Por Dentro Da Economia - Flávia Oliveira

Por Dentro Da Economia - Flávia Oliveira

Sinopse

A economia do Rio sem complicação: desafios, oportunidades, emprego, investimentos públicos e privados e tudo o que impacta o bolso do carioca e do fluminense.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Quebras de contratos, confiabilidade e investimentos no Rio
    Quebras de contratos, confiabilidade e investimentos no Rio
    Duração: 11min | 28/10/2019

    Flávia Oliveira faz uma análise sobre quebras unilaterais de contrato e destruição de patrimônio baseada na atitude da Prefeitura do Rio com a destruição da praça do pedágio da Linha Amarela. 'Em que medida a cidade do Rio de Janeiro se torna um ambiente confiável para investimentos e parcerias'. Flávia também falou sobre as perspectivas de investimentos com a retomada dos leilões de petróleo e gás.

  • Investimentos em óleo e gás: notícia é boa para o estado do Rio, mas não no curto prazo
    Investimentos em óleo e gás: 'notícia é boa para o estado do Rio, mas não no curto prazo'
    Duração: 13min | 21/10/2019

    Flávia Oliveira fala sobre expectativas de investimentos para o estado do Rio de Janeiro com essa nova temporada de leilões da ANP. No entanto, ela explica que os resultados não são imediatos, já que os investimentos na área de óleo e gás demandam tempo. Flávia explica que os leilões 'sugerem uma concentração de investimentos e, posteriormente, de atividade econômica, royalties, participações especiais e arrecadação de impostos para União, estados e municípios'.

  • Desconforto no trânsito tem a ver com escolhas familiares na direção do transporte individual
    'Desconforto no trânsito tem a ver com escolhas familiares na direção do transporte individual'
    Duração: 18min | 14/10/2019

    Flávia Oliveira comenta dados recentes do IBGE em relação ao orçamento das famílias do Rio de Janeiro, que mostram a diminuição dos gastos com ônibus e um aumento com transporte próprio e por aplicativo. A comentarista afirma que esse cenário se relaciona com a deterioração do transporte público na cidade. Flávia também analisa outros hábitos de consumo dos cariocas revelados pela pesquisa, como os gastos com alimentos industrializados.

  • Habitação esta doendo demais no bolso dos brasileiros e da população fluminense
    'Habitação esta doendo demais no bolso dos brasileiros e da população fluminense'
    Duração: 13min | 07/10/2019

    Flávia Oliveira analisou os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE analisa os gastos das famílias brasileiras. Segundo ela, o que chamou a atenção foi uma participação significativa dos gastos com alimentação e habitação. 'As famílias do Rio estão realmente com muita dificuldade para manter as casas'. Flávia Oliveira também citou o efeito multiplicador do Rock in Rio em vários setores da economia na cidade e Região Metropolitana. Ela destacou a ocupação da rede hoteleira e movimentação de passageiros na rodoviária e aeroportos da cidade. 'Os brasileiros migraram para o Rio para aproveitar a experiência do Rock in Rio'.

  • Há uma necessidade de adaptação para qualificação e novas formas de inserção no mercado de trabalho
    'Há uma necessidade de adaptação para qualificação e novas formas de inserção no mercado de trabalho'
    Duração: 12min | 30/09/2019
  • Hora de abater as dívidas (e deixar o cartão de crédito em casa)
    Hora de abater as dívidas (e deixar o cartão de crédito em casa)
    Duração: 12min | 16/09/2019

    A liberação do dinheiro do FGTS, medida que repete aquela tomada pelo governo Temer, é um alívio para o bolso de muita gente. A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas divulgou pesquisa que investiga a disposição dos brasileiros para o uso deste dinheiro. Dos que vão sacar os valores, 38% vão pagar dívidas ou quitá-las.

  • O legado da Bienal 2019 será o compromisso do Rio de Janeiro com a liberdade
    O legado da Bienal 2019 'será o compromisso do Rio de Janeiro com a liberdade'
    Duração: 10min | 09/09/2019

    Flávia Oliveira faz um balanço da Bienal do Livro. 'A cidade caminhou na direção dos livros, defendendo o direito a se ler o que se quiser sem a tutela de um governante obtuso, que é o prefeito Marcelo Crivella'. Ela também destaca a relevância econômica e a vocação do Rio para o entretenimento, cultura, turismo e grandes eventos. 'É uma vocação que o estado do Rio precisa lapidar'.

  • A gente precisa, realmente, de uma retomada da economia que transborde para o emprego
    'A gente precisa, realmente, de uma retomada da economia que transborde para o emprego'
    Duração: 15min | 26/08/2019

    Flávia Oliveira analisa os dados mais recentes do Caged referentes ao mês de julho. 'Os números mostram um mercado de trabalho formal ainda muito débil no estado do Rio de Janeiro'. A quantidade do trabalho informal aumentou nas ruas. 'Muitas vezes a gente acaba enxergando essa questão dos ambulantes como uma agenda de desordem urbana, mas ela é fortemente afetada pelas condições precárias do mercado de trabalho'.

  • Aparentemente, economia do Rio começa a se recuperar
    'Aparentemente, economia do Rio começa a se recuperar'
    Duração: 11min | 19/08/2019

    Flávia Oliveira comenta cenário otimista de petróleo e gás no estado do Rio. Depois de muito tempo, dados começam a ficar favoráveis. PIB do Rio cresceu 0,4% no segundo trimestre. Foi a terceira alta seguida. Há uma tendência de recuperação, mesmo que ainda tímida.

  • Despesa no supermercado alimenta percepção de alta na inflação
    Despesa no supermercado alimenta percepção de alta na inflação
    Duração: 13min | 12/08/2019

    Flávia Oliveira faz uma análise da inflação no Rio, a partir da divulgação do resultado IPCA. O Rio, em julho, teve a segunda maior inflação em 16 áreas pesquisadas. Mas, Flávia Oliveira destaca que houve deflação no grupo alimentação e bebidas, grupo que mais pesa na cesta de consumo das famílias.

  • Iniciativa estimula empreendedorismo e movimenta economia na Região Serrana
    Iniciativa estimula empreendedorismo e movimenta economia na Região Serrana
    Duração: 11min | 22/07/2019

    Flávia Oliveira destaca o Festival AgroSerra da Roça ao Prato, que começou em 2015 e nasceu das mãos de um casal que tem sítio na Região Serrana. 'Quando você tem um canal que dê visibilidade para seu produto, você começa a tornar a produção conhecida e cria possibilidade de novos mercados.'

  • Os eventos literários e os ganhos para a economia do estado do Rio
    Os eventos literários e os ganhos para a economia do estado do Rio
    Duração: 15min | 15/07/2019

    Flávia Oliveira faz uma reflexão sobre o assunto. Ela destacou os efeitos da Flip sobre Paraty e o entorno, com o movimento nas pousadas, restaurantes e bares. 'Há uma atividade econômica intensa nesse acontecimento que é anual'. No caso da Bienal, o evento integra o calendário da cidade. 'Sob a ótica econômica é também uma potência'. A Bienal começa em 30 de agosto e vai até oito de setembro.

  • A gente não tem muita política pública de apoio ao pequeno empreendedor
    'A gente não tem muita política pública de apoio ao pequeno empreendedor'
    Duração: 10min | 08/07/2019

    Flávia Oliveira traz a informação de que a Petrobras e o Sebrae vão lançar edital para financiar micro e pequenas empresas das áreas de tecnologia, inovação, pesquisa e desenvolvimento. Segundo ela, pesquisas apontam que esses profissionais costumam se queixar de acesso ao mercado, falta de capital e falta de informação ou apoio. 'O edital que está sendo proposto traz essas três dimensões: arruma dinheiro, qualifica e abre perspectiva de acesso ao mercado'.

  • Comércio foi o setor que mais contribuiu para quadro de debilidade do mercado de trabalho
    'Comércio foi o setor que mais contribuiu para quadro de debilidade do mercado de trabalho'
    Duração: 14min | 01/07/2019

    Flávia Oliveira analisa os dados do Caged, no mês de maio, sobre contratações e investimentos no mercado formal. No estado do Rio, o comércio fechou mais de três mil postos de trabalho. 'O comércio e a construção são setores intensivos em mão de obra'. Dados do Caged, referentes ao mês de maio, mostram que o comércio varejista está efetivamente perdendo muitas vagas. 'O varejo tem sofrido muito com essa crise'.

  • Uma notícia boa no mar de situações tristes para os bares do Rio
    'Uma notícia boa no mar de situações tristes para os bares do Rio'
    Duração: 12min | 24/06/2019

    Flavia Oliveira comenta a reabertura do Bar do Adonis, em Benfica. O estabelecimento fechou em março do ano passado por causa de dificuldades administrativas. Os irmãos João e Pedro Campos reformaram o espaço para que a cidade não perca a memória afetiva do local.

  • Sebrae-RJ lança edital voltado para mulheres empreendedoras
    Sebrae-RJ lança edital voltado para mulheres empreendedoras
    Duração: 12min | 10/06/2019

    O objetivo é atrair mulheres com ideias de criação de negócios ou aquelas que já são microempreendedoras individuais (MEI) e microempresárias e oferecer a elas formação, qualificação, consultoria individual em relação à melhor forma de estruturar um plano de negócios, um modelo de gestão e estratégias de venda e de marketing, ou seja, um 'choque de formação empresarial', mas específico para mulheres. Flávia Oliveira comemora a iniciativa, chamada de 'Sebrae Delas', porque, segundo ela, quebra com o 'monopólio dos homens' nesse meio.

  • Estimativa feita por especialista da FGV aponta que economia do Rio parou de piorar
    Estimativa feita por especialista da FGV aponta que economia do Rio parou de piorar
    Duração: 13min | 03/06/2019

    Flávia Oliveira explicou as estimativas feitas pelo economista Marcel Balassiano, da FGV, com base em dados do IBC-br do Banco Central. Segundo análises feitas por ele, a economia do Rio teve crescimento de 0,4% no primeiro trimestre de 2019. Esse foi o segundo trimestre seguido de crescimento do PIB do Rio de Janeiro depois de resultados muito ruins. O Rio enfrenta uma recessão pior do que a brasileira. Flávia destaca que é uma boa notícia, mas o desemprego no Rio continua muito alto.

  • Comércio e indústria ainda estão sentindo os efeitos generalizados da crise
    'Comércio e indústria ainda estão sentindo os efeitos generalizados da crise'
    Duração: 13min | 27/05/2019

    Flávia Oliveira analisa os dados de abril sobre geração de emprego formal. 'Os números ainda são insuficientes'. O resultado foi positivo, mas muito aquém da necessidade de recuperação no estado do Rio. O abril de 2019 foi pior do que o de 2018. 'Ainda estamos distante de uma recuperação mais consistente'. O comércio está passando por muitas dificuldades no Rio, por vários motivos, além da crise econômica. O efeito da violência tem sido muito dramático.

  • ‘Formalização praticamente dobra a renda de um conta própria’
    ‘Formalização praticamente dobra a renda de um conta própria’
    Duração: 13min | 20/05/2019

    Flávia Oliveira destaca que o Brasil modestamente saiu da recessão, mas o Rio de Janeiro ainda não superou a crise anterior. O trabalho por conta própria está sendo a alternativa de muita gente. No Rio, 28% das pessoas ocupadas trabalham nessas condições. De hoje até sexta, o Sebrae promove a semana do Microempreendedor Individual, com uma série de palestras.

  • Inflação no Rio perde força de março para abril e recua para 0,46%
    Inflação no Rio perde força de março para abril e recua para 0,46%
    Duração: 15min | 13/05/2019

    Flávia Oliveira explica que o resultado é um reflexo do preço dos alimentos, principalmente os consumidos fora de casa que, em abril, tiveram variação negativa. A comentarista avalia que a tendência é que o consumidor tenha um alívio com o fim da temporada de verão, quando os preços sofrem uma pressão maior por causa da presença de turistas no estado.

  • ‘Burocracia é queixa de quem deseja empreender’
    ‘Burocracia é queixa de quem deseja empreender’
    Duração: 12min | 06/05/2019

    Flávia Oliveira analisa a Medida Provisória da Liberdade Econômica, que consiste em um conjunto de 17 medidas na direção de reduzir a burocracia, melhorar o ambiente de negócios e simplificar o processo produtivo. A redução da burocracia inclui custo financeiro. As medidas da MP vão na direção correta.

  • ‘A não criação de emprego prorroga a dificuldade econômica do Rio’
    ‘A não criação de emprego prorroga a dificuldade econômica do Rio’
    Duração: 09min | 29/04/2019

    Flávia Oliveira analisa os dados de março do Caged que mostram queda de quase sete mil empregos no Rio. As demissões superaram as contratações. Postos de trabalho foram fechados. As demissões foram fortes nos setores de comércio, em algumas áreas do setor de serviço e no setor que o ministério chama de alojamento e alimentação, que inclui hoteis, pousadas, bares e restaurantes. Como a economia não anda apresentando bons indicadores, tudo indica que as vagas temporárias de fim de ano não foram efetivadas e os reflexos foram sentidos em março.

  • ‘Rio enfrentou em 2018 o quarto ano seguido de recessão’
    ‘Rio enfrentou em 2018 o quarto ano seguido de recessão’
    Duração: 11min | 15/04/2019

    Flávia Oliveira destaca que esse é um dado muito dramático. Em quatro anos, o PIB do Rio caiu 8,7%, segundo dados do economista Marcel Balassiano . Por isso, a necessidade urgente de um plano de recuperação da atividade econômica, além das contas públicas. Em conversa com Flávia Oliveira, o chefe de gabinete do governador Wilson Witzel, José Luís Zamith, listou cinco projetos prioritários para melhorar a infraestrutura do Rio e gerar investimentos para o estado.

  • Serviços e construção contribuíram para a criação de empregos formais no Rio
    Serviços e construção contribuíram para a criação de empregos formais no Rio
    Duração: 16min | 01/04/2019

    Os dados são do Caged referentes ao mês de fevereiro. O Rio teve criação de 9.753 postos de trabalho. Foi o sexto melhor resultado do país. O Rio ficou atrás de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A crise econômica ainda muito grave e a recuperação econômica modesta.

  • Só em março, gasolina foi reajustada sete vezes nas refinarias
    Só em março, gasolina foi reajustada sete vezes nas refinarias
    Duração: 14min | 25/03/2019

    Trata-se de um reajuste nas refinarias, que ainda não foi repassado ao consumidor. Desde 2017, Petrobras adotou o repasse automática, que leva em conta o dólar e a cotação internacional. Acompanhe os detalhes do assunto no comentário.

  • Fábrica Bhering é ótimo exemplo de adaptação da estrutura industrial
    Fábrica Bhering é ótimo exemplo de adaptação da estrutura industrial
    Duração: 10min | 18/03/2019

    A antiga fábrica da Bhering, localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, foi construída na década de 1930 e produziu chocolates, balas e café solúvel até meados dos anos 90. Após algum tempo fechada, a instalação foi ocupada por artistas e hoje reúne ateliês, lojas e opções gastronômicas, que trazem nova vida ao espaço.

  • Balanço de carnaval da Riotur é o dobro do previsto pela Confederação do Comércio
    Balanço de carnaval da Riotur é o dobro do previsto pela Confederação do Comércio
    Duração: 10min | 11/03/2019

    A avaliação é de que foi a melhor temporada da história, com 1,62 milhão de turistas que permaneceram onze dias na cidade. Receita foi de R$ 3,78 bilhões contra estimativa de R$ 2,1 bilhões.

  • ‘O carnaval nos traz riquezas de todo o tipo’
    ‘O carnaval nos traz riquezas de todo o tipo’
    Duração: 10min | 04/03/2019

    Flávia Oliveira analisa que o importante é que o setor público saiba valorizar o carnaval, investir apropriadamente e cobrar a qualidade de relações trabalhistas e de impostos. A prefeitura tem também um retorno financeiro. Toda a atividade econômica é tributável, em alguma medida volta aos cofres públicos sob a forma de impostos e contribuições.

  • ‘Mercado de trabalho no Rio de Janeiro ainda está sofrendo com a crise’
    ‘Mercado de trabalho no Rio de Janeiro ainda está sofrendo com a crise’
    Duração: 09min | 25/02/2019

    Flavia Oliveira analisa que os setores de turismo, comércio e serviço têm um impulso nos empregos temporários nos períodos de carnaval e verão. Apesar disso, estruturalmente, o mercado de trabalho no Rio de Janeiro ainda amarga resultado ruim junto com alguns estados do Norte e do Nordeste onde a crise foi mais grave. Sobre a reforma da Previdência, Flávia alerta para a necessidade de contribuição previdenciária. ‘Quanto mais tempo o trabalhador demorar em contribuir para o INSS, mais será prejudicado no futuro’.

  • Orçamento das famílias está se apertando com reajuste de mensalidade acima da inflação
    'Orçamento das famílias está se apertando com reajuste de mensalidade acima da inflação'
    Duração: 07min | 18/02/2019

    Flávia Oliveira destaca que a Fundação Getúlio Vargas fez um mapeamento em janeiro e encontrou uma alta média nos cursos formais de 5,79%. Tem muita gente negociando desconto, mas outras pessoas estão migrando para o ensino público.

Informações: