Discuta Sp - Fernando Abrucio E Marco Antônio Teixeira

Discuta Sp - Fernando Abrucio E Marco Antônio Teixeira

Sinopse

Perspectivas de desenvolvimento de São Paulo e soluções para questões como o déficit habitacional, a mobilidade e o meio ambiente.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Cidadão precisa prestar atenção nas instituições que manejam seu próprio orçamento
    'Cidadão precisa prestar atenção nas instituições que manejam seu próprio orçamento'
    Duração: 05min | 30/10/2019

    Professor Marco Teixeira comenta o fato de o Tribunal de Justiça de São Paulo ter apresentado duas propostas de gastos bastante elevadas: construção de uma nova sede e um acordo com a Microsoft na ordem de milhões de reais. "O dinheiro que sustenta essas instituições provêm de todos os impostos que pagamos diariamente", destaca.

  • O triste é que no Brasil as escolas não sejam todas em tempo integral
    'O triste é que no Brasil as escolas não sejam todas em tempo integral '
    Duração: 05min | 28/10/2019

    Fernando Abrucio fala sobre o fato de algumas escolas de São Paulo terem recusado serem ampliadas para ensino integral. Ele avalia que é um processo complexo e destaca que esbarra na questão do horário noturno. Muitos jovens começam a trabalhar para ajudar o sustento da família e não teriam a opção de estudar em tempo integral.

  • Aprovação da reforma da Previdência aconteceu apesar do governo
    Aprovação da reforma da Previdência 'aconteceu apesar do governo'
    Duração: 06min | 23/10/2019

    Professor Marco Teixeira fala sobre política nacional e avalia que, após a aprovação da Previdência, provavelmente agora vamos nos preparar para discutir a reforma tributária. Sobre a desistência de Eduardo Bolsonaro para embaixada dos EUA, o comentarista avalia que ela ocorreu porque o parlamentar não tem condição de pleitear o cargo.

  • Projeto já nasce, de alguma maneira, controverso
    'Projeto já nasce, de alguma maneira, controverso'
    Duração: 06min | 21/10/2019

    Professor Marco Teixeira fala sobre o projeto de lei que autoriza a prefeitura a privatizar 41 terrenos públicos. O problema é que nem todos eles estão osciosos. Na lista, estão duas escolas municipais. O comentarista avalia que cabe neste momento à prefeitura e à Câmara Municipal exercer um tipo de pressão para que cada um dos terrenos passe por uma análise minuciosa.

  • Os políticos são livres dentro do partido?
    Os políticos são livres dentro do partido?
    Duração: 08min | 16/10/2019

    Professor Marco Teixeira fala sobre a declaração da deputada Tábata Amaral, que disse que irá à Justiça Eleitoral mover uma ação para pedir sobre seu mandato. O comentarista explica que o mandato, no caso de deputados federais, não pertencem ao parlamentar, e sim, ao partido. Entretanto, o caso de Tábata "é um pouco mais complexo". Ele avalia que "estamos imersos em um debate controverso, que mistura questões ideológicas com questões fiscais".

  • Há uma briga política na discussão sobre programa para escolas cívico-militares em SP
    'Há uma briga política' na discussão sobre programa para escolas cívico-militares em SP
    Duração: 06min | 14/10/2019

    Professor Marco Teixeira fala sobre o programa do Governo Federal para transformar algumas escolas estaduais em escolas cívico-militares. O governo de SP perdeu o prazo e agora quer voltar atrás. Comentarista fala dos desdobramentos políticos dessa história.

  • O que ocorreu na eleição de 2018 foi um uso não só maciço, como ilegal do Whatsapp
    'O que ocorreu na eleição de 2018 foi um uso não só maciço, como ilegal do Whatsapp'
    Duração: 10min | 09/10/2019

    Fernando Abrucio avalia que isso "cria uma dúvida sobre a qualidade da eleição, que no fundo foi marcada pelas fake news". É uma lição para que a gente evite na próxima eleição e que haja uma fiscalização muito mais forte.

  • É uma pena que a polarização chegue na discussão sobre conselheiros tutelares
    'É uma pena que a polarização chegue na discussão' sobre conselheiros tutelares
    Duração: 05min | 07/10/2019

    Professor Marco Teixeira fala sobre a eleição para conselheiros tutelares, que ganhou notoriedade este ano. Ele destaca que "o tema entrou na agenda e isso é positivo. O que temos a lamentar é que ele entra pela polarização, e não pela construção propositiva de saídas a partir das diferenças".

  • Decisão sobre cancelar contratos de profissionais do Mais Médicos é muito grave
    Decisão sobre cancelar contratos de profissionais do Mais Médicos 'é muito grave'
    Duração: 06min | 02/10/2019

    Professor Fernando Abrucio fala sobre decisão da Justiça de cassar uma liminar e fazer com que o contrato de 37 profissionais do Mais Médicos em São Paulo seja cancelado. Ele afirma que uma decisão como essa traz uma consequências sociais enormes para ser decidida apenas por um juiz, que nem foi eleito pela sociedade. "Decisão tem enorme impacto sobre a população mais pobre", diz.

  • O número elevado de desempregados e a falta de profissionais qualificados no mercado
    O número elevado de desempregados e a falta de profissionais qualificados no mercado
    Duração: 06min | 30/09/2019

    Professor Marco Teixeira comenta uma pesquisa do Senai que mostra que, só em São Paulo, três milhões de profissionais precisam se qualificar. Isso mostra o quanto nosso processo de formação e aprimoramento tem falhado. 'É um fenômeno paradoxal', diz.

  • Bolsonaro é ridicularizado pela imprensa dos EUA
    Bolsonaro é ridicularizado pela imprensa dos EUA
    Duração: 09min | 25/09/2019

    Pauta desta quarta é a repercussão do discurso de Bolsonaro na imprensa dos EUA. Abrucio, que passa uma temporada por lá, conta que a imprensa americana tratou tudo de uma forma meio ridicularizada, mostrando que se tratou de algo fora do que se espera de um presidente na ONU. Já a imprensa europeia, avalia, foi muito mais dura com Bolsonaro. Os jornais europeus avaliaram o cenário como algo perigoso, em tom menos irônico e mais sério que nos EUA. Ele comenta a reação e as críticas do governador de SP, João Doria, ao discurso.

  • Dar um liberou geral à polícia não vai melhorar a segurança, vai matar os mais pobres
    "Dar um 'liberou geral' à polícia não vai melhorar a segurança, vai matar os mais pobres"
    Duração: 09min | 23/09/2019

    É difícil que o pacote anticrime seja votado amanhã, em função da pressão da opinião pública após a morte da menina Ágata, no Rio, durante ação policial. A morte causou verdadeira tempestade e fez voltar à discussão os riscos de se aprovar o excludente de ilicitude, que prevê perdão ao policial que mata em serviço. 'Criar isso é fazer o que o governador Witzel está fazendo no Rio: dar um ok para a violência desmedida. A morte da Ágata mostra que o Estado está agindo deliberadamente, cometendo execuções', critica Fernando Abrucio. 'O que aconteceu com ela não aconteceria em Ipanema ou nos Jardins', completa.

  • SP: vereadores dizem que vão acompanhar com lupa promessa de despoluir Tietê
    SP: vereadores dizem que vão acompanhar com lupa promessa de despoluir Tietê
    Duração: 06min | 18/09/2019

    O governador de São Paulo, João Doria, firmou um compromisso de despoluir o rio Tietê até 2022. Agora, o Legislativo municipal disse que vai acompanhar de perto o andamento desta promessa. A princípio, há um conflito de funções neste anúncio, já que são esferas de poder diferentes. No entanto, a ideia é realizável. Comentarista diz que a ideia dos vereadores é bem-vinda. 'É bom que se fiscalize e se acompanhe. Quanto mais atores envolvidos no processo, maior a garantia que teremos a obra realizada'.

  • Prefeitura de São Paulo já tem o que comemorar com a concessão do Pacaembu
    Prefeitura de São Paulo já tem o que comemorar com a concessão do Pacaembu
    Duração: 05min | 16/09/2019

    O começo das obras, previsto para o ano que vem, deve auxiliar a vocação de São Paulo como cidade de serviços. Concessão também diminui a preocupação da prefeitura com o equipamento e injeta recursos nos cofres municipais. Ainda está pendente a questão do tobogã, já que o projeto de reforma prevê a substituição por escritórios, e isso pode gerar um imbróglio judicial.

  • É uma história lastimável fechar praça para evitar acesso de moradores
    'É uma história lastimável' fechar praça para evitar acesso de moradores
    Duração: 07min | 09/09/2019

    Moradores de um lado de uma praça, na Casa Verde, zona norte de SP, colocaram grades e um portão com chaves para impedir a passagem de pedestres. Detalhe: esse portão foi colocado só de um lado da praça, numa região de alto padrão. Moradores estão dizendo que a grade é para separar ricos e pobres. 'O fechamento foi feito com autorização da prefeitura. Só que se trata de uma ilegalidade', comenta Marco Teixeira.

  • Bolsonaro faz afirmação desrespeitosa sobre Doria, mirando 2022
    Bolsonaro faz 'afirmação desrespeitosa' sobre Doria, mirando 2022
    Duração: 07min | 04/09/2019

    Presidente mudou a postura que adotou na campanha, em que dizia ser contra a reeleição, e já está pensando em 2022. Bolsonaro disse que Doria é 'ejaculação precoce' e não tem chances na candidatura. "Orientado pela equipe, ele sabe que Doria ocupa espaço ao centro e tem possibilidade ampla de romper discurso de polarização que ajudou a elegê-lo".

  • Goldman representou uma ala muito importante do PSDB nos últimos 20 anos
    'Goldman representou uma ala muito importante do PSDB nos últimos 20 anos'
    Duração: 06min | 02/09/2019

    Fernando Abrucio fala sobre a importância do político no partido e da recente briga entre ele o governador de São Paulo João Doria. "Briga foi uma crise entre os que estavam chegando ao PSDB e os que perdiam poder", avalia.

  • Toda vez que você vai implantar uma política pública, isso precisa ser conversado
    'Toda vez que você vai implantar uma política pública, isso precisa ser conversado'
    Duração: 06min | 28/08/2019

    Professor Marco Teixeira critica a postura da prefeitura de São Paulo de apagar ciclovias na cidade sem avisar a população. "Qualquer tipo de mudança e interrupção não pode ser tomada unilateralmente", diz. Ele defende que seria bom apresentar um estudo e discutir com a sociedade. "No mínimo, falta uma política de comunicação", opina.

  • Final de semana tem duas manifestações com pautas distintas em SP
    Final de semana tem duas manifestações com pautas distintas em SP
    Duração: 07min | 26/08/2019

    Professor Marco Teixeira fala sobre os atos de sexta-feira e domingo na capital paulista. Sobre o protesto contra as queimadas na Amazônia, ele avalia que os manifestantes devem continuar pressionando por políticas públicas, independente da questão partidária. No ato de domingo, em que o foco foi a lei de abuso de autoridade, o professor avalia que o protesto estava esvaziado e discurso era extremamente agressivo, contra principalmente Toffoli e Maia.

  • Estamos com herança muito forte do modus operandi de campanha anterior à mudança da regra
    'Estamos com herança muito forte do modus operandi de campanha anterior à mudança da regra'
    Duração: 06min | 21/08/2019

    Professor Marco Teixeira comenta a condenação do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad por caixa dois em campanha para prefeitura em 2012. "Temos que esperar o recurso do prefeito e ver como as instâncias superiores da Justiça vão tratar o caso", diz.

  • O que explica ida de Frota ao PSDB é o projeto Doria 2022
    'O que explica ida de Frota ao PSDB é o projeto Doria 2022'
    Duração: 08min | 19/08/2019

    Professor Marco Teixeira lembra que Alexandre Frota foi eleito com discurso muito próximo ao bolsonarismo e ele era extremamente crítico e agressivo não apenas ao PT, como também ao PSDB. "Portanto, chegar de repente no partido causa um certo estranhamento e um certo mal-estar", diz. Em sua avaliação, a ida de Frota está relacionada aos planos de João Doria para as próximas eleições presidenciais.

  • Saída de Alexandre Frota do PSL não deve ser a única
    Saída de Alexandre Frota do PSL 'não deve ser a única'
    Duração: 07min | 14/08/2019

    Fernando Abrucio avalia que o PSL foi montado muito de última hora. Além disso, maior parte dos membros tem pouca experiência política. Por isso, conflitos internos estão crescendo e devem haver novas expulsões. Ele aponta que o caso de Frota tem a ver também com a política do estado de SP. "Esta se criando um grupo muito forte em São Paulo contra o bolsonarismo", diz.

  • Sistema de saúde tem que ser tratado de maneira impessoal
    'Sistema de saúde tem que ser tratado de maneira impessoal'
    Duração: 08min | 12/08/2019

    Professor Marco Teixeira comenta reportagem da CBN que mostra que Prefeitos do ABC acomodaram mais de 150 aliados em fundação que fura fila no SUS. Ele reforça que o problema é gravíssimo.

  • Com viagem a China, Doria está mirando muito objetivamente em 2022
    Com viagem a China, 'Doria está mirando muito objetivamente em 2022'
    Duração: 08min | 07/08/2019

    Governador de São Paulo está na China participando diariamente de diversas reuniões e fala em atrair até R$ 10 bilhões de investimentos para o estado. Doria está mirando nas próximas eleições presidenciais. Ele busca ocupar o "vazio" que há nos eleitores de centro, que não se identificam nem com o PT e nem com Bolsonaro. Ele ainda se afasta dos outros políticos do PSDB.

  • Estamos no meio de uma controvérsia jurídica que precisa ser resolvida rapidamente
    'Estamos no meio de uma controvérsia jurídica que precisa ser resolvida rapidamente'
    Duração: 06min | 05/08/2019

    Professor Marco Teixeira fala sobre tentativa de promotores de SP de anular acordos de leniência de empreiteiras que citam repasses a aliados. Alckmin, Serra e Kassab. Ele avalia que, caso impasse não seja resolvido, dinheiro não volta aos cofres públicos e políticos não terão qualquer tipo de punição judicial.

  • Doria aproveitou muito bem erro de Bolsonaro e soube capitalizar isso
    'Doria aproveitou muito bem erro de Bolsonaro e soube capitalizar isso'
    Duração: 08min | 31/07/2019

    Fernando Abrucio faz uma análise sobre a entrevista com o governador ao CBN São Paulo e avalia que ele tenta, cada vez mais, se distanciar de Bolsonaro. Doria pegou a fala do presidente sobre o pai de Felipe Santa Cruz e soube aproveitar isso politicamente.

  • Na prefeitura, Doria buscava holofotes, enquanto no Governo, é mais discreto
    Na prefeitura, Doria buscava holofotes, enquanto no Governo, é mais discreto
    Duração: 08min | 29/07/2019

    Professor Marco Teixeira avalia que o político chegou à prefeitura tentando inovar de maneira muito rápida, sempre presente nas redes sociais e se colocando como algo absolutamente novo. No governo do estado, a postura é outra. Ele não tem polemizado tanto e talvez tenha percebido que a exposição criada por ele na prefeitura pode ter criado problemas.

  • Precisamos ter um outro modelo de gestão e regulação do serviço funerário
    Precisamos ter um outro modelo de gestão e regulação do serviço funerário
    Duração: 07min | 24/07/2019

    Fernando Abrucio avalia que o problema da má gestão no serviço funerário vem se repetindo governo após governo e é um desrespeito aos cidadãos. Privatizar até pode ser um caminho, mas depende de qual será a forma de regulação. "Privatizar sem melhorar a regulação prejudica a população", avalia.

  • É preciso se preocupar mais em entender políticas públicas do que em punição
    É preciso se preocupar mais em entender políticas públicas do que em punição
    Duração: 08min | 22/07/2019

    Fernando Abrucio comenta reportagem da CBN que aponta que prefeitura de São Paulo vai suspender auxílio-aluguel de quase 5 mil famílias. Ele defende que o governo deveria usar esse mecanismo de fiscalização para avaliar, e não só para punir.

  • MEC deveria adotar postura menos soberba e conversar mais
    'MEC deveria adotar postura menos soberba e conversar mais'
    Duração: 06min | 17/07/2019

    Fernando Abrucio fala sobre a proposta do Governo Federal de reestruturação das universidades federais. Ele avalia que isso precisa ser feito conversando com a sociedade e que o MEC tem que ouvir mais os outros.

Informações: