Um Pulo Em Paris - Adriana Moysés E Silvano Mendes

Um Pulo Em Paris - Adriana Moysés E Silvano Mendes

Sinopse

Direto da redação da Rádio França Internacional em Paris, as novidades e curiosidades de um dos lugares mais visitados do mundo.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Amazon é alvo de protestos na França em meio a Black Friday
    Amazon é alvo de protestos na França em meio a Black Friday
    Duração: 11min | 29/11/2019

    Adriana Moysés destaca os protestos de ativistas de ONGs ambientalistas na França contra a Amazon. O movimento acontece pelo segundo dia seguido. O diretor do Greenpeace na França disse que a Amazon produz com as suas entregas um volume de emissões de gases de um efeito estufa que é comparável a de um país. Os ativistas frisam que a questão não é atacar a empresa americana, mas o fato que ela tem como estratégia comercial vender cada vez mais produtos novos por preços mais baixos, o que não é bom para o planeta.

  • Brasil e Venezuela puxam aumento da pobreza na América Latina, aponta relatório
    Brasil e Venezuela puxam aumento da pobreza na América Latina, aponta relatório
    Duração: 09min | 28/11/2019

    Adriana Carranca falou sobre os dados do relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. O levantamento alerta para retrocessos dos esforços de redução da pobreza na América Latina. Ela destacou ainda o processo de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. 'O processo tem causado danos na imagem de Trump e deve afetar a reeleição em 2020'. Adriana Carranca também falou sobre a história do Dia de Ação de Graças nos EUA.

  • Cresce o número de pessoas que dormem no metrô de Paris
    Cresce o número de pessoas que dormem no metrô de Paris
    Duração: 09min | 22/11/2019

    Um estudo revelou que cerca de 700 pessoas passam as noites nas mais de 300 estações de metrô da capital francesa. Silvano Mendes explica que o número cresce ainda mais nesta época do ano, com a aproximação do inverno. Para controlar o problema, o metrô parisiense conta com uma equipe de assistência social desde a década de 1990.

  • Aquecimento global é um desastre que se anuncia para todos nós e afeta também a agricultura
    Aquecimento global é um desastre que se anuncia para todos nós e afeta também a agricultura
    Duração: 10min | 21/11/2019

    Relatório da ONU aponta que os objetivos para o clima firmados por 180 países em 2015, entre eles o Brasil, não serão alcançados. Adriana Carranca comenta o cenário internacional em relação à emergência climática.

  • Avança mais uma casa o processo de pré-impeachment de Trump
    Avança mais uma 'casa' o processo de pré-impeachment de Trump
    Duração: 11min | 14/11/2019

    Ele é acusado de usar a máquina da diplomacia para obter ganhos políticos. Um depoimento tomado nesta quarta-feira, na Ucrânia, foi muito relevante, pois contou em detalhes sobre encontros entre autoridades americanas e do país europeu. Agora veio à tona uma ligação telefônica que teria sido feita por Trump, em que ficaria mais claro que a Ucrânia poderia, sim, investigar o potencial concorrente do presidente na corrida à Casa Branca, o democrata Joe Biden. Adriana Carranca ainda faz um balanço parcial da reunião dos Brics, que, este ano, acontece no Brasil.

  • Manifestantes marcam ato contra islamofobia na França
    Manifestantes marcam ato contra 'islamofobia' na França
    Duração: 08min | 08/11/2019

    Silvano Mendes analisa a importância da luta contra a perseguição aos muçulmanos em terras francesas. O comentarista afirmou que não é fácil seguir a religião na França depois do ataque às Torres Gêmeas em 2001, nos Estados Unidos. A manifestação tem o objetivo de conscientizar a população francesa sobre a cultura islâmica.

  • Alemanha mostra que imigrantes podem contribuir para o desenvolvimento de uma região
    Alemanha mostra que imigrantes podem contribuir para o desenvolvimento de uma região
    Duração: 10min | 07/11/2019

    Adriana Carranca comenta a abertura a estrangeiros universitários ou recém-formados na antiga Alemanha Oriental, que ainda não é tão desenvolvida quanto a parte Ocidental.

  • Deputados ecologistas franceses querem cobrar taxas extras para donos de SUVs
    Deputados ecologistas franceses querem cobrar taxas extras para donos de SUVs
    Duração: 11min | 01/11/2019

    Modelo de carro pesa, em média, quase 250 kg a mais que um carro normal e utiliza gasolina ou diesel para se movimentar. Parlamentares alegam que as SUVs são um contrassenso em relação ao combate ao aquecimento global. Proposta é que se pague 15 euros por quilo excedente no licenciamento e gera polêmica entre a classe média alta parisiense.

  • Deputados franceses aprovam projeto piloto autorizando o uso da maconha medicinal
    Deputados franceses aprovam projeto piloto autorizando o uso da maconha medicinal
    Duração: 08min | 25/10/2019

    Adriana Moysés explica que a experiência médica será realizada com três mil pacientes ao longo de dois anos no tratamento de algumas doenças graves. Segundo ela, por enquanto, esse projeto de lei não autoriza o plantio do cannabis na França. O cultivo da planta ainda é polêmico no país e ainda vai continuar proibido.

  • A expectativa é de que a passagem de Bolsonaro pela China confirme o pragmatismo
    'A expectativa é de que a passagem de Bolsonaro pela China confirme o pragmatismo'
    Duração: 05min | 23/10/2019

    Maria Cristina Fernandes, que está na China, acompanha a viagem de Bolsonaro pelo país. Segundo ela, o presidente terá uma recepção prestigiada para um presidente que se elegeu com a retórica anti-China. Mas, tudo isso parece ter sido relevado porque o presidente será recebido pelas três lideranças políticas do país. Ele é o sétimo presidente brasileiro a visitar a China.

  • Naturistas participam de campeonato internacional de natação em Paris
    Naturistas participam de campeonato internacional de natação em Paris
    Duração: 10min | 18/10/2019

    Silvano Mendes fala sobre o campeonato que será realizado amanhã, em uma piscina municipal da capital francesa. O evento, organizado pela Federação Naturista Internacional, acontece uma vez por ano em cidades variadas. A competição está na 48ª edição, com 300 participantes de 16 federações do mundo. No final do dia, acontece a entrega de medalhas e um jantar de gala. 'A única peça aceita na piscina é uma touca de borracha', conta.

  • As ações do movimento ecologista Extinction Rebellion em Paris
    As ações do movimento ecologista Extinction Rebellion em Paris
    Duração: 08min | 11/10/2019

    Silvano Mendes fala sobre o movimento ecologista Extinction Rebellion. O ato começou no Reino Unido como um movimento de desobediência civil, mas de luta por causas ecológicas e contra o aquecimento do planeta. O grupo tem integrantes em 56 países. Na semana passada, o Extinction Rebellion decidiu lançar uma onda de protestos em vários países, inclusive, na França. Centenas de manifestantes ocuparam durante 17 horas um shopping em Paris. Em outros atos, os organizadores ocuparam ruas e lojas.

  • Paris realiza virada cultural com atrações insólitas
    Paris realiza 'virada cultural' com atrações insólitas
    Duração: 10min | 04/10/2019

    Na noite de sábado para domingo, será realizada uma corrida pelas galerias do Louvre, bem como a transformação de toda uma via expressa em instalação artística. No entanto, a 'virada cultural' é criticada por especialistas que defendem que a arte não se misture com nenhum outro assunto. 'O diretor artístico artístico dessa virada cultural está colocando o dedo em muitos aspectos polêmicos', avalia Adriana Moysés.

  • Ativistas colam cartazes em muros para denunciar casos de feminicídio em Paris
    Ativistas colam cartazes em muros para denunciar casos de feminicídio em Paris
    Duração: 08min | 27/09/2019

    Silvano Mendes fala sobre a campanha contra o feminicídio em Paris, na França. É uma campanha formada por uma série de cartazes denunciando crimes verídicos. Também há frases reivindicativas e de cunho político. Os cartazes são colados em muros de prédios públicos e de bairros residenciais.

  • Estudantes franceses faltam às aulas para protestar contra as mudanças climáticas
    Estudantes franceses faltam às aulas para protestar contra as mudanças climáticas
    Duração: 08min | 20/09/2019

    Os franceses aderiram à 'greve pelo clima', liderada pela ativista sueca Greta Thunberg. Esta foi a segunda vez que os jovens saíram às ruas para apoiar o movimento. Adriana Moysés explica que o poder público francês não tem feito muito para atender às reivindicações dos manifestantes. Agora, estudantes prometem se unir a sindicalistas para promover protestos ainda maiores.

  • Eleição em Israel pode influenciar conflito diplomático com o Irã
    Eleição em Israel pode influenciar conflito diplomático com o Irã
    Duração: 12min | 19/09/2019

    'Para Israel, o Irã é a principal ameaça', comenta Adriana Carranca. Ela explica que formação de novo governo israelense será importante para definir os rumos da crise internacional envolvendo o Irã, país acusado de atacar uma refinaria saudita. Possível denúncia contra Trump e expectativas para Assembleia Geral da ONU também são assuntos do comentário de hoje.

  • Greve no transporte público contra a reforma da Previdência gera caos em Paris
    Greve no transporte público contra a reforma da Previdência gera caos em Paris
    Duração: 09min | 13/09/2019

    Sylvano Mendes disse que ‘é a maior greve do metro dos últimos 12 anos na capital’. Das 16 linhas de metrô de Paris, dez não funcionaram. Outras quatro linhas tiveram o serviço limitado. Motoristas de ônibus também aderiram ao movimento. As opções de transporte ficaram bem restritas. O dia foi lucrativo para motoristas de táxi e de Uber.

  • Discurso de Ernesto Araújo é típico de quem não tem conteúdo algum para dividir
    Discurso de Ernesto Araújo é 'típico de quem não tem conteúdo algum para dividir'
    Duração: 10min | 12/09/2019

    Em uma palestra nos Estados Unidos, ministro das Relações Exteriores atacou o que chama de 'climatismo', afirmou que 'justiça social é um pretexto para ditadura' e criticou pensadores como Foucault, Lacan e Rosa Luxemburgo. Para Adriana Carranca, declarações não fazem sentido e provocam espanto. 'O Brasil tem atraído muita atenção internacional, mas muito negativamente', avalia.

  • Governo francês lança campanha de combate à violência contra a mulher
    Governo francês lança campanha de combate à violência contra a mulher
    Duração: 09min | 06/09/2019

    A secretaria de promoção da igualdade do país vai realizar 91 conferências para discutir e conscientizar sobre o problema. Apesar da iniciativa, Adriana Moysés conta que casos recentes mostram que ainda há falhas nos sistemas de proteção à mulher. Para ela, os maiores obstáculos para as vítimas são a má vontade e a falta de treinamento de policiais.

  • Até aliado de direita e adversário de Bachelet no Chile é contra fala de Bolsonaro
    'Até aliado de direita e adversário de Bachelet no Chile é contra fala de Bolsonaro'
    Duração: 09min | 05/09/2019

    Adriana Carranca analisa a repercussão da declaração do presidente brasileiro sobre morte do pai da comissária da ONU na ditadura chilena. A comentarista afirma que o episódio mostra que o governo desconhece história e é despreparado em relações internacionais.

  • França terá 250 mil jovens nas escolas envolvidos em projetos de sustentabilidade
    'França terá 250 mil jovens nas escolas envolvidos em projetos de sustentabilidade'
    Duração: 08min | 30/08/2019

    Adriana Moysés fala sobre como é a educação para a sustentabilidade na França. 'A escola pública já educa para a sustentabilidade, mas não o suficiente'. O ministro da Educação decidiu este ano ampliar experiência testada em algumas escolas da rede pública. Todas as classes do ensino médio irão eleger daqui para frente um representante de turma para projetos ecológicos.

  • Se a rainha recusasse a suspensão do parlamento, isso poderia desencadear outra crise
    'Se a rainha recusasse a suspensão do parlamento, isso poderia desencadear outra crise'
    Duração: 10min | 29/08/2019

    Adriana Carranca analisa o pedido de suspensão do parlamento feito pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson. O objetivo é que os deputados não interfiram no Brexit, mesmo que não haja acordo. Carranca afirma que decisão é 'no mínimo estranha', mas não ilegal.

  • Muita gente considera a Amazônia como um assunto planetário
    'Muita gente considera a Amazônia como um assunto planetário'
    Duração: 10min | 23/08/2019

    Adriana Moysés fala sobre as queimadas na Amazônia e a manifestação em frente à embaixada brasileira em Paris. A ação foi uma resposta às declarações de Bolsonoro que insinuou que as ONGs poderiam estar por trás das queimadas. O público era variado. Macron convocou uma reunião de emergência do G7 neste fim de semana para discutir os incêndios na Amazônia.

  • Queimadas na Amazônia assustaram especialistas de todo o mundo
    'Queimadas na Amazônia assustaram especialistas de todo o mundo'
    Duração: 12min | 22/08/2019

    Jornais e programas de TV estrangeiros mostraram preocupação em relação ao assunto. Artistas de todo o mundo, como Leonardo DiCaprio e Gisele Bündchen também se engajaram pela proteção da região. Uma série de protestos está marcada para acontecer na próxima sexta na frente de embaixadas brasileiras.

  • Juro imobiliário na França atinge o valor mais baixo em 70 anos
    Juro imobiliário na França atinge o valor mais baixo em 70 anos
    Duração: 09min | 16/08/2019

    Adriana Moysés analisa o sistema de crédito no pais. A comentarista afirma que o empréstimo com bancos franceses quase não tem custo porque o acréscimo do seguro também é baixo.

  • Polarização na sociedade argentina dificulta possibilidade de Macri virar o jogo
    Polarização na sociedade argentina dificulta possibilidade de Macri virar o jogo
    Duração: 08min | 15/08/2019

    Adriana Carranca comenta as prévias eleitorais no país vizinho. 'O atual presidente vai tentar alegar que os problemas como a recessão econômica são anteriores [ao seu mandato]', diz.

  • Lei contra assédio sexual na França pune dois criminosos por dia em um ano
    Lei contra assédio sexual na França pune dois criminosos por dia em um ano
    Duração: 09min | 09/08/2019

    Quem for pego em flagrante cometendo assédio ou agressão contra mulheres nas ruas ou em transportes públicos vai ter que pagar multa de até R$ 6.500. Mais de 700 casos foram registrados. As autoridades francesas acreditam que o número pode crescer com o passar dos anos.

  • Discurso do suspeito de massacre parece com a retórica de Trump
    'Discurso do suspeito de massacre parece com a retórica de Trump'
    Duração: 13min | 08/08/2019

    Adriana Carranca analisa os dois atentados que mataram 31 pessoas no final de semana passado nos Estados Unidos. Um dos autores classificou a atitude como uma resposta a 'invasão' hispânica no país. O presidente norte-americano também usou o mesmo termo para se referir a refugiados.

  • Briga entre governo francês e Amazon prejudica pequenos fornecedores
    Briga entre governo francês e Amazon prejudica pequenos fornecedores
    Duração: 08min | 02/08/2019

    França vai começar a cobrar uma taxa de impostos de 3% do Google, da Apple, do Facebook e da Amazon (GAFA). As quatro empresas comercializam seus produtos no país europeu, mas pagam impostos em outras nações. A Amazon afirmou que não concorda com a medida e que vai repassar o valor aos fornecedores.

  • Brasil ganha título de aliado preferencial dos EUA. E aí?
    Brasil ganha título de aliado preferencial dos EUA. E aí?
    Duração: 10min | 01/08/2019

    Adriana Carranca comenta o título concedido ao Brasil pelos EUA de 'aliado preferencial extra-Otan'. A pergunta que se tem que fazer é: o que o país ganha com isso? A classificação significa que o Brasil, agora, se aproxima dos EUA na área militar e de defesa. Facilita, por exemplo, a compra de armas sem taxa e parcerias em programas de treinamento militar, etc.

Informações: