Por Dentro Da Economia - Flávia Oliveira

Por Dentro Da Economia - Flávia Oliveira

Sinopse

A economia do Rio sem complicação: desafios, oportunidades, emprego, investimentos públicos e privados e tudo o que impacta o bolso do carioca e do fluminense.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Caged guarda informações ainda preocupantes sobre a demora da recuperação do Rio
    'Caged guarda informações ainda preocupantes sobre a demora da recuperação do Rio'
    Duração: 13min | 27/01/2020

    Flávia Oliveira fala dos números atualizados do Caged. 'Há um alento para alguns municípios'. Em 2019, foram 16.829 vagas formais criadas no estado do Rio. No entanto, ela destaca que o Rio é a segunda economia do país e, em termos de criação de emprego, o estado foi o décimo entre 27 estados da federação.

  • Preços da carne e gasolina fizeram estragos no bolso da população
    Preços da carne e gasolina 'fizeram estragos no bolso da população'
    Duração: 14min | 13/01/2020

    Flávia Oliveira fala sobre inflação e os produtos que contribuíram para pressionar o índice: carne e gasolina. 'Toda vez que a inflação dos alimentos sobe, as pessoas acabam cortando em outras áreas, o que acaba atrapalhando a atividade econômica'.

  • Com aumento na procura, frango e ovos registram alta nos preços
    Com aumento na procura, frango e ovos registram alta nos preços
    Duração: 16min | 06/01/2020

    Flávia Oliveira fala sobre os reflexos da alta da carne. No Rio de Janeiro, no mês passado, a elevação superou a média de aumento no país. 'Não há perspectiva de queda de preço'. Flávia Oliveira diz que a redução de consumo de carne bovina e suína aumentou a procura por frango e ovos. Esses dois itens também registraram elevação.

  • A gente precisa vibrar e trabalhar para que o Rio tenha um grande ano novo
    'A gente precisa vibrar e trabalhar para que o Rio tenha um grande ano novo'
    Duração: 14min | 30/12/2019

    Flávia Oliveira falou sobre o cenário econômico do Rio de Janeiro. Ela destacou ainda a melhora de alguns índices no final de 2019. Flávia Oliveira também falou sobre a morte da ex-ministra Nilcéia Freire, 'mulher que foi grande referência e deixa um legado de reflexão e de construção de políticas públicas'.

  • Estado do RJ foi o segundo maior gerador de emprego formal em dezembro de 2019
    Estado do RJ foi o segundo maior gerador de emprego formal em dezembro de 2019
    Duração: 19min | 23/12/2019

    Foram abertas quase 17 mil novas vagas. A maior parte das contratações foi feita pelo comércio.

  • Temporada da Árvore de Natal da Lagoa repercute no trabalho e na renda do povo carioca
    'Temporada da Árvore de Natal da Lagoa repercute no trabalho e na renda do povo carioca'
    Duração: 16min | 16/12/2019

    Flávia Oliveira destaca o reflexo econômico da Árvore de Natal da Lagoa. 'Ela tem um efeito importante para a economia do Rio de Janeiro, em particular para Lagoa'. A árvore deixou de ser montada por dois anos, 2016 e 2017, em função da crise financeira.

  • MEI: qualquer tipo de mudança seria um golpe muito forte na cultura
    MEI: 'qualquer tipo de mudança seria um golpe muito forte na cultura'
    Duração: 18min | 09/12/2019

    Flávia Oliveira falou sobre a ideia do governo de excluir profissões ligadas as artes do cadastro do MEI. Diante da mobilização, o recuo veio em seguida. 'A reflexão é importante porque me parece que tem havido pouco cuidado das autoridades, especialmente federais, na tomada de decisões, que acontecem de forma atabalhoada, sem um debate com a sociedade'.

  • Empreendedorismo precisa de apoio, política pública e financiamento
    'Empreendedorismo precisa de apoio, política pública e financiamento'
    Duração: 12min | 02/12/2019

    Flávia Oliveira destaca o ‘Festival Mais Rio’, organizado pela CBN, que será realizado no próximo sábado, na Fundição Progresso, na Lapa. Na pauta, temas como empreendedorismo, economia criativa e economia sustentável. Uma das convidadas é Jaciana Melquiades, que tem uma indústria de fabricação de bonecas negras. Flávia também analisou os dados da Pnad Contínua, que mostra a precariedade do mercado de trabalho.

  • Por trás do tabuleiro de acarajé há uma tradição religiosa, econômica e um protagonismo feminino
    'Por trás do tabuleiro de acarajé há uma tradição religiosa, econômica e um protagonismo feminino'
    Duração: 12min | 25/11/2019

    Flávia Oliveira falou sobre o Dia Nacional da Baiana de Acarajé. 'Há um complexo de saberes, conhecimentos e tradições que estão sendo resgatados a partir dessa herança cultural africana'.

  • Houve escolha de prejudicar e afetar os moradores da Zona Oeste
    'Houve escolha de prejudicar e afetar os moradores da Zona Oeste'
    Duração: 16min | 18/11/2019

    Flávia Oliveira analisou os problemas nos trens do Rio na volta do feriado prolongado. A comentarista afirmou que as falhas na SuperVia prejudicam moradores de uma área da cidade que já é mal servida de transportes públicos. 'Trabalhador tem uma folguinha e volta com o trauma de uma desordem permanente com falha de planejamento e descuido com a população', critica Flávia Oliveira. A comentarista também analisou a presença de negros em ambientes corporativos.

  • Rio registra recorde histórico no programa Jovem Aprendiz com 51 mil vagas ocupadas
    Rio registra recorde histórico no programa 'Jovem Aprendiz' com 51 mil vagas ocupadas
    Duração: 10min | 11/11/2019

    Flávia Oliveira analisou as oportunidades dadas aos jovems que buscam o primeiro emprego. A comentarista afirmou que 51 mil jovem aprendizes trabalhando é recorde no estado, mas o número poderia ser maior porque a expectativa era de 81 mil vagas ocupadas em setembro de 2019. Em outubro, a Alerj aprovou mudança de legislação prevendo que fornecedores do governo do Rio fossem obrigados a cumprir a lei de aprendizagem, mas o governador, Wilson Witzel, rejeitou a proposta.

  • Sair do acordo de regime de recuperação fiscal levaria o Rio a naufrágio
    'Sair do acordo de regime de recuperação fiscal levaria o Rio a naufrágio'
    Duração: 10min | 04/11/2019

    Flávia Oliveira analisa a decisão do Conselho de Supervisão Fiscal de rejeitar a proposta do estado para compensar despesas com a reestruturação de carreiras da UERJ. A comentarista afirmou que tirar dinheiro público para pagar a dívida com a União seria crucial para a saúde da economia carioca.

  • Quebras de contratos, confiabilidade e investimentos no Rio
    Quebras de contratos, confiabilidade e investimentos no Rio
    Duração: 11min | 28/10/2019

    Flávia Oliveira faz uma análise sobre quebras unilaterais de contrato e destruição de patrimônio baseada na atitude da Prefeitura do Rio com a destruição da praça do pedágio da Linha Amarela. 'Em que medida a cidade do Rio de Janeiro se torna um ambiente confiável para investimentos e parcerias'. Flávia também falou sobre as perspectivas de investimentos com a retomada dos leilões de petróleo e gás.

  • Investimentos em óleo e gás: notícia é boa para o estado do Rio, mas não no curto prazo
    Investimentos em óleo e gás: 'notícia é boa para o estado do Rio, mas não no curto prazo'
    Duração: 13min | 21/10/2019

    Flávia Oliveira fala sobre expectativas de investimentos para o estado do Rio de Janeiro com essa nova temporada de leilões da ANP. No entanto, ela explica que os resultados não são imediatos, já que os investimentos na área de óleo e gás demandam tempo. Flávia explica que os leilões 'sugerem uma concentração de investimentos e, posteriormente, de atividade econômica, royalties, participações especiais e arrecadação de impostos para União, estados e municípios'.

  • Desconforto no trânsito tem a ver com escolhas familiares na direção do transporte individual
    'Desconforto no trânsito tem a ver com escolhas familiares na direção do transporte individual'
    Duração: 18min | 14/10/2019

    Flávia Oliveira comenta dados recentes do IBGE em relação ao orçamento das famílias do Rio de Janeiro, que mostram a diminuição dos gastos com ônibus e um aumento com transporte próprio e por aplicativo. A comentarista afirma que esse cenário se relaciona com a deterioração do transporte público na cidade. Flávia também analisa outros hábitos de consumo dos cariocas revelados pela pesquisa, como os gastos com alimentos industrializados.

  • Habitação esta doendo demais no bolso dos brasileiros e da população fluminense
    'Habitação esta doendo demais no bolso dos brasileiros e da população fluminense'
    Duração: 13min | 07/10/2019

    Flávia Oliveira analisou os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE analisa os gastos das famílias brasileiras. Segundo ela, o que chamou a atenção foi uma participação significativa dos gastos com alimentação e habitação. 'As famílias do Rio estão realmente com muita dificuldade para manter as casas'. Flávia Oliveira também citou o efeito multiplicador do Rock in Rio em vários setores da economia na cidade e Região Metropolitana. Ela destacou a ocupação da rede hoteleira e movimentação de passageiros na rodoviária e aeroportos da cidade. 'Os brasileiros migraram para o Rio para aproveitar a experiência do Rock in Rio'.

  • Há uma necessidade de adaptação para qualificação e novas formas de inserção no mercado de trabalho
    'Há uma necessidade de adaptação para qualificação e novas formas de inserção no mercado de trabalho'
    Duração: 12min | 30/09/2019
  • Hora de abater as dívidas (e deixar o cartão de crédito em casa)
    Hora de abater as dívidas (e deixar o cartão de crédito em casa)
    Duração: 12min | 16/09/2019

    A liberação do dinheiro do FGTS, medida que repete aquela tomada pelo governo Temer, é um alívio para o bolso de muita gente. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas divulgou pesquisa que investiga a disposição dos brasileiros para o uso deste dinheiro. Dos que vão sacar os valores, 38% vão pagar dívidas ou quitá-las.

  • O legado da Bienal 2019 será o compromisso do Rio de Janeiro com a liberdade
    O legado da Bienal 2019 'será o compromisso do Rio de Janeiro com a liberdade'
    Duração: 10min | 09/09/2019

    Flávia Oliveira faz um balanço da Bienal do Livro. 'A cidade caminhou na direção dos livros, defendendo o direito a se ler o que se quiser sem a tutela de um governante obtuso, que é o prefeito Marcelo Crivella'. Ela também destaca a relevância econômica e a vocação do Rio para o entretenimento, cultura, turismo e grandes eventos. 'É uma vocação que o estado do Rio precisa lapidar'.

  • A gente precisa, realmente, de uma retomada da economia que transborde para o emprego
    'A gente precisa, realmente, de uma retomada da economia que transborde para o emprego'
    Duração: 15min | 26/08/2019

    Flávia Oliveira analisa os dados mais recentes do Caged referentes ao mês de julho. 'Os números mostram um mercado de trabalho formal ainda muito débil no estado do Rio de Janeiro'. A quantidade do trabalho informal aumentou nas ruas. 'Muitas vezes a gente acaba enxergando essa questão dos ambulantes como uma agenda de desordem urbana, mas ela é fortemente afetada pelas condições precárias do mercado de trabalho'.

  • Aparentemente, economia do Rio começa a se recuperar
    'Aparentemente, economia do Rio começa a se recuperar'
    Duração: 11min | 19/08/2019

    Flávia Oliveira comenta cenário otimista de petróleo e gás no estado do Rio. Depois de muito tempo, dados começam a ficar favoráveis. PIB do Rio cresceu 0,4% no segundo trimestre. Foi a terceira alta seguida. Há uma tendência de recuperação, mesmo que ainda tímida.

  • Despesa no supermercado alimenta percepção de alta na inflação
    Despesa no supermercado alimenta percepção de alta na inflação
    Duração: 13min | 12/08/2019

    Flávia Oliveira faz uma análise da inflação no Rio, a partir da divulgação do resultado IPCA. O Rio, em julho, teve a segunda maior inflação em 16 áreas pesquisadas. Mas, Flávia Oliveira destaca que houve deflação no grupo alimentação e bebidas, grupo que mais pesa na cesta de consumo das famílias.

  • Iniciativa estimula empreendedorismo e movimenta economia na Região Serrana
    Iniciativa estimula empreendedorismo e movimenta economia na Região Serrana
    Duração: 11min | 22/07/2019

    Flávia Oliveira destaca o Festival AgroSerra da Roça ao Prato, que começou em 2015 e nasceu das mãos de um casal que tem sítio na Região Serrana. 'Quando você tem um canal que dê visibilidade para seu produto, você começa a tornar a produção conhecida e cria possibilidade de novos mercados.'

  • Os eventos literários e os ganhos para a economia do estado do Rio
    Os eventos literários e os ganhos para a economia do estado do Rio
    Duração: 15min | 15/07/2019

    Flávia Oliveira faz uma reflexão sobre o assunto. Ela destacou os efeitos da Flip sobre Paraty e o entorno, com o movimento nas pousadas, restaurantes e bares. 'Há uma atividade econômica intensa nesse acontecimento que é anual'. No caso da Bienal, o evento integra o calendário da cidade. 'Sob a ótica econômica é também uma potência'. A Bienal começa em 30 de agosto e vai até oito de setembro.

  • A gente não tem muita política pública de apoio ao pequeno empreendedor
    'A gente não tem muita política pública de apoio ao pequeno empreendedor'
    Duração: 10min | 08/07/2019

    Flávia Oliveira traz a informação de que a Petrobras e o Sebrae vão lançar edital para financiar micro e pequenas empresas das áreas de tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento. Segundo ela, pesquisas apontam que esses profissionais costumam se queixar de acesso ao mercado, falta de capital e falta de informação ou apoio. 'O edital que está sendo proposto traz essas três dimensões: arruma dinheiro, qualifica e abre perspectiva de acesso ao mercado'.

  • Comércio foi o setor que mais contribuiu para quadro de debilidade do mercado de trabalho
    'Comércio foi o setor que mais contribuiu para quadro de debilidade do mercado de trabalho'
    Duração: 14min | 01/07/2019

    Flávia Oliveira analisa os dados do Caged, no mês de maio, sobre contratações e investimentos no mercado formal. No estado do Rio, o comércio fechou mais de três mil postos de trabalho. 'O comércio e a construção são setores intensivos em mão de obra'. Dados do Caged, referentes ao mês de maio, mostram que o comércio varejista está efetivamente perdendo muitas vagas. 'O varejo tem sofrido muito com essa crise'.

  • Uma notícia boa no mar de situações tristes para os bares do Rio
    'Uma notícia boa no mar de situações tristes para os bares do Rio'
    Duração: 12min | 24/06/2019

    Flavia Oliveira comenta a reabertura do Bar do Adonis, em Benfica. O estabelecimento fechou em março do ano passado por causa de dificuldades administrativas. Os irmãos João e Pedro Campos reformaram o espaço para que a cidade não perca a memória afetiva do local.

  • Sebrae-RJ lança edital voltado para mulheres empreendedoras
    Sebrae-RJ lança edital voltado para mulheres empreendedoras
    Duração: 12min | 10/06/2019

    O objetivo é atrair mulheres com ideias de criação de negócios ou aquelas que já são microempreendedoras individuais (MEI) e microempresárias e oferecer a elas formação, qualificação, consultoria individual em relação à melhor forma de estruturar um plano de negócios, um modelo de gestão e estratégias de venda e de marketing, ou seja, um 'choque de formação empresarial', mas específico para mulheres. Flávia Oliveira comemora a iniciativa, chamada de 'Sebrae Delas', porque, segundo ela, quebra com o 'monopólio dos homens' nesse meio.

  • Estimativa feita por especialista da FGV aponta que economia do Rio parou de piorar
    Estimativa feita por especialista da FGV aponta que economia do Rio parou de piorar
    Duração: 13min | 03/06/2019

    Flávia Oliveira explicou as estimativas feitas pelo economista Marcel Balassiano, da FGV, com base em dados do IBC-br do Banco Central. Segundo análises feitas por ele, a economia do Rio teve crescimento de 0,4% no primeiro trimestre de 2019. Esse foi o segundo trimestre seguido de crescimento do PIB do Rio de Janeiro depois de resultados muito ruins. O Rio enfrenta uma recessão pior do que a brasileira. Flávia destaca que é uma boa notícia, mas o desemprego no Rio continua muito alto.

  • Comércio e indústria ainda estão sentindo os efeitos generalizados da crise
    'Comércio e indústria ainda estão sentindo os efeitos generalizados da crise'
    Duração: 13min | 27/05/2019

    Flávia Oliveira analisa os dados de abril sobre geração de emprego formal. 'Os números ainda são insuficientes'. O resultado foi positivo, mas muito aquém da necessidade de recuperação no estado do Rio. O abril de 2019 foi pior do que o de 2018. 'Ainda estamos distante de uma recuperação mais consistente'. O comércio está passando por muitas dificuldades no Rio, por vários motivos, além da crise econômica. O efeito da violência tem sido muito dramático.

Informações: