Globo News Painel

Globo News Painel

Sinopse

William Waack traz convidados com opiniões e enfoques diferentes, em um bate-papo de alto nível para debater o grande tema da semana.

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • Quando os políticos não cabem mais nos partidos
    Quando os políticos não cabem mais nos partidos
    Duração: 46min | 20/10/2019

    As consequências da disputa entre o presidente Jair Bolsonaro e o PSL para o país e para o governo a longo prazo são o tema da conversa entre Renata Lo Prete e Marcos Nobre, professor de filosofia política da Unicamp e presidente do Cebrap; Brasílio Sallum Jr., professor de sociologia da USP e professor visitante da Unifesp; e o advogado Ricardo Penteado, especialista em legislação eleitoral e direitos políticos.

  • A regularização fundiária no governo Bolsonaro
    A regularização fundiária no governo Bolsonaro
    Duração: 46min | 13/10/2019

    O programa debate a regularização fundiária do governo Bolsonaro, que tem gerado bastante controvérsia, como a que acarretou na demissão de toda a direção do Incra. Sobre esse assunto, Renata Lo Prete conversa com o secretário especial para Assuntos Fundiários do Ministério da Agriculutura, Luiz Antonio Nabhan Garcia; com o coronel da reserva e ex-diretor do Incra Marco Antônio dos Santos e com Bastiaan Reydon, professor licenciado e coordenador do Centro de Governança de Terras da Unicamp.

  • A Previdência e a pressão dos estados
    A Previdência e a pressão dos estados
    Duração: 46min | 06/10/2019

    Os senadores emparedaram o Planalto na votação da Previdência para usar a cessão onerosa do pré-sal para resolver o sufoco dos estados em troca da votação do segundo turno.

  • Os desafios da Justiça brasileira
    Os desafios da Justiça brasileira
    Duração: 46min | 29/09/2019

    O programa desta semana questiona o impacto dos acontecimentos recentes no país: a nova lei sobre abuso de autoridade, a escolha do novo procurador-geral da República e a votação no STF que pode afetar as condenações da Lava-jato.

  • A movimentação da base do governo no Congresso
    A movimentação da base do governo no Congresso
    Duração: 46min | 23/09/2019

    O Painel analisa a movimentação de segmentos até então aliados incondicionais do governo. Fenômenos como o MBL, que começa a tomar outros rumos, a briga do PSL com Flávio Bolsonaro por causa da chamada 'CPI da Lava Toga'.

  • Até quando o teto de gastos aguenta?
    Até quando o teto de gastos aguenta?
    Duração: 47min | 15/09/2019

    Renata Lo Prete e seus convidados discutem a situação do teto de gastos, a emenda constitucional de 2016 que freou os gastos do governo e só permite reajustes pela inflação. Só que os gastos obrigatórios da União continuam a crescer e, com a economia longe de se recuperar, os economistas se perguntam até quando o Brasil aguenta o teto no atual formato.

  • O governo Bolsonaro e o Sínodo da Amazônia
    O governo Bolsonaro e o Sínodo da Amazônia
    Duração: 48min | 08/09/2019

    O Painel vai tratar da relação do governo Bolsonaro com a igreja Católica e o Sínodo da Amazônia, que acontece em outubro, em Roma. O evento não deve ser bem visto pelo governo e pode ajudar a piorar a relação que não vai bem nos bastidores.

  • As perspectivas da economia brasileira
    As perspectivas da economia brasileira
    Duração: 46min | 01/09/2019

    Renata Lo Prete e seus convidados analisam o PIB do terceiro trimestre, divulgado esta semana, e que sinaliza um crescimento de 0,4% da economia brasileira. O que este valor representa no dia a dia do mercado? É possível falar em aquecimento da economia? E que outros desafios vêm pela frente?

  • O governo Bolsonaro e os órgãos de investigação do Brasil
    O governo Bolsonaro e os órgãos de investigação do Brasil
    Duração: 45min | 25/08/2019

    Renata Lo Prete discute com o advogado e procurador aposentado Carlos Fernando dos Santos Lima, que fez parte da força-tarefa da Lava-jato de Curitiba; Walfrido Warde, advogado, escritor e presidente do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa; e o economista e filósofo Joel Pinheiro a ofensiva do presidente sobre os principais órgãos de investigação do país, com mudanças na Polícia Federal, na Receita e no Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf.

  • A turbulência nos mercados internacionais
    A turbulência nos mercados internacionais
    Duração: 46min | 18/08/2019

    Natuza Nery recebe Simão Davi Silber, professor do Departamento de Economia da USP; Tony Volpon, economista-chefe do Banco UBS Brasil; e Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV-SP para discutir os impactos no Brasil e no exterior das quedas nas bolsas de vários países nesta semana e as principais causas disso, como a queda de desempenho das economias dos Estados Unidos, da China e da União Europeia, as disputas comerciais entre China e EUA e o Brexit.

  • Ministro do Meio Ambiente e ex-diretor do Inpe debatem o desmatamento
    Ministro do Meio Ambiente e ex-diretor do Inpe debatem o desmatamento
    Duração: 46min | 11/08/2019

    O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e Ricardo Galvão, que acaba de ser exonerado da direção do Inpe em virtude de divergências com o governo sobre como monitorar o desmatamento na Amazônia, se encontram para debater o tema ao lado de Renata Lo Prete. Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio, também participa da conversa.

  • As polêmicas declarações de Jair Bolsonaro
    As polêmicas declarações de Jair Bolsonaro
    Duração: 46min | 04/08/2019

    Renata Lo Prete conversa com Carlos Fico, Marcio Coimbra e Isabela Kalil sobre a pauta dominada pelo presidente Bolsonaro, que deu declarações voltadas contra alvos variados.

  • As alternativas para estimular a economia
    As alternativas para estimular a economia
    Duração: 46min | 28/07/2019

    Ainda impactado pelo encolhimento do PIB no primeiro trimestre e por sucessivas reduções da previsão para o ano, o país registrou, nos últimos dias, alguma melhora nas expectativas. Ela se sustenta? Com a reforma da Previdência a caminho de virar realidade, o debate migra para a agenda com a qual o governo espera produzir crescimento. Suas limitações e chances de sucesso são analisadas pelo ex-ministro da Fazenda e professor emérito da USP Delfim Netto; Nelson Marconi, professor e coordenador do Fórum de Economia da FGV; e Armando Castelar, coordenador de Economia Aplicada do Ibre-FGV.

  • A desigualdade no Brasil
    A desigualdade no Brasil
    Duração: 46min | 21/07/2019

    A partir do livro “Uma História de Desigualdade – Concentração de Renda no Brasil (1926-2013)”, do pesquisador do Ipea Pedro Ferreira de Souza, o programa fala sobre desigualdade no Brasil. Por que é tão difícil reduzir a desigualdade no país e no mundo? Qual deve ser a prioridade: combate à desigualdade ou à pobreza? E como essas duas questões se relacionam?

  • As propostas de reforma tributária que devem avançar no Congresso
    As propostas de reforma tributária que devem avançar no Congresso
    Duração: 48min | 14/07/2019

    Comissões especiais no Congresso, técnicos do governo e setores da sociedade apresentam proposta para simplificar, dar eficiência e tornar menos regressivo o nosso sistema de impostos considerado um dos piores do mundo. Para conversar sobre o assunto, Renata Lo Prete recebe Eurico Santi, professor de direito da FGV-SP e um dos autores do projeto de reforma tributária do Centro de Cidadania Fiscal; Gabriel Kanner, presidente do Instituto Brasil 200, que defende a proposta do imposto único; e Marcos Lisboa, presidente do Insper, que foi secretário de Política Econômica do governo Lula.

  • O novo rumo da política brasileira
    O novo rumo da política brasileira
    Duração: 44min | 30/06/2019

    Modelo vigente desde a Constituição de 1988, o 'presidencialismo de coalizão' saiu de cena e agora Executivo e Legislativo tentam construir uma nova forma de relacionamento. Enquanto Bolsonaro tenta preservar o poder cargo, o Congresso faz de tudo para reafirmar a independência. Para falar sobre esse novo cenário, Natuza Nery recebe o diretor-executivo da consultoria internacional Eurásia, Christopher Garman; o professor de sociologia da USP e professor visitante da Unifesp Brasílio Sallum Júnior; e Lara Mesquita, cientista política, pesquisadora da FGV-SP.

  • Os primeiros meses de governo do presidente Jair Bolsonaro
    Os primeiros meses de governo do presidente Jair Bolsonaro
    Duração: 47min | 24/06/2019

    Reneta Lo Prete recebe Mauricio Moura, pesquisador da Universidade George Washington; Otávio Amorim Neto, cientista político da Fundação Getúlio Vargas e Marcos Melo, professor de ciências politicas da Universidade Federal de Pernambuco. Eles analisam as estratégias e confusões do atual governo presidencial. Na discussão, o impacto nas reformas e o apoio ao ministro Paulo Guedes.

  • As consequências dos vazamentos ligados à Lava-jato
    As consequências dos vazamentos ligados à Lava-jato
    Duração: 46min | 16/06/2019

    Reneta Lo Prete recebe os professores da USP José Arthur Giannotti, pesquisador do Cebrape; Gustavo Badaró, especialista em direito processual penal; e Ronaldo Porto Macedo Júnior, procurador de Justiça do Ministério Público de São Paulo e também professor de direito da FGV para falar sobre a discussão em torno da origem criminosa do material, as eventuais implicações do teor das mensagens e em que medida o caso pode impactar o governo Bolsonaro.

  • A crise fiscal dos estados
    A crise fiscal dos estados
    Duração: 46min | 09/06/2019

    Renata Lo Prete e seus convidados debatem a crise fiscal dos estados e a possibilidade deles ficarem de fora da reforma da Previdência. Participam do encontro os economistas Guilherme Tinoco, Fabio Klein e Leany Lemos, da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul.

  • Governo e Congresso em lados opostos?
    Governo e Congresso em lados opostos?
    Duração: 45min | 27/05/2019

    O GloboNews Painel discute as relações conturbadas entre o governo Bolsonaro e o Congresso, no momento em que decisões vitais estão sendo discutidas e votadas pelo Legislativo, como a reforma da Previdência.

  • O saneamento básico no Brasil
    O saneamento básico no Brasil
    Duração: 44min | 19/05/2019

    Com dificuldades de ser aprovada no Congresso, a Medida provisória que faz mudanças no marco legal do setor corre o risco de caducar. Para falar sobre isso e debater o que é possível fazer para avançar, Renata Lo Prete recebe Sílvio Coelho, assessor técnico responsável pelo relatório da MP, Edison Carlos, presidente do Instituto Trata Brasil, e Leo Heller, pesquisador da Fiocruz e relator especial da ONU para os Direitos Humanos, a Água e o Saneamento.

  • Os impasses históricos que atrapalham a reforma da Previdência
    Os impasses históricos que atrapalham a reforma da Previdência
    Duração: 45min | 13/05/2019

    O GloboNews Painel analisa o processo de discussão e votação da reforma da Previdência a partir da dificuldade histórica do Brasil em promover reformas. O programa pontua questões políticas, econômicas, sociais e culturais que geram obstáculos para elas, como a fragmentação partidária no Congresso e a resistência dos setores privilegiados.

  • Brasil, o país do desemprego
    Brasil, o país do desemprego
    Duração: 46min | 05/05/2019

    Renata Lo Prete recebe o sociólogo Ruy Braga e os economistas Fernando Veloso e Cosmo Donato para discutir a resistência do desemprego brasileiro em patamar elevado e o futuro do trabalho.

  • As disputas internas do governo Bolsonaro
    As disputas internas do governo Bolsonaro
    Duração: 46min | 29/04/2019

    O Painel analisa como as brigas e disputas internas no início do governo de Jair Bolsonaro impactam politicamente o país. Até que ponto elas atrasam ou tiram o foco da reforma da Previdência e outras questões vitais para a retomada do crescimento econômico?

  • O STF na berlinda
    O STF na berlinda
    Duração: 47min | 21/04/2019

    O programa analisa o controverso inquérito aberto pelo Supremo Tribunal Federal para investigar o que supostas 'fake news' e ataques aos ministros da Corte. O programa aborda também a censura imposta a um veículo que publicou reportagem ligando o presidente do tribunal, Dias Toffoli, ao esquema de corrupção da Odebrecht. Reneta Lo Prete discute a situação do STF com o professor de direito constitucional da FGV Oscar Vilhena, o advogado criminal e mestre em direito processual penal Daniel Bialski e a advogada Taís Gasparian, especializada em imprensa, mídias e internet.

  • Uma distopia chamada Rio de Janeiro
    Uma distopia chamada Rio de Janeiro
    Duração: 45min | 15/04/2019

    O GloboNews Painel discute como o Rio de Janeiro virou a distopia atual. Uma cidade em que se dispara 80 tiros contra um cidadão, que tem asfalto que explode, ciclovia que voa pelos ares, enxurradas que matam e comunidades dominadas pelo tráfico de drogas ou grupos milicianos. Como o Rio chegou a esta situação? E como ela diz respeito ao momento vivido pelo Brasil?

  • Os desafios da educação e do MEC
    Os desafios da educação e do MEC
    Duração: 47min | 07/04/2019

    Em meio à crise política do MEC, os baixos indicadores da educação no país continuam a desafiar o governo federal, estados e municípios. Entre eles estão a necessidade de melhorar o volume de recursos e a divisão entre os vários níveis de ensino e o desempenho dos alunos do primeiro grau.

  • Uma perspectiva histórica da Lava-jato
    Uma perspectiva histórica da Lava-jato
    Duração: 46min | 31/03/2019

    Renata Lo Prete conversa com os delegados federais Jorge Pontes e Marcio Anselmo, que estão lançando o livro 'Crime.gov', que faz um retrospecto dos cinco anos da operação. Eles vão relembrar o início da investigação, seus desdobramentos, os sucessos e as controvérsias. O criminalista Pierpaolo Bottini completa a mesa desse 'Globo News Painel'.

  • Dos EUA ao Chile: as viagens de Jair Bolsonaro
    Dos EUA ao Chile: as viagens de Jair Bolsonaro
    Duração: 45min | 24/03/2019

    Renata Lo Prete recebe o ex-embaixador do Brasil em Washington e subsecretário-geral da ONU Rubens Ricupero, o professor da Escola de Relações Internacionais da FGV Matias Spektor e Christopher Garman, diretor-executivo da consultoria internacional Eurásia. Eles discutem os ganhos políticos dos primeiros compromissos diplomáticos do novo governo.

  • Um ano sem Marielle
    Um ano sem Marielle
    Duração: 46min | 17/03/2019

    Sem solução, as investigações evoluíram ao prender dois suspeitos essa semana. Agora, resta saber se elas têm fundamento para condenar e responder quem mandou matar a vereadora em março de 2018. Renata Lo Prete recebe o delegado Giniton Lages, a promotora Simone Sibilio e Renata Neder, da Anistia Internacional, para analisar o caso.

Informações: