Conexão Estadão

Informações:

Sinopse

Conexão Estadão: Os temas de maior relevância na política e economia, e os destaques internacionais, são abordados com o time de jornalistas do Estadão, no Conexão Estadão.

Episódios

  • Acompanhe a última edição do Conexão Estadão

    03/01/2019 Duração: 57min

    O Conexão Estadão chega ao fim com um programa especial com todos os integrantes do programa: Andreza Matais, editora da 'Coluna do Estadão', Sílvia Araújo, editora do Broadcast, Roberto Godoy e Pedro Venceslau. Na apresentação, Emanuel Bomfim.

  • 'Conexão Estadão' e as perspectivas para o mundo em 2019

    03/01/2019 Duração: 55min

    No ‘Conexão Estadão’ traremos as projeções para o mundo neste ano de 2019 nas áreas sociais, economicas e de relação entre os países %CODE1% Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Haisem Habaki e comentários de Roberto Godoy e Sidney Leite, Pró Reitor Acadêmico na Centro Universitário Belas Artes.

  • Decisão de Marco Aurélio tumultua STF

    19/12/2018 Duração: 27min

    No ‘Conexão Estadão’ desta quarta-feira, 19, na véspera do recesso do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Marco Aurélio Mello decidiu, em decisão individual, suspender a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância, atendendo a um pedido do PCdoB. A decisão do ministro abre caminho para a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Pedro Venceslau, Sílvia Araújo e Andreza Matais. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Barraco na posse dos deputados em São Paulo

    18/12/2018 Duração: 52min

    No ‘Conexão Estadão’ desta terça-feira, 18, a entrega dos diplomas dos políticos eleitos por São Paulo chegou a ser interrompida por uma confusão provocada pela entrada não autorizada, segundo o Tribunal Regional Eleitoral, de um militante da bancada ativista do PSOL. A Polícia Militar precisou intervir para apartar não apenas Jesus dos Santos, mas alguns deputados eleitos, como Alexandre Frota (PSL), que assumiram o papel de segurança. E ainda, em votação relâmpago, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a recriação do auxílio-moradia para membros da magistratura. Os conselheiros demoraram apenas alguns minutos para definir as novas regras do pagamento do benefício para juízes, que poderá ser de até R$ 4.377,73, com previsão de reajuste anual, como antecipado pelo Estadão/Broadcast na segunda-feira. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Pedro Venceslau, Sílvia Araújo e Andreza Matais. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às

  • Itamaraty 'desconvida' Cuba e Venezuela da posse de Bolsonaro

    17/12/2018 Duração: 51min

    No ‘Conexão Estadão’ desta segunda-feira, 17, por solicitação da equipe de Jair Bolsonaro, o Itamaraty enviou novos comunicados aos governos de Cuba e Venezuela os desconvidando de participar da cerimônia de posse do presidente eleito no dia 1.º de janeiro, em Brasília. E ainda, A Polícia Civil divulgou nesta segunda-feira, 17, novos detalhes do depoimento do médium João de Deus, suspeito de abusar sexualmente de mais de 400 mulheres. Segundo o delegado-geral, André Fernandes, o interrogatório resultou em sete páginas. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy e Pedro Venceslau. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Temer decide extraditar Cesare Battisti

    14/12/2018 Duração: 53min

    No ‘Conexão Estadão’ desta sexta-feira, 14, o presidente Michel Temer decidiu nesta sexta-feira extraditar o italiano Cesare Battisti, condenado na Itália por quatro assassinatos nos anos 1970, e com ordem de prisão cautelar determinada pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal. E ainda, a Justiça de Goiás decretou a prisão preventiva de João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus. Ele é acusado de abuso sexual por mulheres que buscaram atendimento na casa. Relatos reunidos até o momento indicam que, depois da sessão, o médium ofereceria para as supostas vítimas atendimento particular, momento em que os abusos seriam cometidos. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy e Clarissa Oliveira, Sílvia Araújo, e de Brasília, Fernando Nakagawa. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Governo libera capital 100% estrangeiro nas empresas aéreas

    13/12/2018 Duração: 51min

    No ‘Conexão Estadão’ desta quinta-feira, 13, depois de várias tentativas de se aprovar um projeto de lei no Congresso Nacional, o presidente Michel Temer assinou nesta quinta-feira, 13, uma Medida Provisória que libera até 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas que atuam no Brasil. O limite anterior era de 20%. E ainda, o vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, reconheceu que “causa incômodo” a demora de Fabrício Queiroz, ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), a dar explicação sobre a sua movimentação bancária. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy e Andreza Matais, editora da 'Coluna do Estadão'. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Os dramas de um governo que ainda não começou

    12/12/2018 Duração: 51min

    No ‘Conexão Estadão’ desta quarta-feira, 12, mais da metade dos depósitos em espécie recebidos por Fabrício José Carlos de Queiroz, ex-motorista do deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL), filho do presidente eleito Jair Bolsonaro, aconteceram no dia do pagamento dos funcionários da Assembleia Legislativa do Rio ou até três dias úteis depois. E ainda, Jamil Chade, direto da Suiça, fala sobre as negociações entre Mercosul e União Européia. A líder alemã, Angela Merkel, afirmou a parlamentares que o novo governo brasileiro do presidente eleito Jair Bolsonaro tornará o tratado mais difícil de ser alcançado. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy e Ricardo Brandt. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Lava Jato diz que há 'farta prova' contra Lula no caso Atibaia

    11/12/2018 Duração: 51min

    No ‘Conexão Estadão’ desta terça-feira, 11, em alegações finais, o Ministério Público Federal, no Paraná, aponta que há ‘farta prova documental’ de que o ex-presidente Lula era ‘proprietário de fato e possuidor’ do sítio de Atibaia. E ainda, um homem de 49 anos entrou na Catedral Metropolitana de Campinas, no interior paulista, e atirou contra oito pessoas que estavam rezando no local nesta terça-feira. Quatro pessoas morreram e as outras foram socorridas. Segundo a polícia, agentes entraram na igreja e dispararam contra o homem. Ele, então, teria caído no chão e se matado em seguida. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Clarissa Oliveira e Sílvia Araújo, editora do Broadcast. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Bolsonaro é diplomado presidente

    10/12/2018 Duração: 52min

    No ‘Conexão Estadão’ desta segunda-feira, 10, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi diplomando na tarde desta segunda-feira, 10, em cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em um discurso sem improvisos, Bolsonaro, que chegou a chorar durante o evento, abriu a fala agradecendo a Deus por estar vivo, defendeu o resultado das eleições e falou que o voto popular é irreversível. E ainda, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, confirmou a escolha do advogado Ricardo Salles como futuro ministro do Meio Ambiente e fechou o desenho do seu Ministério, que terá ao todo 22 pastas. Filiado ao partido Novo, Salles lidera o movimento Endireita Brasil e foi secretário estadual do Meio Ambiente em São Paulo na gestão de Geraldo Alckmin (PSDB). Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy e Andreza Matais, editora da 'Coluna do Estadão'. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Onyx Lorenzoni se irrita com perguntas sobre caixa 2 e Coaf

    07/12/2018 Duração: 50min

    No ‘Conexão Estadão’ desta sexta-feira, 07, alvo de uma investigação de caixa dois pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o futuro ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, pediu trégua à imprensa, se irritou com perguntas dos jornalistas e abandonou uma entrevista coletiva após participar de um almoço com empresários do Lide (Grupo de Líderes Empresariais). E ainda, a decisão do presidente eleito Jair Bolsonaro de colocar a Fundação Nacional do Índio (Funai) no novo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, pasta que será comandada pela pastora e advogada Damares Alves, causou indignação entre servidores da Funai ouvidos pelo Estadão. Damares é vista no órgão como uma defensora da atuação religiosa e missionária em aldeias indígenas. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Pedro Venceslau e Sílvia Araújo, editora do Broadcast. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Bancada evangélica dividida com escolha de Bolsonaro

    06/12/2018 Duração: 50min

    No ‘Conexão Estadão’ desta quinta-feira, 06, a pastora e advogada Damares Alves foi confirmada na chefia do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. A pasta deve ficar responsável pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que havia sido considerada para ir ao Ministério da Agricultura pelo presidente eleito Jair Bolsonaro.  E ainda, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci disse, em depoimento à Justiça Federal do Distrito Federal, que o ex-presidente Lula negociou com o lobista Mauro Marcondes Machado, do setor automobilístico, pagamentos a Luís Cláudio Lula da Silva, seu filho caçula, para a aprovação de uma Medida Provisória que tinha como finalidade prorrogar incentivos fiscais de montadoras instaladas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Pedro Venceslau e Sílvia Araújo, editora do Broadcast. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Bolsonaro diz que todos no governo estão ao alcance da sua caneta

    05/12/2018 Duração: 54min

    No ‘Conexão Estadão’ desta quarta-feira, 05, o presidente eleito Jair Bolsonaro titubeou ao responder se o futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, poderá deixar o governo caso seja comprovado que ele cometeu alguma ilicitude. Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal determinou a abertura de investigação para analisar as acusações de caixa 2 contra ele, feitas por delatores da J&F. "Havendo qualquer comprovação de uma denúncia robusta, contra quem quer que esteja no governo, ao alcance da minha caneta Bic, ela será usada" Ainda sobre o presidente eleito, Jair Bolsonaro afirmou que pretende começar a votar a reforma da Previdência o mais rápido possível e dentro dos primeiros seis meses de mandato. Bolsonaro avaliou que aprovar a matéria no primeiro mês é "impossível", mas nos primeiros seis meses "com toda a certeza o Congresso começará a votar essas propostas". Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy e Andreza Matais, editora da Coluna do Esta

  • “Moro já era um agente político quando estava fora da política”, diz Romero Jucá

    04/12/2018 Duração: 53min

    No ‘Conexão Estadão’ desta terça-feira, 04, o presidente do MDB, Romero Jucá, declarou que Sergio Moro era um “agente político” mesmo antes de aceitar ocupar a pasta da Justiça no futuro governo de Jair Bolsonaro. Além disso, para ele, “um ministro é um agente político”. Em entrevista, o senador afirmou que seu partido está “reformulando seu posicionamento em todo o país” e que a postura da sigla no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), será “levar em conta o melhor para a sociedade brasileira”. Romero Jucá também afirmou que o MDB ainda não lançou qualquer candidatura à presidência do Senado a partir de 2019. Para ele, no entanto, “a vaga é do MDB e vamos trabalhar para isso”. Jucá também falou sobre a extinção do Ministério do Trabalho, sua derrota nas eleições de 2018, e defendeu que a sanção do aumento do salário dos ministros do STF pelo presidente Michel Temer “não onera as contas públicas” por conta do teto dos gastos do Judiciário.   Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Eman

  • Governo Bolsonaro terá 22 ministérios

    03/12/2018 Duração: 55min

    No ‘Conexão Estadão’ desta segunda-feira, 03, o ministro extraordinário da transição de governo e futuro ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, confirmou que a estrutura do novo governo contará com 22 ministérios. Em entrevista coletiva realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição, o ministro apresentou o desenho do novo governo - que conta com sete pastas a mais do que o presidente eleito Jair Bolsonaro prometeu durante a campanha. Até o momento, Bolsonaro anunciou 20 nomes e falta definir quem vai chefiar as pastas do Meio Ambiente e Direitos Humanos. Onyx disse que os nomes podem ser divulgados esta semana ou não. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Pedro Venceslau e Andreza Matais, editora da Coluna do Estadão. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).  

  • Avião de pequeno porte cai em SP e deixa pelo menos 2 mortos

    30/11/2018 Duração: 49min

    No ‘Conexão Estadão’ desta sexta-feira, 30, um avião de pequeno porte caiu na Avenida Antônio Nascimento Moura, próximo ao aeroporto do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. Pelo menos duas pessoas morreram e doze ficaram feridas. A aeronave atingiu uma casa e danificou pelo menos outras duas na região. O avião, de modelo Cessna C210, havia acabado de decolar do Campo de Marte, às 15h55, com destino a Jundiaí, no interior paulista, quando caiu. Segundo o Corpo de Bombeiros, os corpos do piloto e do copiloto foram retirados de dentro da aeronave. As vítimas são Guilherme Murback e Leonardo Yamamura. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Silvia Araújo e Gilberto Amêndola. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Supremo tem maioria a favor de indulto de Natal

    29/11/2018 Duração: 51min

    No ‘Conexão Estadão’ desta quinta-feira, 29, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, pediu vista (mais tempo de análise) da apreciação da liminar do indulto de Natal de 2017, interrompendo a análise do tema pelo STF. Na prática, o perdão para condenados por crimes de colarinho branco continua suspenso até que o julgamento seja retomado, o que ainda não tem data para acontecer. A maioria da Corte já votou pela constitucionalidade do indulto presidencial, e contra a posição do ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo responsável por endurecer liminarmente as regras do decreto. Seis ministros já tinham votado a favor de decreto sancionado por Michel Temer em dezembro de 2017, contra dois votos que mantinham a posição de Barroso. Quando o placar estava com esta definição, os ministros ainda votavam sobre o mérito da ação. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Silvia Araújo, editora do Broadcast, e Andreza Matais, e

  • STF retoma julgamento sobre Indulto de Natal

    28/11/2018 Duração: 50min

    No ‘Conexão Estadão’ desta quarta-feira, 28, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento da ação que questiona a validade das regras do indulto concedido pelo presidente Michel Temer em dezembro de 2017. À época, o decreto permitia a concessão do perdão de pena para crimes como peculato, corrupção, tráfico de influência, os praticados contra o sistema financeiro nacional, lavagem de dinheiro e ocultação de bens, que poderia beneficiar condenados pela Operação Lava Jato. O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou pela constitucionalidade do Indulto de Natal de 2017 e abriu divergência em relação ao ministro Luís Roberto Barroso, que quer manter os crimes de colarinho branco excluídos da concessão do benefício. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de José Nêumanne Pinto e José Fucs, além das participações do professor da Faculdade de Direito da FAAP, Luiz Amaral, e da correspondente do Estadão, Beatriz Bulla. O program

  • Tarcísio Gomes de Freitas será ministro da Infraestrutura de Bolsonaro

    27/11/2018 Duração: 53min

    No ‘Conexão Estadão’ desta terça-feira, 27, o presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou o nome de Tarcísio Gomes de Freitas para comandar o Ministério da Infraestrutura. O indicado é consultor legislativo da Câmara dos Deputados e já foi diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Dois generais chegaram a ser cotados para a pasta. O general Oswaldo Ferreira recusou o cargo por motivos pessoais. Nesta semana, a equipe de Bolsonaro chegou a estudar o nome do general do Exército Joaquim Maia Brandão Júnior. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy, Silvia Araújo, editora do Broadcast, e Andreza Matais, editora da Coluna do Estadão, além da participação do editor de Esporte do Estadão, Robson Morelli. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sempre às 18h, na Rádio Eldorado (FM 107,3).

  • Jair Bolsonaro anuncia general para Secretaria de Governo

    26/11/2018 Duração: 50min

    No ‘Conexão Estadão’ desta segunda-feira, 26, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou o general da reserva Carlos Alberto dos Santos Cruz para a Secretaria de Governo. Cruz foi comandante das forças da ONU no Haiti e no Congo pelas Forças Armadas brasileiras. Ele também já ocupou o cargo de secretário nacional de Segurança Pública de em 2017, a convite do presidente Michel Temer. Em junho deste ano, deixou o posto para atuar como consultor da ONU. Cruz é o quarto militar escolhido como ministro na composição do futuro governo. Além dele, estão confirmados o general Augusto Heleno no Gabinete de Segurança Institucional (GSI), o general Fernando Azevedo e Silva no ministério da Defesa, bem com o tenente-coronel da Força Aérea Marcos Pontes no ministério da Ciência e Tecnologia. Esta edição do ‘Conexão Estadão’ tem apresentação Emanuel Bomfim e comentários de Roberto Godoy e José Fucs, e participações dos correspondentes Beatriz Bulla e Jamil Chade. O programa também é veiculado de segunda a sexta, sem

página 1 de 5