O Papel das Doutrinas na História Humana

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

“O Papel das Doutrinas na História Humana” é um ensaio escrito por Ludwig von Mises na década de 1950 que se manteve inédito até a década de 1990, quando foi lançado em uma coletânea pela viúva do autor. O objetivo do economista austríaco é apontar com a clareza típica de seus escritos a importância das ideias como um fator determinante para a ação humana, que, em última instância, é o que orienta o curso dos acontecimentos históricos.
A relação entre pensamento e conduta é o primeiro aspecto discutido pelo autor, que em seguida trata do papel social das doutrinas e do modo como elas são fundamentais para as experiências concretas, servindo como possíveis soluções para os problemas políticos. Por fim, Mises aponta a conveniência das doutrinas propostas por ele, ressaltando que mesmo ao contrariar algumas crenças populares, tais ideias devem ser levadas em consideração por todos que desejam que o curso futuro da história aumente a liberdade e a prosperidade dos indivíduos.

Capítulos

  • 1 - Pensamento e conduta

    Duração: 07min
  • 2 - O papel social das doutrinas

    Duração: 04min
  • 3 - Experiência e doutrinas sociais

    Duração: 10min
  • 4 - Doutrinas e problemas políticos

    Duração: 16min
  • 5 - A conveniência das doutrinas

    Duração: 03min
  • 6 - Doutrinas esotéricas e crenças populares

    Duração: 04min