Cbn Internacional - Lourival Sant'anna

Teste agora Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

Os conflitos internacionais, a geopolítica mundial e a correlação de forças entre as potências.

Episódios

  • OMS alerta países africanos para que preparem os sistemas de saúde para o pior

    OMS alerta países africanos para que preparem os sistemas de saúde para o pior

    19/03/2020 Duração: 05min

    O continente africano registra números baixos de contaminação por coronavírus, mas o comunicado é feito já que muitos países africanos tem o sistema de saúde frágil.

  • ‘Democratas estão conseguindo ampliar a participação do eleitorado para tentar derrotar Trump’

    ‘Democratas estão conseguindo ampliar a participação do eleitorado para tentar derrotar Trump’

    05/03/2020 Duração: 09min

    Marcelo Lins explica que há um reposicionamento das campanhas de Bernie Sanders e Joe Biden. Biden ganhou apoio de Michael Bloomberg, que já disse que vai colocar à disposição a estrutura dele.

  • Coronavírus: governo do Japão decide fechar escolas e museus do país por duas semanas

    Coronavírus: governo do Japão decide fechar escolas e museus do país por duas semanas

    27/02/2020 Duração: 08min

    Marcelo Lins fala dos impactos do coronavírus no mundo. 'Algo que muita gente temia parece que vai se se consolidando, que é a transformação do que era surto em pandemia', diz. O objetivo do Japão é conter o avanço do vírus. Até maio, o país decide o futuro da Olimpíada. No país, uma mulher pegou o coronavírus pela segunda vez.

  • ‘Michael Bloomberg foi frustração total em debate’

    ‘Michael Bloomberg foi frustração total em debate’

    20/02/2020 Duração: 07min

    Ele participou pela primeira vez de um debate com outros pré-candidatos do partido Democrata e foi atacado por todos os lados.

  • China tenta mostrar que está no controle da situação

    China tenta mostrar que está no controle da situação

    13/02/2020 Duração: 09min

    Marcelo Lins diz que o governo da China não admite erros cometidos ao longo do avanço do coronavírus e divulga imagens de doentes recebendo alta para para dizer que está funcionando o combate ao problema.

  • Trump vai usar a vitória no Senado para alimentar muito discurso

    'Trump vai usar a vitória no Senado para alimentar muito discurso'

    06/02/2020 Duração: 08min

    Marcelo Lins disse que Trump deve fazer hoje um discurso após vitória no Senado dentro do processo de impeachment. A expectativa é que o discurso marque alguns objetivos relativos à campanha pela reeleição, que agora ganha um novo impulso. 'Processo mostra claramente o controle, quase que absoluto, que Trump tem sobre a máquina do partido Republicano'.

  • OMS decide hoje se decreta emergência global por causa do novo coronavírus

    OMS decide hoje se decreta emergência global por causa do novo coronavírus

    30/01/2020 Duração: 10min

    Marcelo Lins fala sobre o coronavírus e passageiros de um cruzeiro que estão impedidos de deixar a embarcação, que está parada perto de Roma, já que no navio existem dois casos suspeitos da doença. A mesma situação ocorre em um hotel na Inglaterra, onde um homem apresentou sinais de gripe. Dezesseis países já apresentam casos de coronavírus. Marcelo Lins também falou sobre Brexit e o anúncio de Trump para um plano de paz para o Oriente Médio, que tem o apoio do governo brasileiro.

  • China suspende celebrações do ano novo para evitar novos casos de coronavírus

    China suspende celebrações do ano novo para evitar novos casos de coronavírus

    23/01/2020 Duração: 09min

    Marcelo Lins destaca que a festa é conhecida por promover a maior migração humana do planeta, num curto período de tempo, já que, segundo ele, 20% da população de 1,4 bilhão trabalha nos grandes centros e volta para a zona rural, onde moram, nessa época do ano. Ele destaca que o governo chinês espera conter o avanço do vírus com medidas assertivas, como o isolamento de cidades.

  • Democratas apostam no acréscimo de novas medidas em processo para desgastar imagem de Trump

    Democratas apostam no acréscimo de novas medidas em processo para desgastar imagem de Trump

    16/01/2020 Duração: 07min

    Marcelo Lins fala do processo de impeachment contra Trump que foi encaminhado pelos deputados para o Senado dos Estados Unidos. Hoje, os documentos serão abertos pelos senadores. Agora, o presidente da Suprema Corte Americana deve ser nomeado como o presidente deste julgamento e os jurados serão os 100 senadores. Os Republicanos tem a maioria no Senado. No entanto, a apresentação de novas testemunhas e a exibição de novos documentos podem sim desgastar a imagem de Trump.

  • Israel, EUA e Chile passam por processos eleitorais em 2020

    Israel, EUA e Chile passam por processos eleitorais em 2020

    02/01/2020 Duração: 03min

    Benjamin Netanyahu e Donald Trump vão passar pelo crivo das urnas para saber se continuam no poder. Já o presidente Sebastian Piñera convocou uma eleição para votar se será aberta uma nova assembleia constituinte, após ser pressionado pelos protestos no fim do ano passado.

  • Lançamento de míssil provocou retirada às pressas de Netanyahu de comício

    Lançamento de míssil provocou retirada às pressas de Netanyahu de comício

    26/12/2019 Duração: 10min

    O governo israelense informou que o projétil foi lançado da Faixa de Gaza. Israel terá nova eleição legislativa em março. O primeiro-ministro está em campanha pelas primárias de seu partido.

  • Até o momento, nenhuma surpresa no processo de impeachment de Trump

    Até o momento, 'nenhuma surpresa' no processo de impeachment de Trump

    19/12/2019 Duração: 09min

    Marcelo Lins comenta o fato da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter aprovado o impeachment do presidente. Comentarista destaca que a Câmara tem maioria democrata e, por isso, todos tinham certeza de que processo seria aprovado. Entretanto, no Senado, há a maioria republicana, e lá é muito provável que ele seja absolvido. Julgamento deve ocorrer no início do ano que vem.

  • A eleição no Reino Unido e a obra natalina de Banksy

    A eleição no Reino Unido e a obra natalina de Banksy

    12/12/2019 Duração: 03min

    Hoje, britânicos votam para renovar o Parlamento. Expectativa de Boris Johnson é conseguir maioria folgada para garantir o Brexit. Já os trabalhistas esperam impedir essa maioria. Marcelo Lins fala também da nova obra do artista Bansky, que apareceu em Birmingham, no centro da Inglaterra. Ele desenhou renas voadoras em um muro para ressaltar o sofrimento dos moradores de rua.

  • Geração de jovens ativistas surge no mundo

    Geração de jovens ativistas surge no mundo

    07/12/2019 Duração: 18min

    Adriana Carranca fala sobre as participações de Malala Yousafzai e Greta Thunberg nas reivindicações políticas nos dias atuais.

  • Greve geral na França é momento decisivo do governo Macron

    Greve geral na França é 'momento decisivo' do governo Macron

    05/12/2019 Duração: 08min

    Marcelo Lins fala sobre as manifestações que tomaram às ruas de Paris e de outras cidades francesas, contra a reforma no sistema previdenciário apresentado pelo governo. Ele avalia que o momento é "complexo" e de reposicionamento das oposições. "É importante estar atento para ver o que pode sair disso, dentro da democracia', diz.

  • Apesar de profundamente dividido, Uruguai não vive polarização

    Apesar de 'profundamente dividido', Uruguai não vive polarização

    28/11/2019 Duração: 08min

    Marcelo Lins diz que nenhum dos lados deve agir no sentido de fazer 'terra arrasada' das propostas do rival. Segundo ele, a expectativa é que que resultado da recontagem dos votos saia até esta sexta-feira. O comentarista avalia que o candidato governista, Daniel Martínez, de esquerda, ainda pode recuperar vantagem perdida para o opositor, de centro-direita, Luis Lacalle Pou.

  • A novela do futuro da política israelense continua

    'A novela do futuro da política israelense continua'

    21/11/2019 Duração: 07min

    Marcelo Lins fala sobre a situação política em Israel e destaca que o país pode ser obrigado a realizar sua terceira eleição em um ano. Isso porque Benny Gantz não conseguiu formar um novo governo dentro do prazo estabelecido. Comentarista destaca ainda que a notícia vem dias depois dos EUA anunciarem que deixarão de considerar ilegais os assentamentos israelenses na Cisjordânia. “O fato é que ninguém sabe para onde vai Israel e é bem provável que haja uma terceira eleição neste ano”, diz.

  • Falta diálogo entre os dois lados na Bolívia

    'Falta diálogo entre os dois lados' na Bolívia

    14/11/2019 Duração: 08min

    Marcelo Lins fala sobre a crise política no país vizinho e destaca que o único setor da sociedade boliviana que tem dialogado com apoiadores de Evo Morales é a Igreja Católica. Ele avalia que isso não é bom na tentativa de reestruturação política do país. Comentarista fala também sobre o processo de impeachment contra Donald Trump.

  • O que preocupa nesse momento é o grau de tensão nas ruas da Bolívia

    'O que preocupa nesse momento é o grau de tensão nas ruas da Bolívia'

    12/11/2019 Duração: 07min

    Marcelo Lins faz uma análise sobre o atual cenário político na Bolívia. Ele afirma que, enquanto Evo Morales ruma ao México, o Congresso boliviano deve se reunir para traçar os próximos passos. Expectativa é que a vice-presidente do Senado seja escolhida como presidente interina com objetivo de convocar novas eleições em 90 dias. Há dúvidas sobre como ficará a situação institucional enquanto a situação nas ruas continuar complicada.

  • Presidente do Chile, Piñera está sendo processado por crime contra a humanidade

    Presidente do Chile, Piñera está sendo processado por crime contra a humanidade

    07/11/2019 Duração: 06min

    Marcelo Lins explica que um grupo de advogados que representa organizações de defesa dos direitos humanos entrou com um pedido para abrir um processo contra o presidente. Eles querem apurar a responsabilidade direta de Piñera na repressão que já causou ao menos 20 mortos, além de quase 1800 feridos e 5 mil detidos em três semanas. Comentarista fala ainda da situação nos EUA, em que Trump voltou a falar da construção de um muro com o México.

página 1 de 2

Informações: