Cidades Sustentáveis Jorge Abrahão

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Iniciativas que podem ser adaptadas para melhorar o dia a dia das pessoas.

Episódios

  • CITINova pode fazer transição para criação de cidades sustentáveis

    'CITINova' pode fazer transição para criação de cidades sustentáveis

    25/08/2019 Duração: 16min

    Plataforma Global para Cidades Sustentáveis vai ser realizada no Brasil pela primeira vez. O evento reúne cidades de diversos países com o objetivo de estimular melhorias na qualidade de vida da população. O projeto CITINova visa gerar informações e ferramentas para prefeitos tomarem decisões sustentáveis.

  • Como o sistema de saúde pode ajudar no combate às desigualdades?

    Como o sistema de saúde pode ajudar no combate às desigualdades?

    18/08/2019 Duração: 24min

    Para o médico sanitarista e técnico de democracia e participação do Instituto Pólis Jorge Caiano, o acesso aos serviços de saúde e a melhora na qualidade deles só serão efetivos se isso for combinado à melhora global das condições de vida da população, o que inclui moradia, saneamento, educação e trabalho digno. Jorge Abrahão destaca que fazer com que o sistema de saúde tenha maior 'equidade' contribui com a redução da desigualdade.

  • Políticas públicas preventivas precisam ser focalizadas, não universais

    'Políticas públicas preventivas precisam ser focalizadas, não universais'

    11/08/2019 Duração: 22min

    A diretora de programas do Instituto Igarapé Melina Risso explica a importância do Atlas da Violência 2019 para a efetivação de medidas governamentais contra o alto índice de homicídios. O estudo mostra que 120 cidades do Brasil concentram 50% do total registrado no país.

  • A importância do caminhar para uma cidade sustentável

    A importância do caminhar para uma cidade sustentável

    04/08/2019 Duração: 23min

    Jorge Abraão destaca que há uma série de questões que só o caminhar a pé nos permite. Leticia Sabino, da organização SampaPé, fala sobre a semana do caminhar e afirma que esse método de transporte é o mais sustentável e o mais utilizado nas cidades brasileiras. Ela defende que o caminhar precisa ser entendido como prioridade e trazido para políticas públicas.

  • Santana de Parnaíba e Barcarena apresentam relatório voluntário sobre avanços em sustentabilidade

    Santana de Parnaíba e Barcarena apresentam relatório voluntário sobre avanços em sustentabilidade

    28/07/2019 Duração: 14min

    As duas cidades foram as únicas no Brasil a apresentar o documento, que expõe as medidas que estão sendo tomadas para cumprir a Agenda 2030. O prefeito de Santana de Parnaíba, que fica na região metropolitana de São Paulo, afirmou que a energia implantada no relatório ‘vem para contribuir com um plano de metas de políticas públicas eficazes que impacta e melhora a vida das pessoas’.

  • Nós temos que entregar um planeta melhor para as gerações que estão vindo

    'Nós temos que entregar um planeta melhor para as gerações que estão vindo'

    21/07/2019 Duração: 18min

    Jorge Abraão faz um balanço do Fórum Político de Alto Nível da ONU. Ele destaca que o avanço existe, mas é lento. E que é preciso mais ambição. Como convidada, Nísia Trindade Lima, Presidente da Fiocruz, apresenta suas impressões sobre o papel do Brasil no Fórum. "Só políticas públicas continuadas podem fazer o Brasil avançar para um mundo mais justo", avalia.

  • Fórum da ONU acompanha cumprimento de metas da Agenda 2030

    Fórum da ONU acompanha cumprimento de metas da 'Agenda 2030'

    14/07/2019 Duração: 20min

    O Fórum de Alto Nível da ONU acontece pela quarta vez e discute o avanço da 'Agenda 2030', que estipula metas para o desenvolvimento sustentável e a redução de desigualdades sociais. Apesar de ter participado ativamente da criação da agenda em 2015, o Brasil não participa dessa edição do Fórum.

  • Estamos muito abaixo em todos os rankings de educação

    'Estamos muito abaixo em todos os rankings de educação'

    07/07/2019 Duração: 21min

    Maria Alice Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal, participa do Cidade Sustentáveis para analisar a educação brasileira. Ela falou sobre a nova ferramenta de gestão, que pretende entender as exclusões e desigualdades que envolvem os processos de aprendizagem no Brasil: o Indicador de Desigualdades e Aprendizagens – Idea.

  • Menos paulistanos acreditam que a cidade é tolerante com a população LGBT+

    Menos paulistanos acreditam que a cidade é tolerante com a população LGBT+

    03/07/2019 Duração: 16min

    Jorge Abrahão comenta os resultados da pesquisa da Rede Nossa São Paulo que mede a percepção dos paulistanos sobre a tolerância da cidade de São Paulo com a população LGBT+

  • Não é por acaso que o tema mundial da ONU em 2019 é poluição do ar

    'Não é por acaso que o tema mundial da ONU em 2019 é poluição do ar'

    30/06/2019 Duração: 20min

    Evangelina Vormittag, diretora executiva do Instituto Saúde e Sustentabilidade, chama atenção para os problemas de saúde causados pela emissão de gases poluentes. A principal enfermidade é o câncer. Estudos mostram que se continuar como está, até 2030 São Paulo terá 256 mil mortes e um milhão de internações por causa da poluição do ar. Madrid e Oslo são referências.

  • O preconceito mais acontece nos transportes públicos

    'O preconceito mais acontece nos transportes públicos'

    23/06/2019 Duração: 16min

    Jorge Abrahão comenta a pesquisa da Rede Nossa São Paulo, que constata percepção negativa de paulistanos em relação às políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQI+ na capital paulista. O estudo identifica omissão da prefeitura no combate à LGBTfobia.

  • A importância do Atlas da Mata Atlântica para conhecimento do bioma

    A importância do Atlas da Mata Atlântica para conhecimento do bioma

    09/06/2019 Duração: 26min

    Com a participação de Mário Mantovani, da SOS Mata Atlântica, Jorge Abrahão destaca a relevância dessa iniciativa. Mantovani afirma que, desde que o monitoramento começou, em 1986, já foram alcançados números fantásticos. Eles discutem a importância dos dados, números e evidências para a preservação do Meio Ambiente.

  • Soluções baseadas na natureza aliam benefícios econômicos e preservação ambiental

    'Soluções baseadas na natureza' aliam benefícios econômicos e preservação ambiental

    02/06/2019 Duração: 22min

    De acordo com a cientista ambiental Sophia Picarelli, o conceito 'promove a inspiração na natureza e nos ecossistemas para superarmos grandes desafios'. Na prática, as soluções baseadas na natureza oferecem um leque de recursos que podem ser utilizados para tornar a vida nas cidades mais ecológica e barata.

  • A lei nasce de um aprendizado que nasceu durante a crise

    'A lei nasce de um aprendizado que nasceu durante a crise'

    26/05/2019 Duração: 20min

    Marússia Whately, da Aliança pela Água, participa do quadro Cidades Sustentáveis. Ela comenta o que é a Política Municipal de Segurança Hídrica de São Paulo, lei que o prefeito Bruno Covas vai sancionar.

  • Cidades têm até dezembro para apresentar plano municipal de saneamento básico

    Cidades têm até dezembro para apresentar plano municipal de saneamento básico

    19/05/2019 Duração: 23min

    Apenas metade de população tem sistema de coleta de esgoto adequada - e apenas 50% do que é coletado é tratado. Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, Governo Federal deve auxiliar os municípios a executarem os projetos.

  • O que as cidades estão fazendo para preservar a biodiversidade?

    O que as cidades estão fazendo para preservar a biodiversidade?

    12/05/2019 Duração: 21min

    O ex-secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo foi o convidado do Cidades Sustentáveis deste domingo. Ao lado de Jorge Abrahão ele comentou os desafios das cidades em relação à manutenção da biodiversidade. Para ele, é preciso entender o crescimento das cidades, incorporando a elas conceitos de preservação do meio ambiente e melhorando as condições de capital ambiental.

  • Prêmio Cidades Sustentáveis vai reconhecer iniciativas de redução da desigualdade

    Prêmio Cidades Sustentáveis vai reconhecer iniciativas de redução da desigualdade

    05/05/2019 Duração: 18min

    O evento laureia municípios por políticas públicas que melhorem a vida da população. Rogério Menezes, secretário de Meio Ambiente de Campinas, destrincha os pontos que levaram a cidade paulista a ser reconhecida como uma cidade que visa desenvolver políticas ambientais. Edição deste ano premiará iniciativas que envolvem a desigualdade econômica e acesso a serviços.

  • Como expandir a educação integral no Brasil

    Como expandir a educação integral no Brasil

    28/04/2019 Duração: 15min

    Zuleica Goulart, coordenadora do programa Cidade Sustentáveis, recebe Cacá Viana secretário municipal de Educação de Diadema, em São Paulo, para falar sobre o estímulo da educação integral.

  • Conservação ambiental das cidades tem impacto direto na economia dos municípios

    'Conservação ambiental das cidades tem impacto direto na economia dos municípios'

    21/04/2019 Duração: 22min

    Para o geógrafo da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis Cid Neto, a criação de unidades de conservação repercutem nas economias das cidades, atraindo turistas e promovendo qualidade de vida à população. Segundo ele, o pagamento por serviços ambientais e políticas de incentivo fiscal podem adequar as cidades ao crescimento sustentável.

  • A importância da preservação das culturas tradicionais

    A importância da preservação das culturas tradicionais

    14/04/2019 Duração: 17min

    O Cidades Sustentáveis conversou com Danilo Miranda, diretor do Serviço Social do Comércio (Sesc) no estado de São Paulo, para falar de como a cultura ajudou a formar a identidade como população das cidades.

página 1 de 2