Discuta Sp - Fernando Abrucio E Marco Antônio Teixeira

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Perspectivas de desenvolvimento de São Paulo e soluções para questões como o déficit habitacional, a mobilidade e o meio ambiente.

Episódios

  • Não vamos sair da crise econômica se nossa imagem internacional ficar ruim

    'Não vamos sair da crise econômica se nossa imagem internacional ficar ruim'

    25/05/2020 Duração: 05min

    Fernando Abrucio afirma que a reunião ministerial divulgada mostra que o coronavírus não é a principal preocupação do governo Bolsonaro, que não acredita na democracia. Ele acredita que essas atitudes nos tornam um país tóxico para outros países e que podem afetar nossa economia.

  • Governo Bolsonaro aposta no caos

    Governo Bolsonaro 'aposta no caos'

    18/05/2020 Duração: 07min

    Fernando Abrucio destaca que denúncia do empresário Paulo Marinho é grave, levanta questionamentos sobre a relação da Família Bolsonaro com milícias e 'esquenta' ainda mais a discussão sobre denúncias de Moro. Ele comenta, ainda, substituição no Ministério da Saúde. 'Estamos sendo levados dia após dia a um precipício', comenta.

  • É importante para o presidente da República que o vídeo apareça

    'É importante para o presidente da República que o vídeo apareça'

    13/05/2020 Duração: 02min

    Fernando Abrucio acredita que enquanto o vídeo não aparecer, a imagem de Jair Bolsonaro pode piorar. Ele afirma que o vídeo todo deve ser divulgado para que a sociedade saiba como se governa o Brasil e que possa ficar claro que quem está com a razão no caso entre Bolsonaro e Sergio Moro.

  • Com implementação do megarrodízio, São Paulo caminha para o lockdown

    Com implementação do megarrodízio, São Paulo caminha para o lockdown

    12/05/2020 Duração: 02min

    Marco Teixeira avalia, no entanto, que a medida, se tivesse sido tomada antes, teria mais efeito, e o prefeito sofreria menos desgaste político. Segundo ele, o bloqueio total se faz necessário à medida que os números do coronavírus pioram a cada dia. Em relação ao estado, o professor avalia que o grande erro de Doria foi ter falado em afrouxamento da quarentena, quando isso ainda não era possível.

  • Postura de Bolsonaro é mais grave porque deixamos de contar só doença e começamos a ver mortes

    'Postura de Bolsonaro é mais grave porque deixamos de contar só doença e começamos a ver mortes'

    18/03/2020 Duração: 11min

    Marco Teixeira analisou o significado do 'panelaço' espontâneo que aconteceu em diversos estados do país e principalmente em São Paulo. O comentarista afirmou que até quem votou em Jair Bolsonaro sente falta de uma liderança no momento de crise mundial. 'O presidente vai contra o que os ministérios estão lutando para evitar', critica Marco Teixeira.

  • Famílias que contam com a alimentação nas escolas para os filhos podem enfrentar dificuldades

    Famílias que contam com a alimentação nas escolas para os filhos podem enfrentar dificuldades

    16/03/2020 Duração: 07min

    Fernando Abrucio alerta que o governo precisa tomar atitude para garantir a alimentação dos alunos. Ele ressalta também a preocupação com o fechamento de creches por causa de pais que trabalham e não têm com quem deixar as crianças.

  • Doria tem poder para decidir vice de Bruno Covas para próxima eleição municipal

    'Doria tem poder para decidir vice de Bruno Covas para próxima eleição municipal'

    11/03/2020 Duração: 10min

    Marco Teixeira comenta a saída de Alê Youssef da Secretaria de Cultura de São Paulo. Segundo ele, o governador não cogita o nome de Youssef para a vaga, mas ele tem a preferência do prefeito para ampliar o apoio político à candidatura.

  • MEC é o principal obstáculo para a melhoria da educação no país

    MEC é o principal obstáculo para a melhoria da educação no país

    09/03/2020 Duração: 07min

    Em Brasília para um evento sobre os desafios da educação, Fernando Abrucio avalia que o Brasil foi 'muito mal' nesse setor em 2019. Segundo ele, estados e municípios estão se mexendo, mas tudo aquilo que depende do ministério está parado. 'Só atrapalhou', afirma.

  • Deputados também não deram bom exemplo em discussão da reforma da Previdência

    'Deputados também não deram bom exemplo em discussão da reforma da Previdência'

    04/03/2020 Duração: 12min

    Marco Teixeira critica o comportamento dos parlamentares que aprovaram o texto da reforma na Alesp. Servidores fizeram protesto e tentaram entrar a força no prédio. A Tropa de Choque foi acionada para conter os manifestantes.

  • É salutar que nesse momento o SUS seja valorizado

    'É salutar que nesse momento o SUS seja valorizado'

    02/03/2020 Duração: 05min

    Marco Teixeira lembra que o sistema está em todos os municípios e isso ajuda a levar a informação de forma rápida e promover o atendimento. Ele ressalta que é preciso evitar o pânico, sem perder a capacidade de levar o monitoramento a sério.

  • Resultado da reforma da Previdência em São Paulo só foi possível porque votação foi nominal

    Resultado da reforma da Previdência em São Paulo só foi possível porque votação foi nominal

    19/02/2020 Duração: 04min

    Marco Teixeira comenta que o presidente da Assembleia Legislativa também pode votar. O modelo aprovado é parecido com o federal. Ele lamenta que há pouco tempo para debater e pouca possibilidade de fazer acordos.

  • ‘A cidade precisa de plano mais amplo e integrado para combater enchente’

    ‘A cidade precisa de plano mais amplo e integrado para combater enchente’

    17/02/2020 Duração: 09min

    Fernando Abrucio ressalta que o piscinão é apenas uma questão e alerta que falta pensar em aumentar área verde e melhorar a drenagem na cidade.

  • A única certeza é que o problema volta no ano que vem

    'A única certeza é que o problema volta no ano que vem'

    12/02/2020 Duração: 08min

    Marco Teixeira lembra que todo ano discutimos o mesmo problema das enchentes em São Paulo e a cidade tem um histórico de urbanização que foi feito sem considerar o crescimento populacional e não há preocupação com o escoamento da água. Falta planejamento e educação ambiental.

  • ‘Temos ciência suficiente para fazer alertas’

    ‘Temos ciência suficiente para fazer alertas’

    10/02/2020 Duração: 17min

    Fernando Abrucio critica a falta de aviso das autoridades sobre a gravidade da chuva. Ele diz que a comunicação precisa ser mais rápida e ampla. Ele defende também uma política metropolitana para enchentes.

  • Bruno Covas larga na frente na disputa pela prefeitura de São Paulo

    Bruno Covas 'larga na frente' na disputa pela prefeitura de São Paulo

    05/02/2020 Duração: 07min

    'Há uma indefinição muito grande nas outras candidaturas', comenta o professor Marco Teixeira. O PT, por exemplo, vai realizar prévias para escolher seu candidato, mas já se sabe que Haddad não vai participar da disputa. Na chapa do PSDB, falta a definição do vice de Covas. Nomes como Celso Russomano e Mara Gabrilli são alguns dos mais cotados.

  • A melhor solução para acabar com a cracolândia seria um programa de saúde pública

    'A melhor solução para acabar com a cracolândia seria um programa de saúde pública'

    03/02/2020 Duração: 24min

    Fernando Abrúcio, Cientista Político e Professor da Fundação Getúlio Vargas, acredita que só aumentar o policiamento na região, não resolve o problema. Ele lembra que algumas administrações municipais deram emprego como estímulo para tirar as pessoas da cracolândia, mas as pessoas voltavam porque o vício era mais forte.

  • Comitê de risco para coronavírus pode ajudar a conter alarmismo

    Comitê de risco para coronavírus pode ajudar a conter alarmismo

    29/01/2020 Duração: 06min

    Marco Teixeira elogia a criação, no estado de São Paulo, de um comitê de risco para monitorar a epidemia de coronavírus. Para ele, papel de conscientização desse comitê será muito importante. 'Há muita desinformação e pode-se criar pânico desnecessário', avalia. Ele completa: 'as reações podem se aproximar muito mais do preconceito que do cuidado. Por isso, é importante conter o pânico'.

  • Sair à rua é construção de cidadania

    'Sair à rua é construção de cidadania'

    24/01/2020 Duração: 16min

    Michel Alcoforado comenta pesquisa que revelou que um quatro dos paulistanos só sai de casa para trabalhar ou estudar. Para ele, resultado tem relação com o planejamento urbano e com o tempo gasto em deslocamentos. 'Já pensou em gastar duas horas para poder se divertir? Dá preguiça, a pessoa fica em casa', comenta. Polêmica envolvendo fechamento da Avenida Paulista e protestos pela redução da tarifa de ônibus também estão entre os destaques.

  • ‘As ciclovias estão muito abandonadas em São Paulo’

    ‘As ciclovias estão muito abandonadas em São Paulo’

    22/01/2020 Duração: 07min

    O cientista político Fernando Abrúcio, professor da Fundação Getúlio Vargas, comenta o aumento de 64% no número de ciclistas mortos na cidade de São Paulo. Ele comenta ainda que é preciso conversar com a sociedade e fazer planejamento de longo prazo.

  • É bastante grave o erro nas notas de alguns candidatos ao Enem

    'É bastante grave' o erro nas notas de alguns candidatos ao Enem

    20/01/2020 Duração: 08min

    Fernando Abrucio lembra que o exame é a principal porta de entrada nas universidades públicas e 'democratizou' o acesso ao ensino superior. Segundo ele, o problema pode criar dificuldade aos jovens que estudaram o ano inteiro para conseguir uma vaga.

página 1 de 2

Informações: