Cbn Internacional - Lourival Santanna

Cbn Internacional - Lourival Sant'anna

Sinopse

Os conflitos internacionais, a geopolítica mundial e a correlação de forças entre as potências.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Presidente do Chile, Piñera está sendo processado por crime contra a humanidade
    Presidente do Chile, Piñera está sendo processado por crime contra a humanidade
    Duração: 06min | 07/11/2019

    Marcelo Lins explica que um grupo de advogados que representa organizações de defesa dos direitos humanos entrou com um pedido para abrir um processo contra o presidente. Eles querem apurar a responsabilidade direta de Piñera na repressão que já causou ao menos 20 mortos, além de quase 1800 feridos e 5 mil detidos em três semanas. Comentarista fala ainda da situação nos EUA, em que Trump voltou a falar da construção de um muro com o México.

  • Processo de impeachment de Trump dá mais um passo na Câmara dos Representantes
    Processo de impeachment de Trump dá mais um passo na Câmara dos Representantes
    Duração: 08min | 31/10/2019

    Marcelo Lins explica o processo de impeachment contra Trump, quais são os próximos passos e onde se avançou. Depois de uma fase inicial de depoimentos a portas fechadas, a partir de hoje, com a votação de uma resolução na Câmara dos Representantes, as audiências serão públicas. O processo começou em setembro.

  • Sínodo da Amazônia entra em momento conclusivo
    Sínodo da Amazônia entra em 'momento conclusivo'
    Duração: 10min | 24/10/2019

    Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e membro da comissão de relatoria do documento final do Sínodo da Amazônia, fala sobre o documento final, que está sendo redigido e vai consolidar propostas que podem ser adotadas pelo Papa Francisco. Ele ressalta que "o grande tema é a necessidade de caminharmos juntos pela Amazônia procurando novos caminhos para a Igreja e também descobrindo e abrindo novos caminhos para uma ecologia integral", diz. Sobre a questão política envolvendo a região, ele diz que a Igreja Católica defende "a soberania do Brasil e, ao mesmo tempo, a necessidade que o Brasil não se isole no cuidado das pessoas e da Amazônia".

  • Movimento separatista tende a continuar forte entre políticos da Catalunha
    Movimento separatista tende a 'continuar forte' entre políticos da Catalunha
    Duração: 08min | 17/10/2019

    Nove líderes que tentaram decretar a independência da região em 2017, mas acabaram impedidos pelo governo espanhol, foram condenados a 13 anos de prisão. A decisão gerou uma série de atos violentos na região esta semana, mas a população segue dividida. Pedro Doria analisa os desdobramentos dessa onda de protestos, a poucas semanas da eleição para o Parlamento espanhol.

  • Processo de impeachment contra Trump tem impacto direto nas eleições 2020
    Processo de impeachment contra Trump tem 'impacto direto' nas eleições 2020
    Duração: 10min | 10/10/2019

    Hélio Gurovitz diz que não dá para prever o que vai acontecer, porque é um processo muito longo, e acredita que a ação tenha sido aberta agora por causa da aproximação da disputa eleitoral. Ele avalia que a popularidade de Trump permanece estável, mas políticos apostam em 'jogo de desgaste'.

  • Martín Vizcarra está apoiando uma investigação que está limpando a política peruana
    'Martín Vizcarra está apoiando uma investigação que está limpando a política peruana'
    Duração: 08min | 03/10/2019

    Lourival Sant’Anna fala sobre a decisão do presidente do Peru de dissolver o Parlamento e convocar novas eleições. O presidente conta com o apoio da população. Lourival Sant’Anna explica que o escândalo da Lava-jato teve impacto muito grande no Peru, maior até que no Brasil, porque envolveu quatro ex-presidentes, com ordem de prisão para todos. Um deles se suicidou.

  • Existem vários governantes que confundem a gestão pública com a gestão privada
    'Existem vários governantes que confundem a gestão pública com a gestão privada'
    Duração: 09min | 26/09/2019

    Lourival Sant’Anna analisa a questão da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados contra o presidente Donald Trump. A conversa entre Trump e o presidente, Volodimir Zelenski, da Ucrânia, motivou a decisão. A transcrição da conversa divulgada pela Casa Branca mostra que Trump pediu ao presidente da Ucrânia que investigasse Joe Biden, principal adversário dele nas próximas eleições. 'Trump não vê nada de errado nessa condução que ele faz da presidência que é como se fosse a condução de um negócio de uma empresa'.

  • Pedido de impeachment representa uma declaração de guerra de democratas a Trump
    'Pedido de impeachment representa uma declaração de guerra de democratas a Trump'
    Duração: 11min | 24/09/2019

    Lourival Sant'anna explica o trâmite do processo. Se for para o Senado, é provável que não passe, já que o Partido Republicano tem maioria na Casa.

  • Trump recua da sua disposição para a guerra: tudo em nome das eleições
    Trump recua da sua disposição para a guerra: tudo em nome das eleições
    Duração: 07min | 19/09/2019

    Lourival Sant'anna comenta o recuo de Trump na promessa de sanções dos EUA ao Irã em função do ataque a uma petroleira na Arábia. 'Ele não quer mais uma guerra a partir de agora porque está na corrida para as eleições'. E concluiu: 'Trump não quer disparar'.

  • Visão sobre a guerra de John Bolton era prejudicial às pretensões de Trump
    Visão sobre a guerra de John Bolton era prejudicial às pretensões de Trump
    Duração: 09min | 12/09/2019

    Com eleições para a Casa Branca no ano que vem, presidente dos EUA demitiu o assessor de Segurança Nacional. Donald Trump tem o desejo de fazer novos tratados de paz e até de se aproximar do Irã. Tudo isso vai de encontro ao que pensava Bolton.

  • Democracia britânica mostrou o seu vigor
    Democracia britânica mostrou o seu vigor
    Duração: 08min | 05/09/2019

    Lourival Sant'anna faz uma análise sobre as derrotas impostas pelo parlamento britânico ao primeiro-ministro. Boris Johnson tentou chantagear os deputados acenando para convocação de eleições, mas não deu certo. Parlamentares não queriam as eleições, mas avaliaram que pior do que isso seria o impacto catastrófico para o Reino Unido de uma saída sem acordo com a União europeia.

  • Não vai ser derrubando a Amazônia que vamos nos tornar um país desenvolvido
    'Não vai ser derrubando a Amazônia que vamos nos tornar um país desenvolvido'
    Duração: 07min | 22/08/2019

    Lourival Sant'anna fala sobre as repercussões negativas na imprensa internacional sobre o desmatamento na Amazônia e a postura do presidente Jair Bolsonaro sobre o caso. Ele opina que o desmatamento em si, combinado com a retórica provocativa do presidente, proporcionam aos agricultores europeus argumentos para criticar o acordo feito com o Brasil. “ A gente só vai se tornar um país desenvolvido quando soubermos aproveitar essa riqueza que cobre metade do nosso território”, avalia.

  • Macri partiu para o desespero após resultado de pesquisas na Argentina
    Macri 'partiu para o desespero' após resultado de pesquisas na Argentina
    Duração: 06min | 15/08/2019

    Lourival Sant'anna comenta a situação política no país vizinho e as medidas populistas adotadas pelo presidente. Em sua avaliação, Macri está partindo para o "tudo ou nada". O comentarista explica que a Argentina está em um ciclo vicioso. O que trouxe o renascimento de Cristina Kirchner foram as dificuldades econômicas e alta inflação do país nos últimos anos. Com o resultado de domingo, o peso se depreciou ainda mais. E agora, o presidente Mauricio Macri adota medidas que irão aprofundar essa situação.

  • STF nega extradição de Ali Sipahi, acusado de terrorismo pelo governo turco
    STF nega extradição de Ali Sipahi, acusado de terrorismo pelo governo turco
    Duração: 05min | 08/08/2019

    Lourival Sant'anna avalia que a interpretação do Supremo foi de que as provas contra ele eram muito frágeis. Pesou ainda o fato de que o governo turco não tem provas de que o Hizmet seria movimento envolvido com terrorismo.

  • Oposição pede impeachment do presidente do Paraguai por acordo de Itaipu com o Brasil
    Oposição pede impeachment do presidente do Paraguai por acordo de Itaipu com o Brasil
    Duração: 06min | 01/08/2019

    Lourival Sant'anna faz uma análise sobre a crise política gerada no país. Detalhes sobre o acordo revelam que a energia no Paraguai ficará US$ 200 milhões mais cara. Paraguai é um aliado importante para o Brasil no Mercosul e uma instabilidade e mudança no governo pode alterar as relações. O comentarista ressalta, entretanto, que o líder de oposição, que pode assumir a Presidência, tem a mesma visão econômica que Benítez. Ambos são liberais.

  • Coreia do Norte, mais uma vez, mostra sua força
    Coreia do Norte, mais uma vez, mostra sua força
    Duração: 08min | 25/07/2019

    Lourival Sant'anna fala sobre os últimos episódios que levaram o país comandado por Kim Jong-Um a lançar mais dois mísseis no mar do Japão. Ele avalia que o que o presidente norte-coreano tem para negociar é isso. A economia local está asfixiada e o país está precisando do levantamento das sanções. Por isso, Kim Jong-Un precisa mostrar força e utiliza os mísseis para isso.

  • Boris Johnson quer uma saída da União Europeia sem custo e isso não existe
    Boris Johnson quer uma saída da União Europeia sem custo e 'isso não existe'
    Duração: 06min | 23/07/2019

    O ex-prefeito de Londres foi eleito como novo primeiro-ministro britânico. Lourival Sant'Anna analisou a possibilidade de Johnson ter sucesso no desafio do Brexit. Ele tem três meses para fazer o que a Theresa May não conseguiu fazer em três anos. O novo premiê quer eliminar a fronteira aberta da Grã-Bretanha com a República da Irlanda. 'Esse é o grande problema que levou à não-aceitação do acordo negociado por Theresa May para a saída', avalia.

  • Oposição venezuelana sofre com penúria e recebe ajuda humanitária de Trump
    Oposição venezuelana sofre com 'penúria' e recebe 'ajuda humanitária' de Trump
    Duração: 06min | 18/07/2019

    O presidente americano liberou cerca de US$ 42 milhões para apoiadores de Juan Guaidó. Segundo Lourival Sant'Anna, a verba faz parte dos recursos que seriam destinados a países como El Salvador, Guatemala e Honduras, que os EUA acusam de conivência com imigração ilegal. Lourival conta que embaixadores nomeados por Guaidó dizem estar vivendo no exterior com dinheiro próprio.

  • Agora existe de fato um conflito direto entre Grã-Bretanha e Irã
    'Agora existe de fato um conflito direto entre Grã-Bretanha e Irã'
    Duração: 05min | 11/07/2019

    De acordo com a Grã-Bretanha, os barcos iranianos estavam tentando bloquear passagem de petroleiro britânico. Então, isso parece ter sido uma retaliação do Irã, cujo presidente vem criticando o Reino Unido.

  • Encontro entre Trump e Xi Jinping é o mais esperado do G20
    Encontro entre Trump e Xi Jinping é o mais esperado do G20
    Duração: 07min | 27/06/2019

    Lourival Sant'Anna ressaltou que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e o presidente da China têm uma guerra tarifária de centenas de bilhões de dólares. 'Trump acusa a China de práticas comerciais injustas e violação de direitos de patente, mas a China tem interesse de corrigir essas práticas’. O aumento das tensões entre EUA e Irã também estará no foco das discussões do G20.

  • STF julga pedido de extradição de turco acusado de terrorismo
    STF julga pedido de extradição de turco acusado de terrorismo
    Duração: 09min | 20/06/2019

    Julgamento acontecerá na próxima terça-feira e decidirá o destino de Ali Sipahi. Lourival Sant'anna comenta o caso e avalia que, se STF aceitar pedido de extradição, abrirá um precedente perigoso. Ele afirma ainda que, de acordo com Constituição brasileira, não pode haver extradição por opinião.

  • Vazamentos na Brasil revelam necessidade de manter proteção de democracias liberais
    Vazamentos na Brasil revelam necessidade de manter proteção de democracias liberais
    Duração: 06min | 13/06/2019

    Lourival Sant'anna lembra que o jornalista que vazou as conversas entre Sergio Moro e procuradores da Lava-jato é o mesmo do caso Edward Snowden, ex-agente da inteligência americana que acabou exilado na Rússia após divulgar a Glenn Greenwald que os EUA violavam a privacidade de usuários da internet. Ele diz que regimes autoritários como o de Putin tentam deslegitimar as democracias liberais, dizendo que não existe tanta transparência e liberdade nesses países, mas destaca que a Rússia vem tentando bloquear o Telegram no país.

  • Câmara dos EUA aprova lei que pode dar cidadania a imigrantes Senado deve barrar proposta
    Câmara dos EUA aprova lei que pode dar cidadania a imigrantes; Senado deve barrar proposta
    Duração: 08min | 06/06/2019

    A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou projeto que garante cidadania para imigrantes beneficiados por programas criados no governo de Barack Obama. São dois milhões e meio de imigrantes. 'Essa é a grande disputa política entre Democratas e Republicanos' Os Democratas aprovaram o projeto na Câmara com o apoio de sete deputados Republicanos. Agora, a medida segue para o Senado e será barrada pela maioria Republicana.

  • Boris Johnson é alvo de processo por mentir sobre o Brexit
    Boris Johnson é alvo de processo por mentir sobre o Brexit
    Duração: 05min | 30/05/2019

    Ex-chanceler do Reino Unido e ex-prefeito de Londres terá que responder à Justiça por ter mentido ao afirmar que o Reino Unido pagava 350 milhões de libras por semana à União Europeia. Lourival Sant'anna avalia que o processo vem em um momento muito importante, pois Boris Johnson é um dos favoritos para se tornar líder do partido conservador.

  • EUA preparam sanções contra programa de alimentos da Venezuela
    EUA preparam sanções contra programa de alimentos da Venezuela
    Duração: 05min | 23/05/2019

    Governo americano alega que há desvios de recursos e vai bloquear acesso da Venezuela à compra desses alimentos. Lourival Sant'anna avalia que esse é mais um passo na direção de pressionar ao máximo o governo de Maduro. “Situação continua se deteriorando, mas governo não larga o poder em Caracas”.

  • Noruega pode ter papel importante na crise venezuelana
    Noruega pode ter papel importante na crise venezuelana
    Duração: 05min | 16/05/2019

    Lourival Sant'Anna comenta as ações de representantes do governo chavista e da oposição da Venezuela na Noruega. Eles vão se reunir com mediadores noruegueses.

  • ‘Guaidó avançou no movimento de ir minando o poder de Maduro’
    ‘Guaidó avançou no movimento de ir minando o poder de Maduro’
    Duração: 09min | 04/05/2019

    Lourival Sant’Anna diz que Juan Guaidó está com ações cada vez mais ousadas e consegue continuar livre, sem ser contido pelas forças de segurança. Por outro lado, Guaidó não conseguiu o que pretendia em 30 de abril, que era derrubar o regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

  • Fica evidente que grande parte das Forças Armadas venezuelanas ainda está com Maduro
    'Fica evidente que grande parte das Forças Armadas venezuelanas ainda está com Maduro'
    Duração: 08min | 02/05/2019

    Lourival Sant'anna comenta os recentes conflitos envolvendo o presidente da Venezuela Nicolás Maduro e o líder oposicionista Juan Guaidó. Ele analisa a relação e o interesse da Rússia no caso. "O que a Rússia está tentando mostrar é que seu método de defesa é mais eficaz que o americano".

  • Atentado no Sri Lanka teve como alvos o cristianismo e o turismo
    Atentado no Sri Lanka teve como alvos o cristianismo e o turismo
    Duração: 10min | 25/04/2019

    Lourival Sant’Anna explicou o significado de o Estado Islâmico ter reivindicado os atentados no Sri Lanka. Ele destacou que o Estado Islâmico vem buscando aumentar sua projeção sobre o sul da Ásia e o sudeste Asiático. No caso do turismo, a ideia foi quebrar a ‘espinha dorsal’ dessa fonte econômica importante para os países da região.

  • Lava-jato no Peru sofre muito com impacto do suicídio de Alan García
    'Lava-jato no Peru sofre muito com impacto do suicídio de Alan García'
    Duração: 07min | 18/04/2019

    Lourival Sant'anna avalia que, com a reviravolta no processo por causa da morte do ex-presidente, vai haver uma maior polarização política no país, oposição vai ficar mais forte ainda e vai dificultar ainda mais a governabilidade do presidente Martín Vizcarra.

Informações: