Política

Política

Sinopse

Comentários de Arnaldo Jabor, Fernando Gabeira, Kennedy Alencar, Lourival Sant'Anna, Merval Pereira, Renata Lo Prete e Wálter Maierovitch, além dos quadros Época em Destaque e da Rádio Sucupira

Quem ouviu esse, ouviu também:


Episódios

  • A cidade do Rio de Janeiro está abandonada
    'A cidade do Rio de Janeiro está abandonada'
    Duração: 07min | 12/12/2019

    Guilherme Amado comenta o cenário da disputa eleitoral de 2020 e avalia a má fase vivida pelo prefeito do Rio Marcelo Crivella, que tem índices de aprovação bastante baixos. 'O Rio de Janeiro está numa situação muito delicada. A cidade está abandonada. Você percebe nas ruas, lendo jornais, que ele não consegue consertar nenhum lado'. O jornalista ainda destaca a situação da saúde na cidade. Mesmo ponderando que resultados negativos no setor não sejam 'privilégio' da capital fluminense, Guilherme Amado destaca que a 'gestão é ruim'.

  • Brexit é pior para o Reino Unido no momento em que China e EUA são gigantes globais
    'Brexit é pior para o Reino Unido no momento em que China e EUA são gigantes globais'
    Duração: 12min | 12/12/2019

    Kennedy Alencar avalia que a União Europeia também perde certo peso com a eventual separação. O comentarista também fala sobre o processo de impeachment contra Donald Trump.

  • Medida Provisória vai legalizar invasão de terra ilegal
    'Medida Provisória vai legalizar invasão de terra ilegal'
    Duração: 13min | 12/12/2019

    Sergio Abranches comenta as mudanças propostas pelo governo, via MP, para regularização fundiária. Dois pontos são bastante controversos, como o que autoriza a autodeclaração de posse. 'Essa MP vai legalizar invasão de terra ilegal, dando anistia a quem invadiu terra pública. Ampliação de data de anista para dezembro de 2018 coloca mais uma década de bandidagem dentro dos casos a serem anistiados'.

  • Bolsonaro quer copiar Trump, que vive brigando com a ONU
    'Bolsonaro quer copiar Trump, que vive brigando com a ONU'
    Duração: 08min | 12/12/2019

    Merval Pereira destaca a política externa do atual governo, especialmente em relação a qualquer agência que tem qualquer tipo de vinculação com a ONU. Merval fala ainda sobre a abertura de espaço para um diálogo maior com essas agências por parte de outros entes políticos, como Rodrigo Maia.

  • Governos estadual e federal não tem um plano para contrastar o crime organizado do Rio
    'Governos estadual e federal não tem um plano para contrastar o crime organizado do Rio'
    Duração: 09min | 12/12/2019

    Wálter Maierovitch fala do poder paralelo que se formou no vazio deixado pela segurança pública. Maierovitch comenta reportagem do jornal O Globo que mostra que os paramilitares estão fazendo ligações clandestinas de luz e cobram taxas de moradores. Moradores de territórios dominados pagam sem protestar. Resistir significa muito mais do que ficar sem energia, significa ficar sujeito a pena de morte ou despejo do próprio imóvel.

  • Exclusão de prisão após 2ª instância do pacote anticrime não é derrota do governo
    Exclusão de prisão após 2ª instância do pacote anticrime 'não é derrota' do governo
    Duração: 11min | 12/12/2019

    Gerson Camarotti fala sobre a aprovação do pacote anticrime no Senado e avalia que é preciso ter um pragmatismo em relação ao Congresso Nacional. Em sua avaliação, o tema da prisão após segunda instância já está em análise na Câmara e no Senado e é importante que ele seja tratado separado, "para que haja um holofote maior no Congresso". Para o comentarista, Moro teve capacidade de entender que se ele insistisse em temas como excludente de ilicitude, o texto voltaria para Câmara e correria o risco de não ser aprovado.

  • Bolsonaro termina o ano com uma péssima imagem internacional
    'Bolsonaro termina o ano com uma péssima imagem internacional'
    Duração: 12min | 11/12/2019

    Kennedy Alencar comenta a eleição da ativista adolescente Greta Thunberg como a personalidade do ano pela revista Time. 'Foi uma coincidência infeliz para o presidente Jair Bolsonaro, que hoje voltou a atacá-la chamando-a de pirralha. Ela ganha protagonismo por uma causa boa, e ele, pela imagem de alguém que não preza o meio ambiente'. O comentarista diz que Bolsonaro, seus filhos e apoiadores estão caindo da borda da Terra, 'estão no terraplanismo ambiental'.

  • A senadora Simone Tebet passou dos limites
    'A senadora Simone Tebet passou dos limites'
    Duração: 07min | 11/12/2019

    Comentarista critica a forma com que a presidente da CCJ do Senado está agindo para apressar a votação da prisão em segunda instância. 'A senadora Simone Tebet está a atrapalhar ao invés de ajudar. Ela joga para a torcida e flerta com o populismo'. Ele explica: 'Hoje, a CCJ do Senado aprovou o projeto que muda o Código de Processo Penal. Assim, a mesa do Senado poderá levar o projeto já diretamente para a Câmara. Todo mundo sabe que a grande maioria dos cidadãos brasileiros é favorável à mudança para pôr fim à impunidade'. No entanto, ele bem ressalva, existe sempre uma medida para as coisas, ou seja, certos limites para elas.

  • EUA tratam a América Latina como seu quintal, diz presidente da Huawei
    'EUA tratam a América Latina como seu quintal', diz presidente da Huawei
    Duração: 12min | 11/12/2019

    Essa foi a primeira entrevista de Ren Zhengfei à imprensa latino-americana. Maria Cristina Fernandes está na China e deu detalhes do encontro com o principal pivô da maior guerra comercial do planeta. Ren Zhengfe disse que o objetivo é ajudar a América Latina a sair desta armadilha e manter a soberania de seus países. A Huawei é a líder de patente 5G. O CEO mostrou não temer a guerra comercial com os EUA.

  • Aumentaram as possibilidades de investigação sobre o verdadeiro dono do sítio de Atibaia
    'Aumentaram as possibilidades de investigação sobre o verdadeiro dono do sítio de Atibaia'
    Duração: 06min | 11/12/2019

    Merval Pereira fala sobre o caso do sítio de Atibaia. Ele diz que as novas investigações da operação Mapa da Mina confirmam os indícios de que o sítio era mesmo de Lula, mas que foi comprado por dois laranjas que receberam muitos favores. 'Dois anos e meio se passaram e as investigações do sítio de Atibaia continuaram'.

  • Qual é a realidade do quadro econômico da Prefeitura do Rio?
    'Qual é a realidade do quadro econômico da Prefeitura do Rio?'
    Duração: 14min | 11/12/2019

    Berenice Seara analisa a situação do caixa da Prefeitura do Rio e as mudanças de postura de funcionários da saúde, que estão com salários atrasados, e do prefeito Marcelo Crivella. 'A coisa está tão grave que o prefeito chega a pedir piedade ao Tribunal Superior do Trabalho e ajuda ao governo federal'. O prefeito está oferecendo como garantia a arrecadação do IPTU, que entra em fevereiro. Ela explica que, normalmente, esse recurso serve para financiar muita coisa no ano. 'É cobrir um santo descobrindo outro'. Segundo Berenice o questionamento é 'qual é o tamanho desse buraco?'

  • Senado está dando um xeque-mate na Câmara dos Deputados
    'Senado está dando um xeque-mate na Câmara dos Deputados'
    Duração: 16min | 11/12/2019

    Gerson Camarotti comenta a votação na CCJ do Senado em relação à prisão após condenação em segunda instância. Ele avalia que o movimento feito pelo Senado é importante porque coloca uma pressão permanente na Câmara, que tenta aprovar uma emenda à Constituição, de tramitação mais lenta. Camarotti afirma que a ideia de Davi Alcolumbre é segurar a votação no plenário até março. Em relação ao pacote anticrime, expectativa é que texto seja votado hoje.

  • Bolsonaro dá sinal de trégua com Fernández, mas escorrega com Greta
    Bolsonaro dá sinal de trégua com Fernández, mas escorrega com Greta
    Duração: 08min | 10/12/2019

    No discurso da posse, novo presidente Argentino disse que a relação entre os países vai além de problemas pessoais, e o presidente brasileiro, por sua vez, evitou fazer novas críticas. Por outro lado, Bolsonaro mostrou infantilidade chamando ativista ambiental de 'pirralha'.

  • Eleitorado de centro só vai para os extremos quando a polarização permanece até o final
    'Eleitorado de centro só vai para os extremos quando a polarização permanece até o final'
    Duração: 04min | 10/12/2019

    Merval Pereira analisa o cenário político para as eleições. ‘As pesquisas indicam que a polarização entre Bolsonaro e o PT continua sendo o ponto principal da disputa política no Brasil, como em 2018’. Segundo Merval, o grande problema é encontrar um espaço para o centro político que possa desfazer essa polarização.

  • A gente está em um processo de retrocesso em todos os planos
    'A gente está em um processo de retrocesso em todos os planos'
    Duração: 07min | 10/12/2019

    Sérgio Abranches fala sobre uma das muitas consequências do processo ambiental no país, que passa pelo aumento da fragilidade das populações indígenas, que acaba resultando em assassinados como os registrados no final de semana na terra indígena Cana Brava Guajajara, no Maranhão. Segundo Abranches, a omissão deliberada do governo federal e abandono das políticas de comando e controle podem provocar uma chacina de indígenas na Amazônia. 'O envio da Força Nacional decidido pelo ministro Sérgio Moro foi tardio'.

  • Pragmatismo de Bolsonaro sobre posse na Argentina não é por acaso
    Pragmatismo de Bolsonaro sobre posse na Argentina 'não é por acaso'
    Duração: 06min | 10/12/2019

    Gerson Camarotti comenta o fato do presidente ter decidido enviar o vice, Hamilton Mourão, para a posse de Alberto Fernandéz, que acontece nesta terça-feira na Argentina. De acordo com o comentarista, a pressão comercial e diplomática acabou pesando e Bolsonaro mudou de ideia.

  • Está claro que Bolsonaro não governa para todos os brasileiros
    'Está claro que Bolsonaro não governa para todos os brasileiros'
    Duração: 10min | 09/12/2019

    Pesquisa Datafolha mostra que a aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro parou de cair entre o eleitorado mais fiel a ele. 'A estratégia do presidente de criar conflitos está se mostrando eficaz para manter cerca de um terço da população ao lado dele. Isso pode ser suficiente como estratégia eleitoral para 2022. A tática de destruição institucional dá resultados para evitar uma queda maior de popularidade', avalia Kennedy Alencar.

  • Datafolha identifica Moro com combate à corrupção
    Datafolha identifica Moro com combate à corrupção
    Duração: 04min | 09/12/2019

    Merval Pereira comenta pesquisa Datafolha, que registra aprovação de 53% da 'gestão' do ministro da Justiça Sergio Moro. A aprovação chega a ser bem maior que a do próprio presidente da república Jair Bolsonaro. 'A população identifica Moro como ministro atuante e eficaz no combate ao crime organizado e à corrupção. Já o governo é identificado como um governo que atrapalha este combate. Isso em função dos últimos acontecimentos envolvendo, por exemplo, o filho do presidente, Flavio Bolsonaro'.

  • Projeto anticrime e a votação de crédito suplementar são as vedetes dos próximos dias no Congresso
    'Projeto anticrime e a votação de crédito suplementar são as vedetes dos próximos dias no Congresso'
    Duração: 08min | 09/12/2019

    Natuza Nery diz que 'essa é a semana do ou vai ou racha no Congresso'. A semana terá sido ganha se o governo conseguir aprovar a PLN 48. Ela citou ainda a provável conclusão do projeto anticrime e a novela da segunda instância. Sobre a posse do presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, o Brasil não terá nenhum representante do alto escalão. Natuza destaca que é um fato inédito e mostra que a relação entre os dois países vai mal. Mas, ela acredita que em algum momento a bandeira branca será estendida.

  • Questão ideológica pesou na decisão de Bolsonaro sobre posse de Alberto Fernández
    'Questão ideológica' pesou na decisão de Bolsonaro sobre posse de Alberto Fernández
    Duração: 15min | 09/12/2019

    O presidente desistiu de mandar o ministro da Cidadania Osmar Terra para a cerimônia na Argentina. O Brasil será representado pelo embaixador em Buenos Aires, Sérgio Danese. De acordo com Gerson Camarotti, o fato de terem nomes como Evo Morales e Raúl Castro entre os convidados gerou "incômodo ideológico" em Bolsonaro. Essa é a primeira vez que o Brasil não manda um representante para a posse de um presidente na Argentina.

  • Morte de jovens em Paraisópolis compromete discurso de endurecimento na segurança
    Morte de jovens em Paraisópolis compromete discurso de endurecimento na segurança
    Duração: 21min | 07/12/2019

    O professor Carlos Melo afirmou que a tragédia foi terrível para a cidadania. Ele acredita que as políticas públicas de segurança precisam ser dirigidas por quem tenha comedimento.

  • Inconstância de Doria traduz uma desorientação que não é só dele, mas do próprio partido
    'Inconstância de Doria traduz uma desorientação que não é só dele, mas do próprio partido'
    Duração: 07min | 06/12/2019

    Maria Cristina Fernandes volta a falar sobre a reação do governador de São Paulo, João Doria, depois da ação policial em Paraisópolis. Antes, ele parecia não ter dúvida alguma. Ontem, ele resolveu voltar atrás e disse que 'é inaceitável que a melhor polícia do Brasil utilize de violência ou de força desproporcional, sobretudo, quando não há nenhuma reação de agressão'.

  • Tirar dinheiro da educação e do saneamento para campanha eleitoral é um absurdo
    'Tirar dinheiro da educação e do saneamento para campanha eleitoral é um absurdo'
    Duração: 07min | 06/12/2019

    Merval Pereira fala sobre o fundo eleitoral. Segundo Merval, fortalecer a democracia é dar escola e saúde ao cidadão. 'O país não tem condições de financiar campanha eleitoral. Falta dinheiro para quase tudo'.

  • Base formada... à base de canetada
    Base formada... à base de canetada
    Duração: 11min | 06/12/2019

    Há um tempo, as CPIs eram levadas adiante com mais facilidade no Rio. Berenice Seara explica o 'fenômeno' no atual governo do prefeito Marcello Crivella, em que investigações não avançaram. ‘Ele conseguiu formar sua base usando a caneta. Tem secretaria na mão de vereadores e prefeitura também começou a fazer as obras famosas nas áreas dos vereadores’. Berenice comenta, ainda, a ‘penca’ de projetos polêmicos já famosos no final de ano.

  • Deu a louca no decoro: Sucupira e Brasília pegam fogo com calunismo e bate-boca
    Deu a louca no decoro: Sucupira e Brasília pegam fogo com 'calunismo' e bate-boca
    Duração: 03min | 06/12/2019

    A Rádio Sucupira está no ar. E nesta sexta, vem com o protagonismo da deputada Joice Hasselmann e de dona Dó, uma das três irmãs Cajazeiras de Sucupira. Em comum, ambas estão carregadas de indignação. O motivo? De um lado, o 'calunismo', do outro, um tal 'gabinete do ódio'. O barraco está montado, em Sucupira e em Brasília. Lá e cá sobraram xingamentos e impropérios. Joice, quem diria, chegou a chamar colega de parlamento de... burra. O decoro? Ninguém sabe, ninguém viu. Deve estar pra lá de Sucupira.

  • Semana foi marcada por pacote anticrime e mortes em Paraisópolis
    Semana foi marcada por pacote anticrime e mortes em Paraisópolis
    Duração: 08min | 06/12/2019

    Andreia Sadi fala sobre o pacote anticrime, aprovado na Câmara dos Deputados. O texto agora segue para o Senado e um grupo de senadores está pressionando para votá-lo ainda esse ano porque, em 2020, tem eleição e será um ano muito curto para aprovar medidas polêmicas e trabalhosas. Sobre as mortes em Paraisópolis, o ministro da Justiça Sérgio Moro deu uma declaração chamando de “grave erro operacional”, o que surpreendeu o governador João Doria.

  • Estrago feito por vazamento de óleo foi enorme e governo não pode minimizar
    Estrago feito por vazamento de óleo 'foi enorme' e 'governo não pode minimizar'
    Duração: 17min | 06/12/2019

    Gerson Camarotti alerta para dimensão do desastre ambiental no litoral brasileiro e afirma que é importantíssimo que o governo encontre o culpado, "até mesmo para o mundo", para que um episódio dessa magnitude não ocorra novamente. "Não é fácil, mas é preciso empenho permanente", defende.

  • Moro mostra viés autoritário e força a barra ao dizer que a Câmara poderia ter feito mais
    Moro mostra viés autoritário e força a barra ao dizer que a Câmara poderia ter feito mais
    Duração: 10min | 05/12/2019

    Pacote anticrime aprovado tem muito mais a cara de Alexandre de Moraes do que de Sergio Moro. 'E mesmo o aprovado é ruim', avalia Kennedy Alencar. 'O projeto não atua nas causas, mas propõe saídas - que, ao meu ver, são piores - para as consequências.'

  • A proposta do governo regulariza a bandidagem
    'A proposta do governo regulariza a bandidagem'
    Duração: 12min | 05/12/2019

    Ministro do Meio Ambiente disse que a Alemanha já teria concordado com a nova proposta para financiar ações de conservação da Amazônia. Sergio Abranches comenta: 'O que ele quer fazer com o Fundo Amazônia, que é regularizar a questão fundiária, é muito difícil que tenha apoio da Alemanha e, principalmente, da Noruega, principal financiador do fundo. Isso porque a proposta do governo regulariza a bandidagem, regulariza grileiro'.

  • Precisava dobrar o valor do fundo eleitoral?
    Precisava dobrar o valor do fundo eleitoral?
    Duração: 09min | 05/12/2019

    Maria Cristina Fernandes comenta a decisão da Comissão Mista de Orçamento, que aprovou fundo eleitoral de quase R$ 4 bilhões para as eleições de 2020. 'A gente sabe que não é fácil, que a democracia custa caro e que as campanhas municipais são mais caras. Mas precisava dobrar o valor gasto em relação a 2018?' Ela destaca que parte dos recursos vai sair de dividendos das estatais e outra parte, de saúde, educação e saneamento, por exemplo.

Informações: