Mais São Paulo

Mais São Paulo

Sinopse

Um time de apaixonados pela capital paulista

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • No meu ponto de vista, é assassinato
    'No meu ponto de vista, é assassinato'
    Duração: 29min | 06/12/2019

    Michel Alcoforado fala sobre a morte de nove jovens na Paraisópolis após uma ação policial, no último final de semana. Ele afirma que "não é possível imaginar que em um baile funk com seis mil jovens, seis policiais vão entrar e vai dar tudo certo". Comentarista defende que é preciso humanizar a polícia.

  • Só sou o que sou hoje porque não me mataram no meio do caminho
    'Só sou o que sou hoje porque não me mataram no meio do caminho'
    Duração: 15min | 05/12/2019

    Valéria Almeida fala sobre as mortes de nove jovens em um baile funk na Paraisópolis, no último final de semana. Ela afirma que há uma "banalização da morte de gente negra e da periferia" e critica a ação policial, destacando que esse tipo de repressão não ocorre em lugares de elite. "Criminalização de cultura preta e periférica já acontece há muito tempo", diz.

  • Impossível entender o que aconteceu em Paraisópolis como razoável
    'Impossível entender o que aconteceu em Paraisópolis como razoável'
    Duração: 10min | 04/12/2019

    Américo Sampaio fala sobre a morte de nove jovens em um baile funk no último final de semana após uma ação policial. Ele afirma que o que aconteceu em Paraisópolis "não é um ponto fora da curva. É a regra. É a forma como o estado brasileiro, o estado de São Paulo e a prefeitura cuidam dos jovens nas periferias", critica. Comentarista destaca que caso é extremamente triste, revoltante e uma marca que ficará para sempre na cidade de São Paulo.

  • Reforma no Lincoln Center, em Nova York, deveria inspirar São Paulo
    Reforma no Lincoln Center, em Nova York, deveria inspirar São Paulo
    Duração: 11min | 03/12/2019

    Raul Juste Lores fala sobre a reforma dos prédios, em Manhattan. Mudanças priorizaram o pedestre e fizeram as pessoas se sentirem acolhidas. Há marquises, gramados, bar, café, restaurante e muitos bancos com encostos.

  • Lojista brasileiro gosta de entrar na onda da Black Friday, mas só pela beiradinha
    Lojista brasileiro gosta de entrar na onda da Black Friday, 'mas só pela beiradinha'
    Duração: 36min | 29/11/2019

    Michel Alcoforado fala sobre o fenômeno da Black Friday, que vem crescendo a cada ano no país. Ele avalia que, no começo, as fraudes eram mais frequentes, mas hoje utilizamos cada vez mais ferramentas para evitar que isso aconteça. Ele destaca que "todos nós somos consumidores, independente da nossa vontade" e critica o fato do dinheiro ser um tabu na sociedade brasileira. Além disso, comentarista destaca que o conceito de supérfluo varia de pessoa para pessoa.

  • Rap toma conta do Theatro Municipal de São Paulo e faz história
    Rap toma conta do Theatro Municipal de São Paulo e faz história
    Duração: 19min | 28/11/2019

    Valéria Almeida fala sobre o show de lançamento do novo disco de rap de Emicida, que aconteceu no Municipal. Ela destaca que foi um dia histórico e afirma que o artista apresentou um álbum que fala de afeto, sem ignorar os problemas. "Eu acredito na revolução feita a partir do amor", diz a comentarista.

  • São Paulo é barulhenta, mas poderia não ser
    'São Paulo é barulhenta, mas poderia não ser'
    Duração: 23min | 25/11/2019

    Renata Falzoni fala sobre a poluição sonora na capital paulista e avalia que as palavras-chave para resolver esse problema são "empatia" e "compartilhamento". Comentarista também participa de entrevista com ortopedista para falar sobre acidentes domésticos.

  • A gente tirou a violência do território do crime e levou para as relações cotidianas
    'A gente tirou a violência do território do crime e levou para as relações cotidianas'
    Duração: 23min | 22/11/2019

    Michel Alcoforado fala sobre recentes casos de violência envolvendo crianças e avalia que a violência, agora, está permeando as relações como um todo. O aumento de casos de feminicídio e de violência contra criança são exemplos claros disso. "Estamos desumanizando gente que não podia estar desumanizada", diz. Comentarista fala ainda sobre a palavra do ano eleita pela Oxford, que foi "emergência climática". Ouvintes da CBN opinam sobre qual seria a palavra do ano para cidade de São Paulo.

  • Feira Preta, o maior festival de cultura negra da América Latina
    Feira Preta, o maior festival de cultura negra da América Latina
    Duração: 35min | 21/11/2019

    Valéria Almeida fala sobre a importância do Dia da Consciência Negra e traz como convidada no Mais São Paulo, Adriana Barbosa, empreendedora da Feira Preta. Ela explica que a plataforma reúne empreendedores de produtos diversos, desde sabonetes artesanais até companhias de viagens. Além da parte comercial, há também várias linguagens artísticas.

  • O racismo é absolutamente desumano, porém é estrutural
    'O racismo é absolutamente desumano, porém é estrutural'
    Duração: 27min | 20/11/2019

    'É um longo caminho, mas é responsabilidade de todos combater o racismo', comenta Américo Sampaio. O professor José Vicente, reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, também ressalta que é fundamental 'nos apropriarmos' do dia da Consciência Negra para que a reflexão sobre o racismo se transforme em mudança de atitudes. Questões culturais, históricas e identitárias também estão entre os assuntos da conversa.

  • As impressões de Raul Juste Lores sobre Salvador
    As impressões de Raul Juste Lores sobre Salvador
    Duração: 16min | 19/11/2019

    Comentarista fala sobre sua experiência "riquíssima" da capital baiana. Ele destaca que sua impressão é que cidade está mais segura, com melhor policiamento nas regiões turísticas. Além disso, há obras novas, com reformas em calçadas e calçadões. Entretanto, Salvador não estava tão cheia de turistas, o que é um mau sinal.

  • A relação das mulheres com as bicicletas
    A relação das mulheres com as bicicletas
    Duração: 14min | 18/11/2019

    Renata Falzoni conta que a bicicleta entrou no cenário mundial na segunda metade do século XIX e que, rapidamente, "mulheres começaram a pedalar em grupo e saias ficaram escandalosamente mais curtas". Comentarista fala sobre os problemas que as bicicletas femininas sofrem até os dias de hoje e destaca que "mercado não escolhe o que é bom, e sim o que vende".

  • Economia do plástico gera polêmica porque os dois lados têm razão
    'Economia do plástico gera polêmica porque os dois lados têm razão'
    Duração: 08min | 15/11/2019

    Michel Alcoforado analisou uma proposta que está em tramitação na Câmara para proibir o uso de plástico em São Paulo. O comentarista afirmou que os donos de estabelecimentos de gastronomia preferem o uso de plásticos porque não precisam de funcionários para lavar a louça, mas esse modo de vida está causando problemas ambientais graves para a população mundial. 'Fazendo um novo pacto entre sociedade, Estado e empresas, a gente pode inventar uma vida que seja boa para todo mundo', afirma Alcoforado.

  • Como temos acolhido os refugiados em São Paulo?
    Como temos acolhido os refugiados em São Paulo?
    Duração: 29min | 14/11/2019

    Para tratar desse tema, Valéria Almeida convida para o seu quadro Wagner Cesário, Assessor Nacional da Cáritas Brasileira. Ele destaca que os brasileiros, principalmente nas regiões mais pobres, têm acolhido muito bem os refugiados e sido muito solícitos. Ele, entretanto, afirma que, infelizmente, não podemos dizer que isso ocorre de maneira generalizada. Valéria também conversa com Filipe Ramos, do Coletivo Bonde. Ele participa da peça "Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus".

  • Vereadores de SP tomarão decisões muito significativas para cidade nesta semana
    Vereadores de SP tomarão decisões muito significativas para cidade nesta semana
    Duração: 19min | 13/11/2019

    Américo Sampaio fala sobre dois projetos enviados pela prefeitura de São Paulo à Câmara Municipal. Um que prevê a compra de vagas em creches particulares e outro que reorganiza toda a estrutura do funcionalismo público municipal. Comentarista diz que espera que os vereadores façam a avaliação desses temas com muito debate com a população.

  • Após quase um ano, ninguém sabia a cara do parque Minhocão
    'Após quase um ano, ninguém sabia a cara do parque Minhocão'
    Duração: 09min | 12/11/2019

    Raul Juste Lores fala sobre o fato da prefeitura de São Paulo ter suspendido os planos de construir o parque Minhocão. Ele destaca que é comum na cidade projetos para o centro não saírem do papel e que o motivo disso é que falta um "projeto de fato". Comentarista fala também sobre o Palácio dos Correios, no Vale do Anhangabaú.

  • O que a Colômbia faz para o cicloturismo?
    O que a Colômbia faz para o cicloturismo?
    Duração: 20min | 11/11/2019

    Renata Falzoni fala sobre cicloturismo na região e destaca que eles estão inaugurando cinco grandes roteiros. Ela destaca que o país pensa em cadeia sobre o turismo cicloviário, o que é muito bom. Eles têm, por exemplo, policiais montados em bicicletas que patrulham as trilhas. "Claro que há queixas, mas na Holanda todo mundo também vai falar que poderia ser melhor", diz.

  • Como a tecnologia vai nos ajudar a transformar os espaços em que vivemos em um lar
    Como a tecnologia vai nos ajudar a transformar os espaços em que vivemos em um lar
    Duração: 10min | 08/11/2019

    Direto do Web Summit, em Portugal, Michel Alcoforado fala sobre as novas mudanças tecnológicas previstas para entrar no nosso dia a dia. "Assistentes de voz vão permear as novas relações em casa daqui para frente", diz.

  • Por que hoje, em 2019, a gente ainda precisa de estudos voltados para questão de raça?
    Por que hoje, em 2019, a gente ainda precisa de estudos voltados para questão de raça?
    Duração: 37min | 07/11/2019

    Em sua estreia como comentarista do CBN São Paulo, Valéria Almeida destaca a importância do mês da consciência negra e de debates em torno da questão racial no nosso país. Ela e Fernando Andrade conversam com o professor Matheus Gato, membro do núcleo Afro Cebrap.

  • Prova e Provinha São Paulo começam a ser aplicadas hoje
    Prova e Provinha São Paulo começam a ser aplicadas hoje
    Duração: 22min | 06/11/2019

    Américo Sampaio destaca que a prova é muito importante porque faz parte de um novo sistema de avaliação do ensino na cidade. Ao todo, serão cerca de 400 mil alunos que participarão da avaliação. Ele explica que avaliação será periódica e avalia que é muito importante conseguir fazer esse tipo de avaliação na cidade.

  • Preocupação ambiental está impactando a arquitetura em São Paulo
    Preocupação ambiental está impactando a arquitetura em São Paulo
    Duração: 16min | 05/11/2019

    Raul Juste Lores fala sobre a volta dos quebra-sóis, utilizados para garantir conforto térmico em prédios antes da existência do ar-condicionado. Esses quebra-sóis eram colados nas fachadas e, de acordo com o movimento, você podia permitir mais ou menos entrada de sol. Atualmente, com as pessoas mais ligadas a questões envolvendo o meio ambiente, eles estão voltando.

  • Amanhã é o dia D para as ciclofaixas de lazer em São Paulo
    Amanhã é o dia D para as ciclofaixas de lazer em São Paulo
    Duração: 16min | 04/11/2019

    Renata Falzoni fala sobre todo o imbróglio envolvendo as ciclofaixas de lazer na capital paulista. Ela destaca que a prefeitura recebeu uma carta de intenção de uma empresa para um plano definitivo. Comentarista critica o fato do custo para cada ativação das ciclofaixas ser de R$ 380 mil.

  • O Dia de Los Muertos e as diferenças nas relações com a morte
    O 'Dia de Los Muertos' e as diferenças nas relações com a morte
    Duração: 28min | 01/11/2019

    Michel Alcoforado fala sobre o Dia de Los Muertos, celebração muito comum em países latinos. Ele destaca que, enquanto no Brasil, o feriado de Finados é um dia de tristeza, no México, o clima é de festa. "Para gente, é momento de reforçar a memória dos que morreram. Para eles, é um momento de festa. Mas ambos reforçam os vínculos com os que já foram", diz.

  • Caso de Bruno Covas trouxe um nível de empatia na política que tínhamos perdido
    Caso de Bruno Covas trouxe 'um nível de empatia na política que tínhamos perdido'
    Duração: 22min | 30/10/2019

    Américo Sampaio destacou a civilidade de toda a população paulistana a respeito do câncer do prefeito de São Paulo. Ele afirmou que Covas é muito "benquisto" pelo corpo de secretariado e falou da relação de proximidade e confiança entre o prefeito e o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Tuma.

  • São Paulo está relembrando ao país que é possível civilidade na política
    'São Paulo está relembrando ao país que é possível civilidade na política'
    Duração: 20min | 29/10/2019

    Raul Juste Lores comenta a 'postura de civilidade' da população e de políticos a respeito da notícia do câncer de Bruno Covas. De Fernando Haddad a Joice Hasselmann, todos desejaram força ao prefeito da capital paulista. Comentarista fala ainda sobre o aniversário do edifício Matarazzo.

  • Projetos para classificar bons e maus cidadãos não consideram que pessoas podem mudar
    Projetos para classificar 'bons e maus cidadãos' não consideram que pessoas podem mudar
    Duração: 19min | 25/10/2019

    Em São Paulo, um projeto de lei prevê desconto no IPVA para pessoas que não tiverem multas de trânsito, por exemplo. 'Você estimula os bons cidadãos a se comportarem de maneira cada vez melhor', avalia Michel Alcoforado. No entanto, ele questiona: 'Como vamos lidar com um histórico que fica lá para todo o tempo e pessoas nos avaliando por aquilo que fizemos há dez ou 20 anos?'

  • Prefeitura de SP publica decreto que regulamenta eleição para Conselho Participativo
    Prefeitura de SP publica decreto que regulamenta eleição para Conselho Participativo
    Duração: 21min | 23/10/2019

    Américo Sampaio fala sobre o tema e destaca como é importante participar desse processo, seja se candidatando para conselheireiro, seja votando. Eleições acontecem no segundo domingo de dezembro. O comentarista avalia que a prefeitura está atrasada nesse processo. "Não parece que a prefeitura está dando a relevância que deve", diz.

  • O que são as gentilezas urbanas e por que elas são tão importantes?
    O que são as gentilezas urbanas e por que elas são tão importantes?
    Duração: 23min | 22/10/2019

    Raul Juste Lores explica que colocar bancos e áreas abertas em frente aos prédios para as pessoas se sentarem é um ótimo exemplo de gentileza urbana. Quem costuma defender a "mesquinhez urbana" geralmente advoga pela segurança, mas é uma política contraproducente. "Quanto menos gente estiver nas calçadas, mais inseguro fica", defende.

  • Pesquisador em mobilidade e diretor da SPTrans falam sobre mudanças em linhas de ônibus
    Pesquisador em mobilidade e diretor da SPTrans falam sobre mudanças em linhas de ônibus
    Duração: 22min | 21/10/2019

    No comentário de Renata Falzoni, o convidado Rafael Calábria, pesquisador em mobilidade urbana do Idec, critica a mudança das linhas de ônibus feitas pela SPTrans sem a consulta da população. Ele defende que é preciso discutir com os usuários essas alterações. "Conhecimento local de usuários é importante para qualificar estudo técnico". Já o diretor de Planejamento da SPTrans Levi dos Santos diz que a mudança busca melhorar a forma para equalizar equilíbrio entre oferta e demanda dos usuários.

  • Celular é um vilão ou o aliado do sono?
    Celular é um vilão ou o aliado do sono?
    Duração: 26min | 18/10/2019

    Michel Alcoforado discute o tema e ressalta que o celular ajuda a controlar muita coisa na nossa vida, mas, ao mesmo tempo, traz uma série de dilemas e problemas que impactam nosso dia a dia de maneira absurda. O aparelho pode nos ajudar a monitorar a qualidade do sono, mas ele tem a "luz azul", que faz nosso relógio biológico entender que está de dia, como se você estivesse olhando para o sol. Além disso, ficar vendo notícias, vídeos ou notificações "traz uma dimensão dificílima para o sono".

Informações: