Imea, começou a faltar animais -principalmente machos –e o tráfego ainda opera com dificuldade, devido às chuvas. Regiões como a Oeste, Sudeste e Centro-Sul obtiveram uma oferta de animais para abate bem restrita e, em contrapartida, alta procura, valorizando a arroba do boi nestas regiões. Observou-se que no estado começou a aumentar consideravelmente a oferta de fêmeas e a procura por bezerras. Esses episódios podem limitar a alta da arroba, uma vez que menos animais serão demandados para o abate. Por outro lado, as exportações de carne ainda seguem em ritmo acelerado.

  • Episode 460: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 460: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 14min | 26/03/2019

    CAminhoneiro desaparece em Nova Mutum Caminhão é levado de patio de posto de combustíveis Drone é visto sobrevoando presídio e mais

  • Episode 456: Boletim Agronejo
    Episode 456: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 25/03/2019

    O custo variável e o custo operacional da soja em Mato Grosso para a safra 2019/2020 teve um leve aumento no mês de fevereiro em comparação ao mês de janeiro. Enquanto o variável fechou em R$ 3.107,00 por hectare, o operacional fechou em R$ 3.451,00 por hectare, em reajuste de 0,24% e 0,17%, respectivamente. Os analisas concluem que alguns componentes importantes, como macronutrientes e herbicidas, tiveram redução, mas não foi o suficiente para evitar o aumento nos custos. Enquanto alguns produtores ainda focam no término de sua colheita, outros já finalizaram, e a atenção vai se voltando para a safra 2019/2020.

  • Episode 458: Jornal da 93: Plantão Policial
    Episode 458: Jornal da 93: Plantão Policial
    Duração: 19min | 25/03/2019

    Droga avaliada em mais de R$200 mil é apreendida em Sinop Investigadora da Polícia Civil é assassinada; cinco são presos e dois menores apreendidos Advogado e empresário morrem em acidente na BR-163 em Sorriso e mais.

  • Episode 457: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 457: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 33min | 25/03/2019

    Droga avaliada em mais de R$200 mil é apreendida em Sinop Feira tecnológica será realiza em abril na cidade de Feliz Natal 7 pessoas são indiciadas por morte de investigadora da Polícia Civil Azul libera vendas de passagens de Sinop para Campinas informções policiais e mais

  • Episode 455: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 455: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 39min | 22/03/2019

    Ex-presidente Michel Temer é preso na Lava-Jato CArreta roubada na madrugada de quinta é recuperada Prefeita confirma voo Sinop-Guarulhos Informações policiais e mais

  • Episode 454: Jornal da 93: Plantão Polícial
    Episode 454: Jornal da 93: Plantão Polícial
    Duração: 16min | 22/03/2019
  • Episode 453: Boletim Agronejo
    Episode 453: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 22/03/2019

    Os produtores anteciparam bem o plantio do milho este ano, cultivando praticamente toda a safra dentro da janela ideal, que é até o final de fevereiro. Isso pode colaborar para boas produtividades. Mas um problema pode ocorrer. O aparecimento de pragas. Pode haver também a perda da eficiência de alguns híbridos, o que aumenta o preço do custo da lavoura. As lagartas, quesão os principais vilãs das plantações de milho, atacaram as produções então os produtores tiveram que utilizar de inseticidas para combatê-las. Isso está gerando o alto custo da produção. Essa alternativa apenas amenizou e não acabou 100% com o problema. Essas pragas podem aparecer em todos os cilcos, desde a planta pequena até a espiga. A produção deve começar a ser colhida em meados de junho.

  • Episode 452: Boletim Agronejo
    Episode 452: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 21/03/2019

    Um acordo anunciado nesta semana entre os governos do Brasil e dos Estados Unidos, que prevê a implementação da uma cota isenta de tarifa para moinhos brasileiros importarem trigo norte-americano, foi recebido com preocupações por integrantes do setor agrícola no Mercosul. Pelo pacto, os EUA poderiam exportar 750 mil toneladas do cereal ao ano ao Brasil sem pagar a tarifa de 10% estabelecida para compras do produto fora do Mercosul. No caso do Brasil, um dos maiores importadores mundiais de trigo, com importações de cerca de 7 milhões de toneladas ao ano, as compras sem tarifa do produto dos EUA poderão fazer concorrência com o produto brasileiro, desestimulando o cultivo no caso de haver pressão sobre preços no mercado interno pelo aumento da oferta importada. Em geral, quando a oferta no Brasil e no Mercosul não é suficiente para atender a demanda dos brasileiros, o governo autoriza uma cota temporária isenta de tarifa, com o objetivo de ajudar a indústria e evitar pressões inflacionárias.

  • Episode 451: Boletim Agronejo
    Episode 451: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 20/03/2019

    O Ministério da Agricultura criou com o Ministério da Economia um grupo para trabalhar no Plano Safra 2019/2020. Como os recursos para o crédito agrícola do Plano Safra 2018/19 "já acabaram", o intuito é anunciar o mais rápido possível as condições de financiamento agropecuário para o próximo ciclo. O rápido lançamento do próximo Plano Safra dará tranquilidade ao setor, que está preocupado, lembrando que, ainda para a safra atual, o governo federal destinou um valor extra de R$ 6 bilhões para custeio e pré-custeio. A intenção do Ministério é aumentar os recursos do seguro rural, para que mais produtores possam ter acesso a ele, além disso dentre os trabalhos planejados por esse grupo, está a hipótese de que as instituições financeiras privadas possam emprestar para o agronegócio com segurança.

  • Episode 448: Jornal da 93 sem entrevista
    Episode 448: Jornal da 93 sem entrevista
    Duração: 27min | 19/03/2019

    Polícia apreende cerca de 30 kg de maconha Boneca Momo tem assustado pais e crianças Corpo de Bombeiros recebe duas novas ambulâncias informações policiais e mais

  • Episode 449: Jornal da 93: Entrevista Coronel Corpo de Bombeiros Giovani Eggers
    Episode 449: Jornal da 93: Entrevista Coronel Corpo de Bombeiros Giovani Eggers
    Duração: 18min | 19/03/2019
  • Episode 450: Untitled Episode
    Episode 450: Untitled Episode
    Duração: 01min | 19/03/2019

    16 delegacias de polícia civil devem ter suas atividades suspensas em Mato Grosso por conta da falta de efetivo. O delegado geral Mário Demerval defendeu que o estudo técnico iniciado em fevereiro de 2018 levou em consideração a demanda, o contingente populacional e a produtividade das delegacias. Ele comentou que 6 das 16 delegacias que devem ter as atividades suspensas já foram alvos de ações civis públicas para que possa garantir uma estrutura mínima de policiais. Aproximadamente 200 profissionais devem se aposentar nos próximos 2 anos e a não realização de concursos públicos desde 2013 também complica ainda mais a situação.

  • Episode 447: Boletim Agronejo
    Episode 447: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 19/03/2019

    Durante a segunda safra os produtores de Mato Grosso investem em diferentes cultivos, entre eles o feijão. O grão está valorizado no mercado e isso anima os agricultores, mas para que eles façam uma boa safra, dependem do tempo. Em todo o estado tem chovido muito, e isso não é nada bom para a cultura. As maquinas que deveriam estar nas lavouras estão paradas e o plantio de feijão da segunda safra tem sido prejudicado. Alguns produtores estimam que a expectativa é que a área do plantio de feijão seja de 2 mil e 500 hectares. Na região oeste, o custo para a produção de um hectare de feijão gira em torno de mil e quinhetos reais. Contudo, o clima não está tão favorável para o cultivo desse grão. As lavouras estão praticamente encharcadas. A expectativa dos produtores é que a comercialização seja boa, já que o estoque de feijão está baixo e o grão segue valorizado no mercado.

  • Episode 446: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 446: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 02min | 18/03/2019

    A contratação do crédito empresarial do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) no ano safra 2018/2019 somou mais de R$ 101 bilhões de reais entre julho do ano passado e fevereiro deste ano. O valor representa 55% do total programado que era de R$ 217,7 bilhões ofertado e 11% a mais do que o financiado em igual período do ano anterior que foi de R$ 106,7 bilhões. Na Agricultura Familiar, a contratação soma, no período, R$ 17,8 bilhões, equivalentes a 67% do volume disponibilizado e 21 % acima do que foi contratado entre julho de 2017 e fevereiro de 2018. No total, o crédito agropecuário já aplicado alcança R$ 119,4 bilhões, uma alta de 12% sobre igual período apurado no ano anterior. Segundo o Ministério da Agricultura, as contratações se concentram nas modalidades de custeio, comercialização e industrialização que somam juntas R$ 79,42, bilhões. O valor do custeio foi de R$ 57,15 bilhões. Em seguida, o maior volume é o de investimentos, de R$ 22,18 bilhões.

  • Episode 445: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 445: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 36min | 15/03/2019

    Eletricista morre afogado ao tentar atravessar rio com cabo de energia Leilão do aeroporto de Sinop é nestas exta-feira em São Paulo Ao vivo, advogados falam sobre direito dos consumidores Informações policiais e mais

  • Episode 444: Boletim Agronejo
    Episode 444: Boletim Agronejo
    Duração: 02min | 15/03/2019

    Com as projeções para a safra de 2019 sendo calibradas para baixo desde os primeiros prognósticos no fim do ano passado, um crescimento na produção de grãos neste ano, na comparação com 2018, dependerá da segunda safra de milho. O IBGE informou que a safra agrícola de 2019 deverá totalizar 228,8 milhões de toneladas, uma alta de 1,0% em relação ao resultado de 2018, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de fevereiro. Uma alta em relação à produção de 2018 garantiria a segunda maior safra da história, perdendo apenas para a supersafra de 2017. No prognóstico de fevereiro, o IBGE estima que a safra de milho em 2019 será 9,8% maior do que em 2018, com 89,4 milhões de toneladas. A alta será puxada pela segunda safra, que tem uma previsão de 63,3 milhões, 13,7% acima de 2018. Ainda assim, a tendência é que a safra de 2019 seja apenas a quarta acima dos 200 milhões de toneladas de grãos, conforme a série histórica do IBGE, iniciada em 1975. Se confirmada a previsão de ligeira alta em relação

  • Episode 442: Boletim Agronejo
    Episode 442: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 14/03/2019

    A safra de algodão em 2019 será 13 % maior do que em 2018. Estima-se que a produção Brasileira chegue a 5,6 milhões de toneladas. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de fevereiro. Essa previsão de produção é o recorde da série histórica do IBGE. Em relação à previsão de janeiro, a produção de algodão avançou 3,7%. Na passagem de janeiro para fevereiro. Em vários estados, assim como em Mato Grosso, as lavouras chegaram a ser prejudicadas pela falta de chuva, contudo, o retorno delas proporcionou uma recuperação da produtividade em fevereiro. O maior produtor nacional é Mato Grosso. A estimativa é que em todo o Estado sejam colhidoas 3,7 milhões de toneladas de algodão este ano, representando 67,2% de toda a produção nacional.

  • Episode 443: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 443: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 37min | 14/03/2019

    Coronel da PM fala sobre atentando em Suzano (SP) Mais de 50 pessoas são presas em Operação Terra A Vista Médico é investigado por trabalhar em duas cidades no mesmo dia notícias policiais e mais

  • Episode 441: Boletim Agronejo
    Episode 441: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 13/03/2019

    Deixar o calcário de lado nas lavouras, além de um equívoco técnico, é sinônimo de perda na rentabilidade financeira da atividade agrícola. Pesquisas científicas empreendidas no Estado confirmam que a correta aplicação do insumo, largamente produzido por indústrias instaladas em Mato Grosso, é a chave para mais produtividade. Os estudos foram desenvolvidos pelo doutor em Solos, o professor Anderson Lange, da Universidade Federal de Mato Grosso. Passados três anos de aplicação de doses reforçadas de calcário, feita em 2014 em uma área experimental em Sinop, a produtividade média chega a saltar mais de 15 sacas por hectare, atingindo patamares, em algumas parcelas, da ordem de 74 sacas por hectare. Fazendo frente a esse cenário, auxiliando no desenvolvimento ainda maior da agricultura de alta performance, tecnologias como a chamada agricultura de precisão e aferição de condutividade elétrica do solo, com equipamentos e profissionais especializados, trazem novas perspectivas aos resultados na atividade.

  • Episode 439: Jornal da 93: Prefeito de Terra Nova sobre decreto de emergência
    Episode 439: Jornal da 93: Prefeito de Terra Nova sobre decreto de emergência
    Duração: 59s | 12/03/2019

    O prefeito de Terra Nova do Norte, Valter Kuhn, decretou situação de emergência no município, após as fortes chuvas que caíram na semana passada. Em várias comunidades rurais, pontes e bueiros ficaram interditados devido o volume de água. Na região da 9ª Agrovila, Comunidade Sagrada Família e São Francisco alguns locais ficaram alagados e com trânsito impedido. Um levantamento preliminar aponta que cerca de 2.400 alunos não puderam chegar à sala de aula. No Rio Piranha, por exemplo, localizado na 6ª Agrovila, a água passou por sobre a ponte e arrancou o aterro da cabeceira, deixando dezenas de famílias ilhadas. Na região da Comunidade Redenção uma ponte cedeu e o trânsito ficou interditado. Já na Comunidade São Pedro, no Rio Batistão, a chuva também prejudicou o aterro e se tornou um risco para os moradores que precisavam passar de um lado para o outro. Nós entramos em contato com o prefeito Valter, que explicou sobre essa situação e disse que com o decreto, espera que os recursos para a recuperação das es

  • Episode 437: Jornal da 93 na íntegra
    Episode 437: Jornal da 93 na íntegra
    Duração: 32min | 12/03/2019

    Prefeito de Terra Nova decreta situação de emergência por causa de chuvas Atletas de Sinop que não possuem condições de viajar para eventos podem conseguir passagens de graça Balanço da 1ª fase da Operação Safra da PRF tem resultado positivo Plantão policial e mais.

  • Episode 436: Boletim Agronejo
    Episode 436: Boletim Agronejo
    Duração: 01min | 12/03/2019

    Mato Grosso terminou o ano de 2018 com alta no Valor Bruto da Produção da bovinocultura e atingiu mais de R$ 12 bilhões, esse valor é o melhor desde 2015. Em comparação com 2017, houve um aumento de pouco mais de 3%, quando o montante foi pouco mais de R$ 11,7 bilhões. Valor Bruto da Produção da pecuária de corte mato-grossense representa 14% do total somando a pecuária e a produção agrícola. A pecuária de corte é a terceira maior atividade econômica do estado. Um fator que contribui para elevar esse valor foi o preço e produtos da pecuária de corte. Ao longo de todo o ano passado, o valor da arroba do boi gordo apresentou ligeira valorização. Em janeiro o preço médio da arroba era de R$ 132,99. Já em janeiro deste ano está R$ 136,53.

página 1 de 4

Informações: