Um Pulo Em Paris - Adriana Moysés E Silvano Mendes

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Direto da redação da Rádio França Internacional em Paris, as novidades e curiosidades de um dos lugares mais visitados do mundo.

Episódios

  • Desemprego nos Estados Unidos chega a 14,7% em meio à pandemia da Covid-19

    Desemprego nos Estados Unidos chega a 14,7% em meio à pandemia da Covid-19

    08/05/2020 Duração: 09min

    Kennedy Alencar comenta a evolução dos casos de coronavírus, que já chega a quase 1,3 milhão de casos registrados. Ele também fala sobre a alta taxa do desemprego nos Estados Unidos, que atingiu 4,7%, número comparado ao da Grande Depressão nos anos 1930.

  • Fim do confinamento na França será de maneira gradual a partir de segunda-feira

    Fim do confinamento na França será de maneira gradual a partir de segunda-feira

    08/05/2020 Duração: 09min

    Adriana Moysés, da Rádio França Internacional, fala sobre o começo do relaxamento do isolamento social. Os franceses se preparam para o retorno às ruas, a partir de segunda-feira. Ela destaca que diante da perspectiva de afrouxamento das regras, muita gente relaxou nas medidas rigorosas que devem continuar prevalecendo diante do risco de contágio, que ainda existe.

  • Bolsonaro se destaca no exterior como o pior líder do mundo no combate à pandemia

    Bolsonaro se destaca no exterior como o pior líder do mundo no combate à pandemia

    07/05/2020 Duração: 15min

    Analistas lembram das inúmeras declarações do presidente brasileiro contra as medidas de isolamento, além da demissão de um ministro da Saúde em meio à pandemia. Outros líderes de direita - inicialmente refratários ao isolamento social - se renderam às orientações da Organização Mundial da Saúde após o agravamento da crise.

  • Acusações de assédio sexual pesam mais sobre Biden do que sobre Trump

    Acusações de assédio sexual pesam mais sobre Biden do que sobre Trump

    01/05/2020 Duração: 08min

    Joe Biden, candidato à presidência dos EUA pelo Partido Democrata, enfrenta acusações de assédio sexual feitas por uma ex-assessora, mas nega qualquer crime. Kennedy Alencar comenta que Trump também foi acusado de assédio várias vezes, mas avalia que Biden acaba sendo mais prejudicado pelas denúncias. 'Elas dão um caráter de hipocrisia quem tem uma boa imagem', afirma. Acompanhe, também, outros destaques da política norte-americana.

  • Dia do Trabalho numa Paris que tenta se recuperar aos poucos

    Dia do Trabalho numa Paris que tenta se recuperar aos poucos

    01/05/2020 Duração: 10min

    Pulo em Paris traz detalhes sobre a passagem do Dia do Trabalho na França. Em meio à pandemia, houve panelaços nas janelas e pedidos de mais justiça social. Mas houve também uma espécie de movimento de gratidão. Detalhes no áudio.

  • Brasil teve sua pior semana em termos de repercussão internacional

    'Brasil teve sua pior semana em termos de repercussão internacional'

    30/04/2020 Duração: 18min

    O 'e daí?' do presidente sobre recorde de mortes por coronavírus no Brasil motivou um editorial do Financial Times, a 'bíblia dos liberais', com o título 'a autodestruição do Trump tropical'. Bolsonaro também foi criticado por outras publicações do mundo inteiro, como The Guardian e Clarín. Adriana Carranca alerta: 'se tem duas palavras que afugentam os investidores, elas são instabilidade e incerteza'.

  • É muito irresponsável o que está acontecendo na Geórgia

    'É muito irresponsável o que está acontecendo na Geórgia'

    24/04/2020 Duração: 09min

    O estado retomou parcialmente as atividades, o que também afeta as localidades vizinhas. No meio disso tudo, Trump sugeriu experimentar injeção com desinfetante para combater o coronavírus. 'Não tem o menor compromisso com a verdade e mente descaradamente', diz Kennedy, sobre o recuo do presidente dos EUA. O comentarista também analisa a demissão e as acusações feitas contra Bolsonaro pelo agora ex-ministro Sergio Moro.

  • Alemanha não aparece entre 20 primeiros países com maior número de mortes por coronavírus

    Alemanha não aparece entre 20 primeiros países com maior número de mortes por coronavírus

    23/04/2020 Duração: 15min

    Adriana Carranca explica que quando se compara o número de mortes por 1 milhão de habitantes, ilhas do Caribe aparecem no topo do ranking. Depois vem países da Europa, como Bélgica, França, Itália, Reino Unido, Espanha, além dos EUA. Alemanha não aparecem nos 20 primeiros países porque Angela Merkel foi muito rápida no bloqueio. Entre as medidas, ela proibiu que mais de duas pessoas andassem juntas na rua por cinco semanas.

  • Brasil e EUA vivem situação parecida: têm presidentes que fogem da responsabilidade

    'Brasil e EUA vivem situação parecida: têm presidentes que fogem da responsabilidade'

    17/04/2020 Duração: 08min

    Para Kennedy Alencar, Bolsonaro é 'mais irresponsável' do que Donald Trump. Ele afirma que os dois passam a bola para governadores e partem para o ataque à imprensa em vez de reconhecer a gravidade do novo coronavírus.

  • Turismo é um setor em que os profissionais na França ainda não conseguem ver luz no fim do túnel

    'Turismo é um setor em que os profissionais na França ainda não conseguem ver luz no fim do túnel'

    17/04/2020 Duração: 08min

    Adriana Moysés fala da crise no setor de turismo na França em meio à pandemia. A França é o primeiro destino turístico no mundo. Isso já faz 20 anos. O país recebe 85 milhões de visitantes por ano, em média. As receitas desse setor representam 7% do PIB Francês. ‘Para esse setor essa pandemia está representando realmente um desastre’. Dois milhões de empregos diretos e indiretos estão ameaçados.

  • Ao condenar a OMS, Trump demonstra que está em campanha

    'Ao condenar a OMS, Trump demonstra que está em campanha'

    16/04/2020 Duração: 08min

    Nesta semana, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a suspensão do repasse para a Organização Mundial da Saúde. Na análise de Adriana Carranca, atitude é uma estratégia que Trump usa para se defender de críticas relacionadas à gestão da pandemia. Entenda.

  • Nos EUA, povo está fazendo serviço melhor que o do presidente

    Nos EUA, 'povo está fazendo serviço melhor que o do presidente'

    10/04/2020 Duração: 13min

    Para Kennedy Alencar, Trump está muito preocupado com sua reeleição e, por isso, fala em reativar a economia norte-americana o quanto antes. No entanto, afrouxamento da quarentena no país não faria sentido do ponto de vista da saúde pública. Na análise de Kennedy, Trump, assim como Bolsonaro, se 'apequena' em meio à crise.

  • Paris comemora a Páscoa com esperança de estabilização da epidemia da Covid-19

    Paris comemora a Páscoa com esperança de estabilização da epidemia da Covid-19

    10/04/2020 Duração: 08min

    Depois de 25 dias de isolamento, país teve 12 mil mortos, mas vê número de pacientes com alta hospitalar maior do que o daqueles que entram nas unidades de saúde. No entanto, políticas de confinamento devem ser estendidas. Enquanto isso, estudo sobre uso da hidroxicloroquina divide opiniões e governo estuda como aumentar a capacidade de testes.

  • Negros e hispânicos são os que mais morrem por coronavírus nos EUA

    Negros e hispânicos são os que mais morrem por coronavírus nos EUA

    09/04/2020 Duração: 13min

    Nos EUA, mortalidade por Covid-19 entre negros e latinos é o dobro da registrada no restante da população. Adriana Carranca explica que, historicamente, as duas comunidades têm piores condições de vida e menos acesso à saúde. Aceleração da epidemia no país e desistência de pré-candidato democrata à presidência também estão entre os destaques.

  • Essa foi a semana da virada para Trump

    'Essa foi a semana da virada para Trump'

    03/04/2020 Duração: 08min

    Kennedy Alencar explica que, nesta semana, Trump mudou radicalmente sua postura em relação ao coronavírus. 'Ele está mudando a narrativa para deixar em segundo plano os graves erros que cometeu ao minimizar pandemia', afirma. Kennedy analisa, ainda, que governo do Brasil deveria ter boa estratégia para garantir suprimento de insumos hospitalares em um cenário de enorme demanda por esses materiais. Ouça o comentário.

  • A França tem conseguido, apesar das dificuldades, manter o atendimento nos hospitais

    'A França tem conseguido, apesar das dificuldades, manter o atendimento nos hospitais'

    03/04/2020 Duração: 08min

    Adriana Moysés, da Rádio França Internacional, fala da pandemia de coronavírus na França e o cenário dos hospitais. 'Pela indicação do primeiro-ministro, Édouard Philippe, a França vai dar conta disso e o sistema hospitalar não vai entrar em colapso'.

  • Radicalismo religioso tem atrapalhado prevenção ao coronavírus pelo mundo

    Radicalismo religioso tem atrapalhado prevenção ao coronavírus pelo mundo

    02/04/2020 Duração: 13min

    Em Israel, ultra ortodoxos se recusam a seguir o isolamento recomendado pelas autoridades. Um pastor na Coreia do Sul prometeu aos fiéis que eles seriam salvos pela religião, o que desencorajou atitudes preventivas.

  • Discurso de Macron está sendo apontado como uma postura digna de um presidente’

    'Discurso de Macron está sendo apontado como uma postura digna de um presidente’

    27/03/2020 Duração: 09min

    Silvano Mendes fala do 12º dia de confinamento na França para conter o avanço do coronavírus. O governo ampliou o período de isolamento até 15 de abril e já avisou que a situação pode se estender. 'Quem sai de casa, sem razão plausível, é multado'. Ele diz que a maior parte da população está convencida que o confinamento é a melhor solução para conter a propagação do vírus.

  • Gigantes da tecnologia se mobilizam na luta contra o coronavírus

    Gigantes da tecnologia se mobilizam na luta contra o coronavírus

    24/03/2020 Duração: 05min

    Líderes de empresas como Apple, Facebook e Tesla anunciaram a doação de máscaras e outros equipamentos aos hospitais que tratam pacientes com covid-19. Unidades de vários países devem receber os materiais. Até Elon Musk, que havia criticado o 'pânico' causado pela epidemia, anunciou doações. Entenda.

  • Fechamento das fronteiras dos EUA é distopia realizada

    Fechamento das fronteiras dos EUA é 'distopia realizada'

    20/03/2020 Duração: 10min

    Nessa sexta-feira, governo dos EUA determinou o fechamento das fronteiras com o México e com o Canadá por causa do coronavírus. 'Os Estados Unidos estão se fechando para o mundo, adotando a estratégia de cada país por si', comenta Kennedy Alencar. No entanto, ele acrescenta que a 'solução precisa ser global' e destaca que Trump e até a família Bolsonaro têm incentivado a xenofobia durante a crise. Ouça a análise

página 1 de 2

Informações: